Publicidade

10 vezes em que a Rainha Elizabeth II foi representada em filmes e séries

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Imagem Filmes, Pathé, Associated Film, Diamond Films
Imagem Filmes, Pathé, Associated Film, Diamond Films

A morte da Rainha Elizabeth II destacou não só a importância da mais longeva monarca da história da Inglaterra, mas também o peso cultural que ela tinha em todo o mundo. Popular dentro e fora do Reino Unido, ela se tornou um símbolo tão conhecido do grande público quanto personagem da cultura pop. Não por acaso, a rainha também deu a cara em muitos filmes e séries ao longo dessas sete décadas de reinado.

E não apenas em produções biográficas. A Rainha Elizabeth II apareceu em diversas produções dos mais diferentes gêneros, inclusive em comédias e animações. É claro que a gente lembra só das mais marcantes e daquelas que ajudaram a recriar todo o imaginário em torno da Família Real, mas ela própria já foi alvo de piadas nos cinemas na mesma medida em que também foi reverenciada.

Pensando nisso, o Canaltech listou 10 vezes em que a Rainha Elizabeth II foi representada em filmes e séries.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Churchill: Detonando a História

Muito antes de Tarantino reinventar a história da Segunda Guerra Mundial com Bastardos Inglórios, o filme Churchill: Detonando a História já fazia uma paródia com o maior conflito do século 20 e reescrevia os fatos para criar uma realidade bastante bizarra. Desnecessário dizer que, como muitas das comédias satíricas do início dos anos 2000, é uma daquelas produções trash que quase ninguém se lembra.

O longa mostra como seria a Segunda Guerra caso os americanos decidissem contá-la à moda de Hollywood. Assim, ao invés de termos um primeiro-ministro britânico Winston Churchill como um senhor de idade cheio de manias e estratagemas, ele vira um herói de ação desbocado musculoso vivido por Christian Slater. E, no meio disso tudo, temos uma ainda princesa Elizabeth vivida pela atriz Neve Campbell (Pânico) tendo que ir a campo lutar armada com metralhadoras e rifles. Uma visão bastante peculiar da monarca, é verdade.

Churchill: Detonando a História está disponível no YouTube.

9. Corra que a Polícia Vem Aí

Continua após a publicidade

Um clássico da comédia pastelão, Corra que a Polícia Vem Aí também tem a sua própria Rainha Elizabeth II. Afinal, ela é a peça central de uma enorme conspiração que pretende assassiná-la — e somente o atrapalhado policial Frank Drebin (Leslie Nielsen) pode impedir o atentado.

E o encontro do policial com a rainha é um dos momentos mais icônicos do longa, quando ela fica atordoado com as trombetas reais e confunde uma arma decorativa com um ataque de verdade, partindo para cima da monarca em cima da mesa em um momento que os tabloides britânicos logo eternizaram.

O primeiro Corra que a Polícia Vem Aí está disponível para locação na Microsoft Store, Amazon e Apple TV.

8. Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro

Continua após a publicidade

Embora James Bond nunca tenha ficado frente a frente com Sua Majestade, a versão satírica do agente já fez muito mais do que isso. Na verdade, o irreverente espião de Mike Meyers chegou a ser condecorado pela rainha em Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro.

Embora a aparição de Elizabeth II no longa seja bem curta, apenas para tornar o agente um cavaleiro real, há um detalhe interessante sobre essa aparição. No longa, a rainha é vivida pela atriz Jeannette Charles, que se tornou famosa no Reino Unido justamente por ser a “intérprete oficial” da monarca, visto a sua semelhança.

O Homem do Membro de Ouro é sua última aparição no cinema como Elizabeth II, papel que ela desempenhou por longos 36 anos desde que apareceu pela primeira vez em Queen Kong, em 1976.

Continua após a publicidade

Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro está disponível na HBO Max e para compra e locação na Microsoft Store, Google Play e Apple TV.

