Publicidade

Stranger Things Temporada 4 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Agosto de 2021 às 20h00

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

Mais alguém ansioso para a temporada 4 de Stranger Things? Um dos carros-chefe da Netflix e verdadeiro fenômeno mundial, a série de ficção científica adolescente teve sua produção afetada diretamente pela pandemia da COVID-19 e teve de atrasar tanto as filmagens quanto a data de estreia.

Planejada inicialmente para chegar ao público no Halloween de 2020, Stranger Things atrasou sete meses para começar a gravar, o que não ajudou a produção a cumprir o calendário de estreias. E apesar de já estar há dois anos sem novos episódios, a quarta temporada foi confirmada pela Netflix para chegar em 2022. O que exatamente os novos episódios vão abordar? O que os trailers revelam para a gente? É isso que o Canaltech vai avaliar neste guia para você que quer saber tudo sobre a temporada 4 de Stranger Things.

Continua após a publicidade

ATENÇÃO! Essa matéria pode incluir spoilers das três temporadas de Stranger Things. Se você ainda não está em dia com a série, leia por sua conta e risco.

Stranger Things Temporada 4: elenco

Como esperado, a série vai trazer de volta os principais atores e personagens para os novos episódios. A novidade que é válida destacar é o grupo de novos personagens que chegam para somar à trama da quarta temporada.

Em junho deste ano, a Netflix confirmou em um vídeo gravado pelos próprios Irmãos Duffer que uma veterana do streaming entrará para o elenco como membro recorrente: a atriz Amybeth McNulty, famosa por interpretar a protagonista da série Anne with an E. Ela interpretará Vickie, descrita como "uma nerd legal e falante que chamará a atenção de um de nossos amados heróis", dando a entender que um dos protagonistas provavelmente será o interesse amoroso da personagem.

Continua após a publicidade

Outro nome confirmado para a série é o de Myles Truitt (Queen Sugar), que interpretará Patrick, "um astro do basquete de Hawkins que tem amigos, talento e uma vida boa, até que eventos chocantes deixam sua vida fora de controle".

Regina Ting Chen (Queen of the South) e Grace Van Dien (The Village) também farão parte da trama da nova temporada. Ting Chen será a Sra. Kelly, "uma orientadora popular que se preocupa profundamente com seus alunos, especialmente aqueles que têm mais dificuldades", enquanto Van Dien dará vida à Chrissy, "a líder de torcida da Hawkins High e a garota mais popular da escola, que esconde um segredo sombrio por baixo da superfície".

Continua após a publicidade

Outros calouros do elenco incluem Robert Englund (A Hora do Pesadelo), que interpretará Victor Creel, um homem perturbado e intimidador que está preso em um hospital psiquiátrico; e Eduardo Franco (Booksmart), que fará o papel de Argyle, um entregador de pizza "viciado em diversão" e o novo melhor amigo de Jonathan.

O ator Jamie Campbell Bower, conhecido por ter dado vida à Jace no longa Os Instrumentos Mortais, será Peter Ballard, descrito como "um homem atencioso que trabalha como ordenança em um hospital psiquiátrico". Mason Dye (O Jardim dos Esquecidos) também entra para o elenco mais jovem da série, interpretando um "atleta bonito e rico que está namorando a garota mais popular da escola".

Em outubro, algumas fotos tiradas no set de gravações da série revelaram parte do elenco novo de Stranger Things. O grupo de novos rostos foi fotografado no mesmo local das primeiras imagens da nova temporada, que mostravam Joe Keery, Gaten Matarazzo, Sadie Sink e Maya Hawke do lado de fora do que parecia ser uma locadora de filmes. Ao que tudo indica, esse será o novo emprego de Steve Harrington após a destruição do Starcourt Mall na 3ª temporada.

Continua após a publicidade

As fotos também mostram novos membros do elenco, o primeiro que parece ser um adolescente punk rock entrando na locadora. Há também mais três personagens: uma garota que foi apontada como sendo o novo interesse amoroso de Steve em Stranger Things, um garoto e uma garota com cabelo e roupas bem temáticas dos anos 1980. O que chama atenção nessas imagens é que todas elas foram tiradas próximas ao novo local de trabalho de Steve, o que liga os novos personagens diretamente ao de Joe Keery. Apesar de ainda não termos tantas informações sobre a 4ª temporada de Stranger Things, isso sugere, no mínimo, que esses novos cidadãos de Hawkins irão fornecer uma espécie de relacionamento com o adolescente.

