Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars | Cal Kests vai aparecer em O Livro de Boba Fett?

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Janeiro de 2022 às 18h30

Link copiado!

Divulgação/Electronic Arts
Divulgação/Electronic Arts
Tudo sobre Walt Disney Company

O quinto episódio de O Livro de Boba Fett pegou todo mundo de surpresa. E não apenas pelo enorme foco dado a Din Djarin (Pedro Pascal) e suas conexões com a terceira temporada de The Mandalorian, mas por também ter trazido alguns indícios de outra possível participação especial na série. E, se isso acontecer, teremos outro Jedi sobrevivente dando as caras muito em breve.

Trata-se de Cal Kestis, o protagonista de Star Wars – Jedi: Fallen Order. Lançado pela Electronic Arts em 2019, o jogo é considerado canônico dentro do universo da saga e agora temos as primeiras pistas de que podemos ver o herói dando as caras em live action muito em breve.

As participações especiais não são nenhuma novidade em O Livro de Boba Fett. O seriado do ex-caçador de recompensas é recheada de aparições de personagens vindos de outras mídias e do antigo Universo Expandido, como o wookie Black Krrsantan e o próprio Din Djarin. Por isso, Kestis aparecer não seria nada improvável, mas ainda assim uma grata surpresa para os fãs.

Continua após a publicidade

Mas quais são as chances de isso realmente acontecer? E o que muda dentro do universo de Star Wars caso o herói dos videogames apareça em uma das séries do Disney+? E o mais importante de tudo: quem diabos é Cal Kestis?

O sobrevivente da Ordem 66

Para entender quem diabos é Cal Kestis, precisamos voltar para os eventos de Star Wars: A Vingança do Sith. É no Episódio 3 que a gente vê a tal da Ordem 66, um protocolo adotado pela República que simplesmente exterminou toda a Ordem Jedi. Implantada pelos Sith infiltrados no governo, a ordem foi a responsável pela morte de dezenas de cavaleiros e crianças, além de forçar o exílio de Yoda e Obi Wan, por exemplo.

Continua após a publicidade

Nesse período, Kestis era um Padawan que estava sendo treinado por seu mestre e que viu todos à sua volta morrerem com a queda da República. Ele consegue escapar da execução e cresce como um catador de sucata em um planeta qualquer até ser encontrado por membros do Império.

E a história do jogo Star Wars – Jedi: Fallen Order gira em torno da corrida do herói em busca de um artefato que contém informações de crianças sensíveis à Força e que poderia ser usado para reconstruir a Ordem Jedi.

Embora seja um personagem bastante recente dentro do cânone — ele foi criado para o jogo, em 2019 —, Kestis rapidamente conquistou os fãs justamente pelo bom desenvolvimento de sua história. Ele é um protagonista com bastante camadas e que trabalha muito bem a ideia da culpa, uma vez que ele se sente responsável pela tragédia que aconteceu com seu mestre e colegas Padawan. E o game explora muito bem esse arco de redenção, de modo que ele caiu no gosto do pessoal.

Continua após a publicidade

Cal Kestis em Boba Fett?

Mas o que leva a acreditar que Kestis pode aparecer em O Livro de Boba Fett? Como dito, o quinto episódio da série do Disney+ trouxe uma pista um tanto quanto sugestiva sobre essa aparição. Trata-se do robô BD, que aparece na oficina de Peli Motto (Amy Sedaris) fugindo de um ratão alienígena.

Esse é o mesmo modelo de robô que acompanha Cal Kestis ao longo de todo o jogo. Em Jedi: Fallen Order, ele é chamado de BD-1 e traz o mesmo design, com apenas alguns detalhes em vermelho nas pernas e no projetor, o que não aparece na série.

Continua após a publicidade

Aliás, no seriado, ele é chamado apenas de BD, o que poderia indicar que se trata de uma versão diferente do robozinho — da mesma forma que vemos diversas variantes do modelo R2 pela galáxia.

É claro que a gente sabe que a Lucasfilm não dá ponto sem nó e que a aparição de BD com tanto destaque em um episódio em que o Mandaloriano roubou a cena tem um propósito, então muita gente já dá como certa a aparição do Jedi.

Um exemplo disso foi que o diretor de comunicação da Electronic Arts — a mesma responsável por Jedi: Fallen Order — disse em seu perfil no Twitter que surtou ao ver o robô na série e que gritou um nome “que todos sabiam qual era” quando isso aconteceu. Pois bem, junte os pontos.

Continua após a publicidade

O retorno do Jedi em outra série

Por outro lado, alguns fatos podem indicar que Cal Kestis realmente existe dentro do universo em live action de Star Wars e que pode aparecer em algum momento, mas não em O Livro de Boba Fett.

Primeiro que o fato de BD estar com Peli Motto em Tatooine pode ser um grande indicativo de que Kestis partiu dessa para a melhor. Ele é um velho companheiro do herói e nada justifica estar com uma sucateira além da morte de seu antigo dono.

Continua após a publicidade

É claro que existe a possibilidade de alguém dizer que ela e Cal Kestis são amigos e que o herói apenas deixou o robô para uma revisão ou coisa parecida. Só que a gente precisa lembrar que toda a saga da Din Djarin com o pequeno Grogu estava relacionada a encontrar um Jedi e não faria sentido ela não revelar que tinha contato com um.

Além disso, caso Kestis esteja vivo nesse período da saga, ele seria um personagem muito parecido com a própria Ahsoka (Rosario Dawson), ou seja, aquela ex-Jedi que vive usando a Força, mas acredita que restabelecer a Ordem é um erro por colocar mais vidas em perigo. Assim, poderia ser redundante vermos o personagem aparecendo nessa altura do campeonato — ainda mais com Luke Skywalker (Mark Hammil) em plena atividade nesse período.

Por outro lado, a pista deixada por O Livro de Boba Fett pode ser um gancho para as próximas séries de Star Wars, principalmente àquelas situadas no passado, como é o caso de Obi-Wan Kenobi.

Continua após a publicidade

O período em que Obi-Wan esteve escondido em Tatooine foi logo após a queda da República e se estendeu até o início de Uma Nova Esperança, quando ele foi encontrado por Luke, o que significa que a nova série vai se passar nesse período. E essa é justamente a época após os eventos de Jedi: Fallen Order, quando Kestis escapa de Darth Vader e segue com a sua tripulação pela galáxia. E faria todo o sentido esse encontro, já que ambos são usuários da Força que estão fugindo do Império.

Além disso, a Electronic Arts já sinalizou que uma sequência do videogame está em produção e deve chegar aos consoles ainda em 2022. Esses lançamentos geralmente acontecem em novembro, enquanto a estreia de Obi-Wan Kenobi está sendo cogitada para dezembro. Caso essas datas se confirmem, temos um alinhamento bastante sugestivo.

E o que isso quer dizer? De concreto, nada, já que não sabemos nada sobre Jedi: Fallen Order 2 e nem sobre a série de Obi-Wan.

Continua após a publicidade

Ainda assim, não é difícil imaginar que o jogo pode terminar com Kestis chegando em Tatooine para, no seriado, vermos o encontro entre os dois Jedis. A partir disso, teríamos algum tipo de aliança sendo formada até que o jovem morresse em algum momento e Obi-Wan herdasse o pequeno BD — que futuramente seria passado para Peli Motto.

Mais uma vez, tudo isso é meramente especulativo, mas é muito suspeito o destaque que O Livro de Boba Fett deu para o pequeno BD, da mesma forma como as datas parecem se alinhar para fazer com que essa junção de histórias aconteça.

E, levando em conta como a Lucasfilm está interessada em conectar os pontos de suas diferentes produções, não seria nada estranho vermos isso se tornar realidade muito em breve. Os fãs iriam adorar, inclusive.

O Livro de Boba Fett está disponível para todos os assinantes do Disney+.