7. A Noite da Realeza

Deixando as comédias para trás, A Noite da Realeza transforma a história real em conto de fadas ao fazer da então princesa Elizabeth II (Sarah Gadon) em uma espécie de Cinderela. Afinal, o que há de mais clássico do que a jovem princesa que sai de seu castelo para passar uma noite disfarçada entre a população comum?

Continua após a publicidade

O longa de 2015 traz essa história ambientada em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e mostra como Elizabeth II e sua irmã Margaret deixando os aposentos reais para celebrar a vitória dos Aliados junto com o povo britânico — e vivendo um amor proibido.

A Noite da Realeza está disponível no Prime Video.

6. Minions: O Filme

Continua após a publicidade

A Rainha Elizabeth II também deu o ar de sua graça real no mundo das animações em Minions: O Filme. No primeiro filme solo das criaturinhas amarelas, elas planejam nada menos do que o roubo da coroa.

Apesar do plano vilanesco, obviamente os bichinhos não só falham em seu objetivo como ainda se tornam heróis britânicos e chegam a ser condecorados pela monarca.

Minions: O Filme está disponível no Glogoplay e para compra e locação no Google Play, Amazon e Apple TV.

5. Corgi: Top Dog

Continua após a publicidade

Ainda nos desenhos animados, Elizabeth também aparece na recente animação Corgi: Top Dog, focado em seus icônicos cães. A paixão da rainha por essa raça é mundialmente famosa e até demorou para que algum estúdio decidisse brincar com a ideia.

Assim, vemos a rainha perder um de seus amados cachorrinhos, Rex, que precisa enfrentar uma enorme jornada pelas perigosas ruas de Londres para voltar para sua casa real.

Corgi: Top Dog está disponível no Globoplay e para compra e locação no Google Play, Amazon e Apple TV.

Continua após a publicidade

4. O Discurso do Rei

O premiado O Discurso do Rei traz as representações de Elizabeth II para o campo das biografias, mas focando muito mais na figura de seu pai, o Rei George VI — e em sua gagueira.

Assim, enquanto a trama foca na relação do rei com o homem que vai ajudá-lo a falar como um verdadeiro monarca, vemos uma princesa Elizabeth ainda criança se acostumando ao mundo e à pressão da monarquia.

Continua após a publicidade

O Discurso do Rei está disponível na HBO Max e para compra e locação no Google Play e Apple TV.

3. A Rainha

O filme de 2006 estrelado por Helen Mirren foi um dos primeiros dessa nova leva de produções a transformar a história da Família Real em roteiro de cinema. E, em A Rainha, isso tudo é centrado no modo como a monarca e seus familiares devem se portar após a morte da Princesa Diana e os escândalos que envolvem o caso.

Continua após a publicidade

A grande questão do longa é justamente a queda de braço entre a privacidade exigida por Elizabeth II diante do luto e o próprio espetáculo que a sociedade espera do trágico ocorrido.

A Rainha está disponível no Starzplay.

2. Spencer

O filme de 2021 chamou muito a atenção por trazer uma Kristen Stewart transformada para viver uma Princesa Diana muito bem caracterizada. E o longa é uma jornada bastante introspectiva pela solidão que ela encarou em meio à Família Real, principalmente às vésperas do divórcio com o então Príncipe Charles.

E, no meio desse Casos de Família, temos ninguém menos do que a Rainha Elizabeth II vivida pela atriz Stella Gonet para nos lembrar que aquela simpática senhorinha também tinha um lado um tanto quanto complicado.

Spencer está disponível no Prime Video e para compra e locação no Google Play e Apple TV.

1. The Crown

Só que não há como falar do papel da Rainha Elizabeth II na cultura pop sem falar de The Crown. A série da Netflix é um enorme sucesso e foi uma das principais responsáveis por trazer de volta o interesse e até o glamour da Família Real para o imaginário popular e para muito além dos súditos britânicos.

E, neste caso, Elizabeth II é figura central da trama. A série acompanha todo seu reinado e passa por momentos-chaves da História, mostrando toda a pressão que a monarca teve que encarar por trás da aparente estabilidade da coroa — e sempre interpretada por grandes nomes, como Olivia Colman e Imelda Staunton.

The Crown está disponível na Netflix.