Stranger Things | Teoria sugere que Demogorgon é alguém que já conhecemos

Por Beatriz Vaccari | 17 de Agosto de 2020 às 09h19
Netflix
Tudo sobre

Netflix

Saiba tudo sobre Netflix

Ver mais

Enquanto a quarta temporada de Stranger Things não chega à Netflix, os fãs aproveitam o período de isolamento social para maratonar e reassistir os episódios já disponíveis na plataforma de streaming, além de discutir nas redes sociais sobre o que já aconteceu na série até agora. E claro que, no meio disso tudo, sempre surgem teorias interessantes para explicar um aspecto e outro da produção. A mais recente delas, publicada por um fã no Reddit, tenta explicar o que pode ser o Demogorgon, mas sim quem. E ele está se referindo a um personagem que o público já conhece e adora.

Aviso: essa matéria contém alguns spoilers das três temporadas de Stranger Things, então, se você ainda não terminou a série, prossiga por sua conta e risco.

De acordo com a teoria, o Demogorgon é, na verdade, uma versão distorcida do Will Byers mais novo que foi corrompido pelo Devorador de Mentes com o objetivo de ajudá-lo no plano de dominar o mundo. O pensamento parte de que Mundo Invertido não se limita a apenas uma realidade paralela, e sim um universo. Além disso, o autor da teoria no Reddit ainda sugere que esse universo não exista no mesmo período em que a série se passa, sendo Hawkins no futuro. "Eles próprios disseram que é um lugar fora do espaço-tempo regular [...] porque outro motivo haveria edifícios e outras estruturas lá? Quem os construiu?", questiona a publicação.

Basicamente, isso explicaria porque o Mundo Invertido parece já ter sido habitado, uma vez que esses edifícios e toda a infraestrutura não revelam um criador claro por trás e nem uma necessidade para a existência deles ali. Se esse universo for Hawkins no futuro, então o Demogorgon poderia ser potencialmente crescido e totalmente transformado, como sugere a teoria.

O pensamento ainda explica que o Devorador de Mentes (apresentado de uma forma mais clara na segunda temporada de Stranger Things) pretende terraformar o mundo, iniciando por Hawkins. Mas por que a insistência em perseguir o personagem de Noah Schnapp, Will Byers?

O Mundo Invertido na segunda temporada de Stranger Things (Imagem: Netflix)

É aí que está. Na primeira temporada, somos informados de que o Mundo Invertido é uma dimensão fora do espaço-tempo para a qual o governo abre um portal para testar suas experiências, utilizando Eleven (Millie Bobby Brown). Solto no mundo, o Demogorgon começa a matar e encontrar hospedeiros; eventualmente, o Devorador de Mentes é capaz de terraformar o mundo, esperando que o próximo portal seja aberto. Essa conexão que Will possui com Eleven é capaz de abrir novos portais e permitir que o plano do Devorador de Mentes seja realizado, seguindo esse ciclo.

O Demogorgon sabia exatamente onde encontrar Will na primeira temporada e, além disso, o monstro não o matou imediatamente; ele foi deixado vivo e teve a chance de escapar. Também existe o fato de ele ter sido a única vítima que não estava sangrando no momento em que foi atacado (como Barb, ao ter o dedo machucado pela latinha de cerveja, ou Nancy e Jonathan, que cortaram as mãos para atrai-lo). Na visão de alguns fãs, ele se machucou o suficiente caindo da bicicleta a ponto de sangrar, mas vale lembrar que o monstro já o estava perseguindo antes.

Há também outro argumento que sustenta essa teoria: o Demogorgon tem um campo de caça claro que está aparentemente centrado na casa dos Byers. Nenhum outro personagem da série relatou movimentos estranhos nas paredes de suas casas. Além disso, faria mais sentido se o monstro decidisse rondar a casa de Mike Wheeler, uma vez que Eleven ficou escondida por lá em boa parte da primeira temporada. A conexão da criatura com a casa de Will fortalece ainda mais esse pensamento, visto que ele se concentra nos locais em que o personagem está mais familiarizado.

2ª e 3ª temporadas

Quando Will está possuído pelo Devorador de Mentes na segunda temporada de Stranger Things, ele afirma especificamente que o monstro não quer matá-lo, mas a todos os outros. Isso abriu uma interrogação na cabeça do público: então a criatura precisa do garoto como um catalisador para assumir o controle de suas ações? Esse universo paralelo é capaz de exorcizar suas vítimas antes que ele possa se transformar totalmente em um Demogorgon - como afirma a teoria. Vale lembrar que vimos isso acontecer com Billy Hargrove (Dacre Montgomery) na terceira temporada, quando foi capturado pelo Devorador de Mentes.

Billy Hargrove foi a primeira vítima do Devorador de Mentes na terceira temporada de Stranger Things (Imagem: Netflix)

Quando infectado na segunda temporada, Will descreve suas visões como "memórias", porém não especificamente sendo dele. Além disso, ele pontua que parece que tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Essas "memórias" poderiam ser coletivas dele de outros universos onde a mesma coisa que ele descreve está acontecendo, do universo paralelo em que ele se tornou o Demogorgon. Isso explicaria por que tudo parece familiar para ele, mas ainda assim, distante.

O usuário do Reddit aponta que existem alguns furos na teoria, como por exemplo: se o Devorador de Mentes segue um ciclo infinito de controle desse multiverso, como, quando e onde ele poderia ter começado?

E você Canaltecher, o que acha dessa teoria?

O que vem por aí

A quarta temporada de Stranger Things já foi confirmada pela Netflix e, segundo a atriz Natalia Dyer (Nancy Wheeler), deve contar com mais episódios do que o usual. Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, as filmagens foram prorrogadas para setembro deste ano, o que deve afetar diretamente na data de lançamento dos novos episódios, tendo o lançamento somente em meados de 2021.

Criada pelos irmãos Duffer, Stranger Things conta com Winona Ryder, Millie Bobbie Brown, David Harbour, Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Priah Ferguson, Cary Elwes, Jake Busey e Maya Thurman-Hawke no elenco. As três primeiras temporadas estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Fonte: CBR e Reddit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.