Publicidade

App da Virgin Galactic deixa você explorar o interior de sua nave turística

Por| 29 de Julho de 2020 às 16h45

Link copiado!

Virgin Galatic
Virgin Galatic

Após revelar ao mundo detalhes do interior da nave que utilizará para levar turistas ao espaço, a Virgin Galactic lançou um aplicativo de realidade aumentada que oferece a qualquer pessoa um gostinho de estar na nave VSS Unity. O app para Android e iOS conta ainda parte da história da nave, mostra fotos reais do veículo e oferece outras experiências interativas.

O aplicativo é uma versão de bolso do evento de apresentação da VSS Unity, que contou que óculos de realidade virtual para os poucos presentes terem uma experiência imersiva de como seria estar dentro do veículo. Já com o celular, quem tiver um aparelho compatível poderá ter uma prévia da experiência que será vivida por turistas, alguns dos quais já pagaram 250 mil dólares (cerca de R$ 1,3 milhão) para um voo suborbital de 90 minutos que ainda não tem uma data específica para acontecer.

Baixar o app da Virgin Galactic: Android | iOS

Continua após a publicidade

O aplicativo é listado como compatível com o iPhone 6s, iPad 5 ou superiores. No Android, o único requisito citado é ter o sistema em versão 7 ou superior no celular ou tablet. Importante: o app não estava disponível em português até a data de publicação do texto (e provavelmente nem ganhará uma versão em nosso idioma). Abaixo, saiba como usar o novo aplicativo da Virgin Galactic e explorar a nave VSS Unity o máximo que for possível!

Passo a passo

O menu principal do app oferece cinco opções: Space Dreamer, Technologist, Thrill Seeker, The Reflector e Total Astronaut. Cada um deles mostra uma etapa diferente do voo vendido pela Virgin Galactic, começando com o saguão de embarque.

Continua após a publicidade

A seção Space Dreamer abre com um vídeo apresentando o fundador da empresa, Richard Branson, contando o sonho de visitar o espaço e como a ideia ainda parecia absurda há apenas alguns anos. Em seguida, o app oferece a chance de ver a nave VSS Unity ao lado de dois SUVs e algumas pessoas, dando ideia do tamanho do veículo que levará os turistas à órbita da Terra.

Ao tocar no botão “View in AR”, o sistema pede uma autorização para acesso às mídias no dispositivo e à câmera. Depois, o aplicativo pede para detectar uma superfície plana, oferecendo a opção de ver a nave, a tripulação e os carros sobre um objeto na sua casa. Basta tocar em uma parte da superfície para abrir a visualização.

Continua após a publicidade

Enquanto o botão de câmera permite captar fotos da nave no seu ambiente, os botões “+” apresentam mais detalhes do processo de treinamento para o voo, o traje espacial usado durante o passeio, a nave, o “espaçoporto” e o processo de embarque, com direito a edição especial (espacial?) do Land Rover Range Rover.

The Technologist

A segunda seção apresenta o assento da VSS Unity e conta como o equipamento foi projetado para resistir à Força G durante o voo e a reentrada. Ao tocar no botão “View in AR”, o processo de detecção de superfície se repete, mas o aplicativo sugere usar o chão do ambiente para ver o assento em tamanho real.

Continua após a publicidade

Para saber mais sobre o processo de design, basta tocar nos botões “+”.

Thrill Seeker

Três, dois, um... o momento em que os foguetes são acionados — no caso da VSS Unity. em pleno ar, após se soltar do avião White Knight — marcam o começo da jornada. A categoria mostra em detalhes o momento em que a nave acelera rumo órbita terrestre.

Continua após a publicidade

Na experiência em RA, é possível ver três fases diferentes d voo: a aceleração — quando a nave se solta do avião e aciona o motor —, o ambiente espacial — com direito à flutuação com o teto da VSS Unity virada para a Terra — e a reentrada na atmosfera do planeta.

The Reflector

A quarta área explica o que os turistas espaciais experimentarão no auge do passeio, que proporcionará a experiência de ver a Terra de cima por uma das muitas janelas da nave.

Continua após a publicidade

A realidade aumentada traz uma das 17 janelas para a sua casa. Os textos explicam o cuidado com a iluminação interna e como até os cintos de segurança foram pensados para facilitar a experiência de microgravidade.

Outra animação explica como o revestimento suave das janelas foi pensado para o turista agarrar e usar de apoio durante o ponto alto do voo. E claro, com a nave "de cabeça para baixo", é possível ver a Terra por uma nova perspectiva.

Continua após a publicidade

Um detalhe que não foi esquecido pela Virgin Galactic nessa empreitada é que os turistas certamente desejarão guardar o máximo de memórias da viagem. Para isso, cada janela conta com uma câmera para registrar todos os momentos, com direito a selfies usando a Terra de fundo.

Total Astronaut

A última seção apresenta melhor o interior da VSS Unity a partir do corredor entre os assentos. Na experiência em realidade aumentada, o aplicativo simula o local dentro da sua casa, com direito a uma vista privilegiada do nosso planeta.

Continua após a publicidade

O aplicativo termina, claro, convidando o usuário a reservar um assento nos próximos voos da VSS Unity — mas não informa se os primeiros sortudos terão descontos especiais. A empresa pede um "sinal" de mil dólares para garantir a reserva, sem revelar o preço que os novos ingressos custarão.

Abaixo, você confere todas as telas do aplicativo: