Publicidade

Artemis I | Nave Orion pousa no oceano e conclui missão lunar com louvor

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Dezembro de 2022 às 11h55

Link copiado!

NASA
NASA

A espaçonave Orion da missão Artemis I retornou à Terra neste domingo (11), descendo pela atmosfera com a ajuda de paraquedas e caindo no Oceano Pacífico às 14h40 (horário de Brasília). A data coincidiu com o dia em que os astronautas da missão Apollo 17 pousaram na Lua, há 50 anos.

Após completar sua missão de orbitar a Lua por cerca de uma semana, a Orion realizou sua primeira manobra para voltar à Terra no dia 5 de dezembro, quanto estava apenas a 128 km da superfície lunar.

Com a amerissagem (nome para o pouso de uma nave no mar) bem-sucedida, a NASA demonstrou a capacidade do sistema de lançamentos Space Launch System (SLS) em enviar espaçonaves ao nosso satélite natural — mas não sem alguns pequenos imprevistos. Em um desses imprevistos, houve uma anomalia nas leituras dos rastreadores estelares da nave, que servem para orientá-la, mais ou menos como um mapa usando o posicionamento das estrelas como referência. Mas foi possível contornar o problema sem danos à missão.

Continua após a publicidade

A chegada da Orion à Lua aconteceu no dia 25 de novembro, quando entrou na chamada órbita retrógrada distante (DRO). Trata-se de um caminho altamente elíptico, cuja máxima distância foi de 64.000 km. Devido a esse trajeto da DRO, a nave bateu o recorde de maior distância percorrida por uma espaçonave projetada para transportar seres humanos. Dois dias depois, ela atingiu sua distância máxima do nosso planeta: 432.210 km.

Lançada no dia 16 de novembro, a Artemis I viajou no foguete mais poderoso do mundo a partir da plataforma 39B, no Kennedy Space Center. A Orion levou como tripulação apenas um manequim e bonecos dos personagens Snoopy e Shaun, o Carneiro. Os objetos serviram como indicadores de gravidade zero.

Continua após a publicidade

Caso não encontre problemas nos dados da missão, que serão analisados em breve, a NASA deve começar os preparativos para a Artemis II, com o primeiro voo tripulado do programa. Esta segunda missão Artemis levará astronautas à órbita lunar, com previsão de lançamento para 2024.

Fonte: NASA