Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide fica mais perto da Terra do que a Lua nesta semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Março de 2023 às 15h59

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

O asteroide 2023 EY vai passar pertinho da Terra em breve, sem oferecer riscos para nós. Na sexta-feira (17), às 8h35 no horário de Brasília, a rocha espacial ficará a cerca de 239 mil quilômetros do nosso planeta, o equivalente a 62% da distância média entre a Terra e a Lua.

Ele foi descoberto no dia 13 de março por meio do levantamento ATLAS, um sistema de alerta antecipado de asteroides formado por dois telescópios no Havaí, um no Chile e outro na África do Sul. Juntos, eles escaneiam o céu algumas vezes por noite, em busca de objetos em movimento.

Continua após a publicidade

Foi assim que o asteroide 2023 EY foi detectado. As estimativas iniciais apontam que o asteroide tem entre 13 e 29 metros de diâmetro; portanto, ele parece ter tamanho parecido com o do meteoro de Chelyabinsk, que explodiu sobre a Rússia em 2013.

Os asteroides são rochas que restaram da formação do Sistema Solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos. No caso do 2023 EY, ele é um asteroide da classe Apollo, ou seja, tem órbita mais ampla que a da Terra ao redor do Sol, e sua trajetória cruza com a do nosso planeta.

Ele faz parte de uma lista da NASA que apresenta asteroides em monitoramento. Ali, estão as rochas espaciais que vão ficar relativamente próximas da Terra, ou seja, aquelas que estarão a menos de 7,5 milhões de quilômetros do nosso planeta (distância equivalente a 19,5 vezes aquela à Lua).

Como observar o asteroide 2023 EY

Continua após a publicidade

Você poderá acompanhar a passagem do asteroide por meio do projeto Virtual Telescope, que vai exibir imagens ao vivo da rocha espacial 12 horas antes do sobrevoo.

A transmissão começa na quinta-feira (16), às 21h (horário de Brasília), e será exibida no site do projeto e no canal do YouTube.

Fonte: Via: Virtual Telescope