Publicidade

As fases da Lua podem influenciar ataques de tubarão? Talvez sim. Entenda!

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Xandra_Iryna/Pixabay
Xandra_Iryna/Pixabay

Tubarões parecem atacar mais banhistas durante as fases mais cheias da Lua. Ao menos é o que indica um novo estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores da Louisiana State University e University of Florida, que analisaram os registros globais de ataques de tubarões durante um período de 55 anos. Contudo, anda não se sabe ao certo a causa da relação entre as fases lunares e os ataques.

Ao analisar os dados de ataques registrados de 1960 a 2015, os autores identificaram uma correlação clara entre os eventos e a fase da Lua. “Não é questão de haver mais luz de noite para os tubarões enxergarem, já que a maior parte dos ataques acontece de dia”, observou Steve Midway, coautor do estudo. “Contudo, a Lua pode exercer outras forças bem mais sutis na Terra e nos oceanos, como o efeito gravitacional que observamos nas marés”, disse.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os autores notaram que os períodos de maior iluminação lunar são, em média, acompanhados por mais ataques, e quando há menor iluminação, há também menos registros dos eventos. Embora a equipe considere que ainda faltam dados para demonstrar que a luz refletida pela Lua é, de fato, um fator decisivo para os ataques, eles acreditam que a abundância dos dados sugere que “há algo que vale a pena continuar analisando”. Além disso, este fenômeno não é observado somente nos tubarões.

Segundo os autores, análises de espécies específicas mostraram um menor número de ocorrências durante fases lunares significativas. “Isso foi surpreendente, porque os efeitos da Lua em outros animais marinhos são frequentemente relatados como típicos da espécie e, por isso, não ficaríamos surpresos por ver diferentes padrões de efeitos em diferentes espécies de tubarão”, explicaram.

Possíveis relações entre ataques de tubarões e as fases da Lua

A equipe acredita ser possível que diferentes efeitos locais estejam trazendo variabilidade a qualquer efeito geral da espécie. “A relação que relatamos aqui pode não ser causal e, por isso, não estamos necessariamente recomendando que haja qualquer benefício imediato de gestão de risco nas nossas descobertas”, alertou a equipe.

Por exemplo, os surfistas são os mais afetados por ataques dos tubarões, e as melhores condições para o esporte costumam ocorrer justamente perto da Lua cheia.

Por isso, existe a possibilidade de que as atividades humanas realizadas perto desta fase estejam causando mais ataques. “Embora esta não seja uma evidência firme de ataques de tubarão ocorrendo, preferencialmente, durante a Lua cheia, estes resultados são o primeiro levantamento global para relatar evidências de ataques de tubarão correlacionados à fase lunar, e exigem maiores investigações”, escreveram os autores.

Eles ressaltam que as fases da Lua provavelmente não vão servir como fortes fatores de previsão que, sozinhos, consigam antecipar o risco de ataques em determinada área. Por isso, mais estudos são necessários para esclarecer melhor possíveis mecanismos envolvidos — até porque Midway considera que qualquer possibilidade de reduzir interações perigosas como estas é algo que vale a pena observar com mais cuidado.

Continua após a publicidade

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Frontiers in Marine Science.

Fonte: Frontiers in Marine Science; Via: LSU, Forbes, Science Alert