Publicidade

Cosmonautas concluem 1ª caminhada espacial para instalação do módulo Nauka

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Setembro de 2021 às 10h16

Link copiado!

NASA
NASA

Por volta das 19h35 (horário de Brasília) do último dia 3 de agosto, os cosmosnautas Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, da agência espacial russa (Roscosmos), completaram sua caminhada espacial, que durou quase 8 horas. Esta foi a primeira de uma série de 11 spacewalks que têm como objetivo preparar o novo módulo russo Nauka, que chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) no fim de julho.

O principal objetivo desta primeira caminhada era conectar os cabos de força entre os módulos Nauka e o Zarya, de modo a permitir o compartilhamento da eletricidade entre eles — o que Novitskiy e Dubrov executaram com sucesso. Além disso, os cosmonautas também instalaram parcialmente um novo corrimão.

Continua após a publicidade

Nas próximas caminhadas, serão instalados dois corrimãos adicionais para garantir que os caminhantes espaciais manobrem para e ao redor do módulo Nauka com maior facilidade. Ainda, será realizada a finalização da conexão de internet do módulo russo, que, hoje, é parcialmente roteada.

Os dois cosmonautas já têm a segunda caminhada marcada para a próxima quinta-feira (9), quando darão continuidade ao trabalho. A NASA transmitirá toda a cobertura da missão em seus canais oficiais, a partir da 11h30 (horário de Brasília). A caminhada, em si, começará por volta do meio dia, com duração de até cinco horas.

Continua após a publicidade

Esta foi a décima caminhada espacial realizada neste ano — totalizando 242 — em apoio manutenções e atualizações da ISS. Ao todo, os astronautas já passaram cerca de 63 dias trabalhando ao lado de fora da estação. Para os cosmonautas Novitskiy e Dubrov, foi a segunda caminhada e agora eles acumulam mais de 15 hora de caminhada no espaço.

A ISS completou no fim do ano passado mais de 20 anos de presença humana contínua na órbita da Terra. Nesses anos, foram realizadas pesquisas exclusivas e demonstrações tecnológicas voltadas para as futuras missões tripuladas que levarão os humanos à Lua ou Marte — além de contribuir para a melhora da vida terrestre. Até hoje, 244 pessoas de 19 nações tiveram a chance de visitar o laboratório orbital onde mais de 3 mil investigações de 108 países foram hospedadas.

Fonte: NASA