46P | Chuva de meteoros inédita pode vir de cometa próximo da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Dezembro de 2023 às 16h09

Prokhor Minin/Unsplash

O cometa 46P/Wirtanen pode causar uma nova chuva de meteoros nesta terça-feira (12). Segundo uma equipe de cientistas liderada por Jeremie Vaubaillon, astrônomo do Observatório de Paris, a possível nova chuva viria da direção da estrela Lambda-Sculptoris na constelação Sculptor, o Escultor.

Este cometa orbita o Sol a cada 5,4 anos e é ativo, ou seja, libera mais água do que o esperado para seu núcleo, que mede 1,4 km de diâmetro e é considerado pequeno. A característica intrigou os pesquisadores, que analisaram em um novo estudo o porquê de a Terra não ter nenhuma chuva de meteoros causada pelo 46P.

Com diferentes modelos, eles calcularam a liberação de material do cometa e o comportamento das partículas. Segundo eles, os resultados mostraram que tal chuva é possível e que talvez acontecesse durante a manhã desta terça-feira, sendo visível na Austrália, Nova Zelândia e Oceania.

Curiosamente, os resultados mostraram que os meteoroides do cometa já deveriam ter entrado em contato com a atmosfera da Terra no passado, mas isso não aconteceu. “Isso provavelmente se deve à velocidade de ejeção pouco usual necessária para trazer grandes partículas à Terra”, explicaram.

De acordo com a equipe, “as observações [da chuva] vão ser desafiadoras devido à baixa velocidade de entrada e ao tamanho relativamente pequeno dos meteoroides”. Por enquanto, a ocorrência da chuva de meteoros do cometa 46P/Wirtanen não foi confirmada.

"Até o momento, não temos nenhum dado visual para confirmar ou inferir a atividade da nova chuva de meteoros associada ao 46P", explica Karl Antier, da Organização Internacional de Meteoros (IMO), ao Canaltech. "Vamos informar se qualquer coisa provar que [a chuva] foi ativa (ou não)", acrescenta.

O que são chuvas de meteoros?

As chuvas de meteoros são fenômenos que acontecem quando a Terra atravessa nuvens de detritos, que são deixados por cometas conforme eles se aproximam do Sol. Conforme nosso planeta orbita o astro, estes fragmentos entram na atmosfera terrestre.

Eles se movem pela atmosfera a até 260 mil km/h, sendo queimados devido ao atrito com os gases e emitindo luz. Às vezes, os meteoros maiores podem explodir como bólidos.

As chuvas de meteoros recebem nomes de acordo com a direção de onde parecem vir. Por isso, a nova chuva pode acabar conhecida como Lambda-Sculptoris.

Fonte: arXiv; Via: Space.com