Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anéis de Saturno vão sumir em 2025? Não é bem assim

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Novembro de 2023 às 18h14

Link copiado!

NASA, Space Science Institute, Mindaugas Macijauskas
NASA, Space Science Institute, Mindaugas Macijauskas

Talvez você tenha ouvido falar que os anéis de Saturno vão desaparecer em 2025. Pode ficar tranquilo, pois os anéis icônicos do gigante gasoso vão continuar por lá — mas, devido à inclinação do planeta, vão ficar temporariamente invisíveis em nossa perspectiva.

Pode parecer estranho que algo do tipo aconteça, afinal, os anéis de Saturno são enormes: eles ocupam uma área grande o suficiente para comportar 30 planetas Terra e se estendem por até 140 mil quilômetros. Embora sejam longos, eles são extremamente finos.

Com isso em mente, lembre-se que, embora Saturno e a Terra não tenham muito em comum, ambos os mundos orbitam o Sol inclinados sobre seus próprios eixos. A inclinação da Terra nos proporciona as diferentes estações do ano, e algo semelhante acontece em Saturno.

Continua após a publicidade

Só que os efeitos da inclinação no planeta não param por aí. Saturno se move ao redor do Sol com inclinação de 26,7º, o que faz com que nossa visão dos seus anéis mude ao longo do tempo. Por isso, em intervalos de 13 a 15 anos, os anéis ficam de frente em nossa perspectiva.

Para que os anéis sejam visíveis, a luz do Sol precisa incidir sobre eles e ser refletida de volta para nossos olhos ou telescópios. Mas, conforme a inclinação de Saturno varia, o ângulo com que a luz incide sobre os anéis fica cada vez menor.

Em 2025, a borda dos anéis vai estar alinhada com a nossa linha de visão, refletindo pouca luz e tornando-os praticamente invisíveis. Em 2032, o planeta vai ficar inclinado a 27º em relação à nós, revelando seus anéis outra vez.

Fonte: CBS News