Cosmonautas concluem 1ª caminhada espacial para instalação do módulo Nauka

Cosmonautas concluem 1ª caminhada espacial para instalação do módulo Nauka

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 06 de Setembro de 2021 às 10h16
NASA

Por volta das 19h35 (horário de Brasília) do último dia 3 de agosto, os cosmosnautas Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, da agência espacial russa (Roscosmos), completaram sua caminhada espacial, que durou quase 8 horas. Esta foi a primeira de uma série de 11 spacewalks que têm como objetivo preparar o novo módulo russo Nauka, que chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) no fim de julho.

O principal objetivo desta primeira caminhada era conectar os cabos de força entre os módulos Nauka e o Zarya, de modo a permitir o compartilhamento da eletricidade entre eles — o que Novitskiy e Dubrov executaram com sucesso. Além disso, os cosmonautas também instalaram parcialmente um novo corrimão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nas próximas caminhadas, serão instalados dois corrimãos adicionais para garantir que os caminhantes espaciais manobrem para e ao redor do módulo Nauka com maior facilidade. Ainda, será realizada a finalização da conexão de internet do módulo russo, que, hoje, é parcialmente roteada.

Os dois cosmonautas já têm a segunda caminhada marcada para a próxima quinta-feira (9), quando darão continuidade ao trabalho. A NASA transmitirá toda a cobertura da missão em seus canais oficiais, a partir da 11h30 (horário de Brasília). A caminhada, em si, começará por volta do meio dia, com duração de até cinco horas.

Móudulo russo Nauka (Imagem: Reprodução/NASA TV)

Esta foi a décima caminhada espacial realizada neste ano — totalizando 242 — em apoio manutenções e atualizações da ISS. Ao todo, os astronautas já passaram cerca de 63 dias trabalhando ao lado de fora da estação. Para os cosmonautas Novitskiy e Dubrov, foi a segunda caminhada e agora eles acumulam mais de 15 hora de caminhada no espaço.

A ISS completou no fim do ano passado mais de 20 anos de presença humana contínua na órbita da Terra. Nesses anos, foram realizadas pesquisas exclusivas e demonstrações tecnológicas voltadas para as futuras missões tripuladas que levarão os humanos à Lua ou Marte — além de contribuir para a melhora da vida terrestre. Até hoje, 244 pessoas de 19 nações tiveram a chance de visitar o laboratório orbital onde mais de 3 mil investigações de 108 países foram hospedadas.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.