Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após adiamentos, SpaceX lança novos 51 satélites Starlink

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Março de 2023 às 18h17

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

Nesta sexta-feira (3), a SpaceX lançou mais 51 satélites Starlink à órbita terrestre. Após alguns adiamentos no lançamento da missão devido a condições desfavoráveis, o foguete Falcon 9 deixou a plataforma da base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 15h38 no horário de Brasília, levando o novo conjunto de satélites ao espaço.

Cerca de oito minutos e 45 segundos depois do início da missão, o primeiro estágio do foguete retornou e pousou na embarcação Of Course I Still Love You, já posicionada no oceano Pacífico. Enquanto isso, o estágio superior seguiu viagem à órbita baixa da Terra.

Continua após a publicidade

Os satélites foram liberados cerca de 15,5 minutos após o lançamento. Agora, o propulsor usado na missão já chega à marca de 12 lançamentos e pousos — entre seus voos anteriores, estavam as missões Crew-1 e Crew-2, lançadas à Estação Espacial Internacional (ISS).

Este novo lançamento aconteceu em uma semana agitada para a SpaceX: na segunda-feira (27), a empresa lançou os 21 primeiros satélites da chamada “V2 mini”, uma versão da nova geração de satélites com mais recursos que aqueles já lançados.

Além disso, houve também o lançamento da missão Crew-6 nesta quinta-feira (2), que levou quatro astronautas para a ISS. Eles chegaram ao laboratório orbital durante a madrugada de sexta-feira (3).

Continua após a publicidade

Os novos satélites se juntam aos mais de 4 mil já lançados até o momento. E não pense que a expansão da megaconstelação de satélites da SpaceX vai parar por aí: a empresa tem autorização para lançar 12 mil deles, e já fez uma solicitação para lançar outros 30 mil.

Abaixo, você confere a reprise do lançamento:

Fonte: Via: Space.com