Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança quase 20 toneladas de satélites Starlink ao espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Janeiro de 2023 às 12h24

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Na manhã desta quinta-feira (26), a SpaceX lançou um foguete Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, levando a carga útil mais pesada já transportada por um foguete desta série. O veículo lançou 56 satélites Starlink que, juntos, pesavam 19,4 toneladas.

Após um atraso de dez minutos, o foguete deixou a plataforma às 6h32, no horário de Brasília. O primeiro estágio se separou cerca de dois minutos e meio após o lançamento e retornou controladamente, pousando na embarcação “Just Read the Instructions”, no litoral da Flórida.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, as duas partes da carenagem do estágio superior foram descartadas pouco após a separação deste, e desceram ao oceano Atlântico; uma estava em seu quinto voo, e a outra, no sexto. Segundo os funcionários da SpaceX que participavam da transmissão do lançamento, a empresa planeja recuperá-las para novas missões.

Cerca de 55 minutos após o lançamento, a SpaceX confirmou que os satélites foram liberados com sucesso à órbita. No momento, a SpaceX já lançou mais de 3.400 satélites Starlink, e o número continuará a crescer, já que a empresa tem autorização para lançar 12 mil unidades — e já solicitou permissão para levar ao espaço até 30 mil deles.

O propulsor do foguete Falcon 9 usado na missão completou seu nono voo, e já havia lançado missões tripuladas à Estação Espacial Internacional. O lançamento de hoje foi o sexto realizado pela SpaceX neste ano, sendo ainda o 205º na contagem do total de lançamentos.

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento: