Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1ª caminhada espacial realizada em parceria internacional é concluída na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Setembro de 2021 às 11h15

Link copiado!

Thomas Pesquet/ESA
Thomas Pesquet/ESA

Por volta das 16h09 deste domingo (12), os astronautas Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA) e Akihiko Hoshide, da agência espacial japonesa (JAXA), concluíram a primeira caminhada espacial realizada pela parceria entre duas agências internacionais. Após quase sete horas de trabalho, Pesquet e Hoshide fixaram o suporte para a instalação do terceiro novo painel solar da Estação Espacial Internacional (ISS).

Os dois astronautas se dedicaram a montar e instalar um suporte de preparação para a futura instalação do terceiro painel solar, que deve começar no próximo ano. Atualmente, a ISS tem oito painéis, dentre os quais seis estão passando por ampliações. O objetivo é garantir um suprimento de energia suficiente para as demonstrações de tecnologia de exploração da NASA para o Programa Artemis.

Continua após a publicidade

Além de instalar o suporte, os astronautas substituíram um dispositivo responsável por medir o potencial de cagra elétrica das matrizes e superfícies associadas em sua vizinhança, chamado unidade de medição de ponto flutuante, em um treliça separada.

Para Akihiko Hoshide, esta foi a quarta caminhada espacial e, para Thomas Pesquet, a sexta — e a 12ª só neste ano. Hoshide já acumula um total de 28 horas e 17 minutos de caminhada no espaço, enquanto Pesquet cerca 39 horas e 54 minutos. Ao todo, os tripulantes da ISS passaram um total de 64 dias, 5 horas e 54 minutos trabalhando ao lado de fora da estação, em 244 caminhadas espaciais realizadas em apoio à montagem e manutenção.

Em 2020, a ISS completou 20 anos de trabalhos e pesquisas contínuas desenvolvidas na órbita da Terra, além de realizar demonstrações tecnológicas que preparam o caminho para as missões próximas missões tripuladas, como o retorno à Lua. Nessas mais de duas décadas, 244 pessoas de 19 países passaram pelo laboratório orbital — cerca 3.000 investigações já conduzidas.

Abaixo, você confere a transmissão completa da caminhada espacial em questão:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA