Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apesar dos atrasos, Índia segue com planos para seu 1º voo espacial tripulado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Junho de 2021 às 11h20

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

Desde o início da exploração espacial, apenas alguns países foram capazes de enviar humanos ao espaço — como os Estados Unidos, Rússia, China, por exemplo. Mas, apesar dos atrasos no calendário provocados pela pandemia de COVID-19, a Índia está mais próxima de se tornar mais um país a realizar esta façanha. Segundo a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, sigla em inglês), o país se prepara para lançar seu primeiro voo espacial tripulado em 2023, através do programa Gaganyaan.

Até hoje, apenas dois astronautas indianos foram ao espaço, mas a bordo de um veículo espacial russo Soyuz e de um ônibus espacial, dos EUA. Mas o programa Gaganyaan segue com os preparativos para seu primeiro lançamento tripulado e totalmente independente. Ao longo de um ano, quatro astronautas foram selecionados pela ISRO para um treinamento na Rússia de familiarização com as antigas capsulas Soyuz, além de simulações de voo em centrífugas e câmaras de pressão.

Continua após a publicidade

Agora, em retorna à Índia, os quatro selecionados começarão a treinar na própria cápsula do programa indiano, a Gaganyaan (derivado do sânscrito, significa "veículo celeste"). E para garantir a saúde deles, a ISRO estabeleceu, em abril deste ano, um acordo de cooperação com a França, a qual possui um grande conhecimento e experiência em medicina espacial. "É lógico que os profissionais médicos indianos de voo treinem e aprendam com os franceses", disse Mukund Kadursrinivas Rao, chefe-executivo do Centre for Spatial Analytics and Advanced GIS, em Bangalore, Índia.

A agência espacial indiana também espera que essas parcerias internacionais colaborem com o desenvolvimento das tecnologias necessárias para enviar humanos ao espaço a longo prazo. A ISRO já fez alguns testes com os sistemas de aborto de misão e de reentrada da cápsula Gaganyaan. Vale destacar que a Índia acaba de voltar com suas atividades após uma segunda onda de COVID-19 no país, sendo que parte dos recursos da agência foram destinados para ajudar o sistema de saúde, como no fornecimento de oxigênio líquido e de equipamentos médicos.

Até então, o primeiro teste de lançamento sem tripulantes aconteceria em dezembro deste ano, mas foi adiado para final de 2021, e o segundo teste ficou para 2022. Já o terceiro lançamento, quando a missão indiana levará seus primeiros astronautas ao espaço, passa a ser planejado para 2023. Até lá, a ISRO pretende lançar um par de satélites retransmissores de dados para garantir a comunicação contínua quando seus tripulantes estiverem em órbita, já que suas estações terrestres estão concentradas no Oceano Índico e no Sudeste Asiático.

Continua após a publicidade

Além do programa Gaganyaan, a ISRO também precisou adiar os planos de outro projeto, a missão lunar Chandrayaan-3, inicialmente planejada para enviar um rover à Lua no final de 2021. Agora, a data é alterada para o próximo ano, 2022. É importante destacar que, em setembro de 2019, a Índia precisou lidar com o fracasso de sua primeira tentativa de pouso na Lua, com a falha do módulo lunar Vikram.

Fonte: Space.com