Na página oficial da série no IMDb, a seguinte lista aparece relatando os nomes presentes na quarta temporada do show:

  • Winona Ryder como Joyce Byers
  • David Harbour como Jim Hopper
  • Finn Wolfhard como Mike Wheeler
  • Millie Bobby Brown como Eleven
  • Gaten Matarazzo como Dustin Henderson
  • Caleb McLaughlin como Lucas Sinclair
  • Natalia Dyer como Nancy Wheeler
  • Charlie Heaton como Jonathan Byers
  • Joe Keery como Steve Harrington
  • Cara Buono como Karen Wheeler
  • Noah Schnapp como Will Byers
  • Sadie Sink como Max Mayfield
  • Priah Ferguson como Erica Sinclair
  • Joe Chrest como Ted Wheeler
  • Maya Hawke como Robin Buckley
  • Brett Gelman como Murray Bauman
  • Sherman Augustus como Lt. Colonel Sullivan
  • Jamie Campbell Bower como Peter Ballard
  • Regina Ting Chen como Ms. Kelly
  • Nikola Djuricko como Yuri
  • Eduardo Franco como Argyle
  • Amybeth McNulty como Vickie
  • Joseph Quinn como Eddie Munson
  • Myles Truitt como Patrick
  • Grace Van Dien como Chrissy
Continua após a publicidade

Stranger Things Temporada 4: enredo

O passado e presente de Hopper

Stranger Things mantém muito bem seus detalhes de produção sob sigilo. No entanto, o que não falta no fandom da série são as famigeradas teorias. O que se sabe de concreto, no entanto, é que Hopper está vivo e numa prisão na Rússia, conforme teaser liberado em janeiro de 2020 pela Netflix. Porém, ao que tudo indica, o personagem de David Harbour está prestes a ganhar muito mais espaço do que antes.

Continua após a publicidade

Durante um painel na Comic Con Liverpool, o ator disse aos fãs que a próxima temporada revelará "segredos do passado" do Xerife. "Na segunda temporada, Eleven vai para o porão da cabana e há cinco caixas, uma das quais contém coisas do Laboratório Hawkins, uma diz 'Pai', outra 'Vietnã', a outra diz 'Nova York'... então, há três coisas que estabelecemos nesta cena e se eles não renderem, isso significa que [os irmãos Duffer] são escritores ruins", brincou o ator. "Eu sei especificamente que na quarta temporada vamos dar a vocês uma grande revelação sobre a história do passado de Hopper".

"Nem tudo é uma boa notícia para o nosso 'americano': ele está preso longe de casa, no deserto nevado de Kamchatka, onde enfrentará perigos tanto humanos quanto outros", confirmaram os irmãos Duffer em um editorial do Rotten Tomatoes, referindo-se a Hopper. "Enquanto isso, de volta aos Estados Unidos, um novo horror está começando a surgir, algo há muito enterrado, algo que conecta tudo. A quarta temporada está se preparando para ser a maior e mais assustadora até agora, e não podemos esperar que todos vejam logo".

O ano exato em que acontece a 4ª temporada

O que se sabe também sobre a nova temporada também é o período em que ela se passa. Em outubro, novas fotos do set foram reveladas pelo JustJared, confirmando que os próximos episódios serão ambientados em 1986. Joe Keery, Gaten Matarazzo, Sadie Sink e Maya Hawke foram vistos gravando uma cena em uma locadora de vídeo em Atlanta, Geórgia.

Continua após a publicidade

Cartazes na loja anunciam os filmes O Homem do Sapato Vermelho, com Tom Hanks; e O Garoto do Futuro, com Michael J. Fox, ambos lançados em VHS em 1986. Steve Harrington é mostrado vestindo um colete verde com uma etiqueta com o nome, o que gerou certas especulações de que o personagem tem um novo emprego na locadora. Além disso, ele foi fotografado com uma garota misteriosa, que pode indicar um interesse romântico para a quarta temporada.

Mais "épico e cinematográfico"

Em uma entrevista ao Slash Film para promover seu mais novo filme, Free Guy, Shawn Levy deu uma breve atualização sobre a temporada 4 de Stranger Things. Ao ser questionado sobre os futuros acontecimentos serem "maiores" e "mais maduros", o cineasta confirmou ambas palavras e adicionou: "É uma narrativa épica. Ainda está enraizada nos personagens, mas o escopo é mais épico e cinematográfico do que jamais tentamos antes".

Continua após a publicidade

Joe Keery, que interpreta Steve Harrington na trama, deu uma entrevista à revista estrangeira Total Film sobre a atmosfera dos novos episódios. "É incrível, e os irmãos Duffer realmente fizeram isso de novo", disse o ator. “Eu acho que esta temporada (e eu sei que digo isso em todas elas) definitivamente vai ser muito mais assustadora do que nos anos anteriores, e o ano passado já foi muito obscuro".

Título do primeiro episódio revelado

Um relatório exclusivo do jornal The Independent revelou o título do primeiro episódio da temporada 4 de Stranger Things: "Capítulo Um: The Hellfire Club". Além disso, de acordo com o portal, os episódios um e dois também são classificados como "Capítulos" com os títulos "Tick Tock Mr. Clock" e "You Snooze You Lose".

Continua após a publicidade

Os títulos fazem conexão com o material divulgado pela Netflix até agora. Parece que os protagonistas podem estar voltando a jogar Dungeons and Dragons, já que algumas das filmagens divulgadas nas contas oficiais nas redes sociais mostram dados rolando e Keery carregando uma bandeira do “Hellfire Club”, que inclui alguns dados de 20 lados — o que liga diretamente ao título do primeiro episódio. Já para o segundo, a imagem de um relógio aparece em vários posts nas redes sociais, além do teaser divulgado pela Netflix, então o relógio (ou até mesmo a metáfora com o tempo) será muito importante para o enredo da temporada.

