Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon contrata três empresas espaciais para lançar satélites do Projeto Kuiper

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Abril de 2022 às 13h26

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

A Amazon fechou 83 lançamentos com três empresas espaciais para lançar a sua constelação de internet via satélite, o Projeto Kuiper. As unidades serão enviadas ao espaço em foguetes ainda em desenvolvimento da Arianespace, United Launch Alliance (ULA) e da própria Blue Origin, do fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Todos os 83 lançamentos estão previstos para acontecer em um prazo de cinco anos, de modo a permitir que o Projeto Kuiper estabeleça sua constelação de satélites na baixa órbita da Terra. Ao todo, o projeto almeja 3.236 unidades para formar a rede de internet.

Continua após a publicidade

Para alcançar a meta, o Porjeto Kuiper necessita de muitas opções de lançadores disponíveis. A Amazon, no entanto, não divulgou detalhes sobre o custo total dos novos contratos, mas James Watkins, representante do projeto, afirmou que o acordo “é a maior aquisição comercial de veículos lançadores da história”.

O Projeto Kuiper, ao estabelecer a rede de satélites em órbita, fornecerá internet de banda larga para qualquer parte do mundo. Os clientes devem adquirir uma antena que procura pelas unidades em órbita. Os satélites, então, retransmitem sinais de estações terrestres de e para essas antenas.

A dinâmica do projeto é bem semelhante à constelação Starlink, da SpaceX, cujo propósito é oferecer internet a partir da baixa órbita. No entanto, enquanto o Projeto Kuiper ainda se prepara para lançar os dois primeiros protótipos, a Starlink já tem mais de 2 mil unidades em órbita e 250 mil assinantes em todo o mundo.

Contratos firmados

Continua após a publicidade

O acordo envolve três foguetes ainda em desenvolvimento, são eles: o Ariane 6, da Arianespace; o Vulcan, da ULA e o New Glenn, da Blue Origin. O Projeto Kuiper fechou 38 lançamentos com a ULA, 18 com a Arianespace e, por enquanto 12 com a Blue Origin — mas esse número pode subir para 15.

Nenhum desses foguetes decolou até agora e diversos contratempos atrasaram bastante suas respectivas estreias. Arianespace e ULA esperam realizar seus primeiros lançamentos no final desse ano, mas a Blue Origin espera lançar o New Glenn somente em 2023.

O Projeto Kuiper não forneceu detalhes sobre quantos satélites serão enviados em cada um desses foguetes. No entanto, ainda é preciso lançar os dois protótipos esse ano com o foguete RS1, atualmente em desenvolvimento pela startup ABL Space Systems para definir os últimos detalhes de design.

Continua após a publicidade

A Amazon não pode demorar mais. A Comissão Federal de Comunicações (FFC, na sigla em inglês) dos EUA concedeu à empresa a licença para a constelação, mas com alguns requisitos. Por exemplo, até julho de 2026, metade da rede deve estar em órbita e completa até três anos após essa marca.

Fonte: Via The Verge, SpaceNews