Asteroide do tamanho de carro passa pela Terra nesta quinta (11)
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Um asteroide descoberto na terça-feira (9) vai passar perto de nós nesta quinta (11). Chamada 2024 GJ2, a rocha espacial vai ficar a apenas 12.320 quilômetros do nosso planeta durante a aproximação máxima. A distância é equivalente a 3% daquela entre a Terra e a Lua.
- Conheça asteroides que já estiveram em direção à Terra e causaram medo
- O que a NASA faria se um asteroide fosse se chocar com a Terra?
Em comunicado, a Agência Espacial Europeia (ESA) informou que o asteroide vai chegar à proximidade máxima da Terra às 15h28, no horário de Brasília, se movendo a 14,4 km/s. A passagem do objeto não vai oferecer riscos para nós.
Ainda vai levar algumas décadas para o 2024 GJ2 nos visitar outra vez. Segundo a ESA, o próximo sobrevoo do objeto vai acontecer em 2093, quando o asteroide vai ficar a 205.947 km de nós. A distância equivale a mais ou menos metade daquela entre a Terra e a Lua.
O nome deste asteroide é provisório, e indica o ano da sua descoberta. Já as letras representam a ordem em que rochas espaciais foram identificadas no ano em questão — asteroides descobertos entre 1 e 15 de janeiro, por exemplo, recebem os nomes AA, AB, AC e assim por diante, dependendo da data da identificação.
A ESA, NASA e outras agências espaciais monitoram o tempo todo os asteroides no Sistema Solar. Os que mais recebem atenção são aqueles considerados “objetos próximos da Terra”, categoria que inclui os objetos com pelo menos 140 m de diâmetro. O tamanho é suficiente para causarem grande devastação, caso se choquem com nosso planeta.
A boa notícia é que os astrônomos conseguem prever as órbitas dos asteroides conhecidos em até 100 anos no futuro. Assim, não há nenhum objeto com mais de 140 m a caminho de colidir com a Terra no próximo século.