Stranger Things Temporada 4: produção e demais detalhes

Que a pandemia da COVID-19 afetou a produção de Stranger Things, todo mundo sabe. No entanto, parece que o tempo de isolamento social foi benéfico os roteiristas da série. Quem confirmou essa informação foi a atriz Natalia Dyer, a Nancy Wheeler, em uma entrevista dada no ano passado em que ela também revelou que a quarta temporada deve contar com mais episódios do que o usual.

Continua após a publicidade

Enquanto as demais temporadas de Stranger Things possuem apenas oito episódios, a quarta temporada terá um nono capítulo. As suspeitas surgiram dos próprios fãs após um tweet da produção realizado em junho de 2020, mostrando todos os scripts dos novos episódios.

Questionada sobre, a atriz respondeu: "Parece que sim". "Normalmente, obtemos os primeiros roteiros, e então eles têm que continuar escrevendo devido à programação. Demora um pouco para criar um script, então há uma espécie de 'escrevendo enquanto vamos filmando', mas parece que eles tiveram tempo suficiente", disse a atriz referindo-se ao período de isolamento social.

Em novembro de 2020, Levy também deu detalhes sobre o impacto do "tempo extra" da pandemia na produção dos roteiros, numa declaração que apenas confirma a fala de Dyer. "Vou apenas dizer que a pandemia atrasou enormemente as filmagens, portanto a data de lançamento da quarta temporada ainda deve ser definida", revelou. "[A pandemia] teve um impacto muito positivo por permitir que os irmãos Duffer, pela primeira vez, escrevessem a temporada inteira antes de filmar; e tivessem tempo para reescrever de uma forma que raramente tinham antes. Então a qualidade desses roteiros é excepcional, talvez melhor do que nunca".

De acordo com o Fansided, esse episódio extra na temporada pode ser uma história de origem para um personagem "favorito dos fãs", mas ainda não há indícios sobre quem pode ser. Vale lembrar que, na segunda temporada, o episódio The Lost Sister tirou o foco de Hawkins para mostrar Eleven viajando para Chicago e procurando por uma personagem chamada Kali, que passou pelos mesmos testes e experimentos que ela quando criança. No entanto, ainda não há confirmação sobre isso.

Outro fator interessante é que a quarta temporada de Stranger Things foi gravada em diversos lugares diferentes do mundo. De acordo com Collider, algumas cenas foram rodadas no Novo México, mas sem motivos revelados. A mudança faz sentido uma vez que, no fim da terceira temporada, a família Byers mudou-se de Hawkins com Eleven. Uma vez que a série se passa em Indiana, mas é gravada em Atlanta, o Novo México pode servir apenas como um cenário totalmente novo.

Vale destacar também que Hopper está na Rússia, o que fez com que a produção do show também pensasse num cenário propício para retratar a prisão russa. Para isso, Stranger Things passou alguns dias sendo rodada em Vilnius, na Lituânia, incluindo cenas na Prisão de Lukiškes, uma estrutura de 1837.

Ao Collider, o diretor Shawn Levy falou sobre os diversos fatores que contribuíram para o atraso da quarta temporada, muito além do novo coronavírus. "Quando a pandemia estava começando, eu estava na Lituânia com David Harbour gravando aquela peça que revelou Hopper vivo [nota da autora: assista acima]. Então você sabe que temos coisas acontecendo em Hawkins, temos coisas acontecendo na Rússia e temos um enredo inteiro definido em outro lugar que logo virá à tona", revelou.

"Esta é a primeira temporada em que temos essa geografia extensa, várias filmagens em locais diferentes, e estamos fazendo tudo contra um cenário de um mundo que tornou as gravações mais lentas e demoradas", finalizou o diretor.

Stranger Things Temporada 4: data de lançamento

A temporada 4 de Stranger Things será lançada em duas partes na Netflix. A primeira leva de episódios chega para os assinantes no dia 27 de maio de 2022, enquanto os demais serão disponibilizados no catálogo em 1º de julho.

Vale destacar que, uma vez que Stranger Things se trata de um conteúdo com o selo original do streaming, a nova temporada chegará ao catálogo global ao mesmo tempo, em todos os territórios. Assim, os fãs podem esperar o lançamento às 4h (horário de Brasília). Para os demais fusos do Brasil, é importante atentar-se nos seguintes horários:

  • 5h FNT (Fernando de Noronha)
  • 3h AMT (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul)
  • 2h ACT (Rio Branco)

Enquanto maio não chega, ainda dá tempo de maratonar as três primeiras temporadas, que estão disponíveis no catálogo do streaming.

Com informações: Collider, Fansided, CBR, /Film, The Independent, Rotten Tomatoes e Total Film Magazine