Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1º foguete produzido com impressão 3D pode ser lançado em março

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Fevereiro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Relativity Space/Trevor Mahlmann
Relativity Space/Trevor Mahlmann

Nesta quarta-feira (22), a Relativity Space revelou, em uma publicação no Twitter, que tentará realizar a primeira tentativa de lançamento do foguete Terran 1 no dia 8 de março, após a Administração Federal de Aviação conceder a licença para o lançamento. O foguete foi produzido principalmente por meio da impressão 3D e, originalmente, seria lançado até o fim de 2021.

Com a licença em mãos, a empresa planeja lançar a missão “Good Luck, Have Fun” (“boa sorte, divirta-se”, em tradução livre) durante a tarde na Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. De acordo com um representante da Relativity, o primeiro estágio do foguete não vai passar pelo teste de ignição estática.

Continua após a publicidade

Durante este procedimento, os motores do veículo são acionados enquanto ele segue no solo. O representante afirmou a repórteres que os testes anteriores reduziram significativamente os riscos, e que eles têm os dados e informações necessárias. Assim, para reduzir o desgaste no veículo, a empresa preferiu aceitar a chance alta de abortar o lançamento do primeiro voo do foguete.

O lançamento será um teste de voo do Terran 1, foguete com 33 metros de altura projetado para levar até 1.250 kg de cargas úteis à órbita baixa da Terra — mas, nesta primeira missão, ele não terá carga de nenhum cliente a bordo. Segundo a empresa, 85% do foguete foi produzido por meio da impressão 3D, mas a expectativa é que este número chegue a 95%.

O Terran 1 foi projetado para atender o mercado de pequenos satélites, mas representa também um passo para o futuro foguete Terran R, que a empresa está desenvolvendo. Este será um veículo lançador maior e totalmente reutilizável, que já tem contratos fechados para o lançamento da segunda geração de satélites da OneWeb.

Fonte: SpaceNews