Publicidade

Veja o "Cometa do Diabo" e galáxia Andrômeda em live

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Comet Chasers/Students do St Mary's Primary School Bridgend
Comet Chasers/Students do St Mary's Primary School Bridgend

O cometa 12P/Pons Brooks (ou apenas 12P) está viajando pelo espaço e vem rendendo fotos incríveis. Outra forma de admirar o objeto é acompanhando a transmissão do projeto Virtual Telescope, que vai mostrá-lo ao vivo nesta terça-feira (12).

No momento, o 12P está seguindo rumo ao Sistema Solar interno, e pode ser visto na mesma área do céu onde está a Galáxia de Andrômeda. Portanto, vai acontecer uma conjunção, fenômeno que ocorre quando objetos parecem estar pertinho um do outro no céu.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A galáxia de Andrômeda até pode ser vista a olho nu, contanto que as condições estejam adequadas. No entanto, para ver o cometa na conjunção, é necessário ter um bom par de binóculos ou algum telescópio em mãos.

Caso você não tenha estes instrumentos, outra alternativa é acompanhar a live do Virtual Telescope a partir das 15h30, no horário de Brasília. “Vamos mostrar o cometa 12P a você em tempo real”, descreveram os membros do projeto.  

Para conferir a live, é só acessar o site do Virtual Telescope no horário indicado. Você também pode acompanhar as imagens no canal do projeto no YouTube.

O Cometa do Diabo

O cometa 12P mede 17 km e leva cerca de 71 anos para circular o Sol. Ele é um cometa criovulcânico, ou seja, sofre erupções de criomagma (uma mistura de gelo e gás) quando o Sol abre rachaduras em seu núcleo. Estas erupções expandem o coma (a nuvem de gás e poeira ao redor do núcleo do cometa) do 12P, deixando-o mais brilhante.

No ano passado, o cometa sofreu sua primeira erupção em quase 70 anos, e outras aconteceram posteriormente. Algo inusitado foi observado durante suas primeiras erupções: em uma delas, seu coma se expandiu parecendo estar dividido no meio devido a uma fenda no núcleo.

Para alguns, o ocorrido deixou o cometa parecido com a nave Millenium Falcon, da franquia Star Wars; para outros, o coma ficou parecido com chifres, que lhe proporcionaram o apelido “Cometa do Diabo”.