Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide se aproxima da Terra nesta segunda-feira (21); saiba como ver ao vivo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Fevereiro de 2022 às 10h49

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

O asteroide 1999 VF22, considerado potencialmente perigoso, faz sua maior aproximação da Terra em um século nesta segunda-feira (21). Quando estiver no ponto mais próximo do nosso planeta, a rocha espacial ficará a cerca de 5,4 milhões de quilômetros, distância equivalente a cerca de 14 vezes a da Terra e a Lua. A passagem do objeto será segura, e você poderá acompanhá-la online.

Descoberto em 1999 através do levantamento Catalina Sky Survey, o asteroide 1999 VF2 tem diâmetro de aproximadamente 310 metros e orbita o Sol a cada um ano e meio. Os membros do projeto Virtual Telescope capturaram uma foto do asteroide no dia 11 de fevereiro, através do telescópio Elena. Confira:

Continua após a publicidade

A imagem foi produzida em uma única exposição de 300 segundos, em que o telescópio acompanhou o movimento aparente do asteroide. No momento do registro, o 1999 VF22 estava a cerca de 23 milhões de quilômetros da Terra, se aproximando lentamente do nosso planeta. Astrônomos planejam utilizar as instalações da Goldstone Radar Antenna, na Califórnia, para conduzir observações da rocha até o dia 24.

O 1999 VF22 está viajando à velocidade de 25,1 km/s em relação à Terra. Apesar de passar a uma distância segura de nós, o asteroide é considerado  como potencialmente perigoso justamente por sua órbita trazê-lo para perto do nosso planeta — tanto que, em 23 de fevereiro de 2150, ele retornará para passar um pouquinho mais perto de nós.

Como assistir à aproximação do asteroide ao vivo

Você pode acompanhar a passagem do asteroide com o Virtual Telescope. Os membros da equipe do projeto vão realizar uma transmissão online e ao vivo de observações em Roma, na Itália, onde é a sede do projeto.

Continua após a publicidade

A transmissão começa às 21h no horário de Brasília e pode ser acompanhada no site do projeto ou no vídeo abaixo.

Fonte: Virtual Telescope; Via: Space.com, EarthSky