Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sobrenatural | Qual a melhor ordem para assistir aos filmes?

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Julho de 2023 às 20h05

Link copiado!

Blumhouse Productions
Blumhouse Productions

A saga Sobrenatural estreou em 2010 e não demorou a cair no gosto dos fãs, especialmente daqueles que curtem filmes de terror que abusam das possessões demoníacas. Criada por Leigh Whannell e dirigida por James Wan, que já haviam trabalhado juntos em Jogos Mortais (2004), o longa conquistou também boas avaliações da crítica especializada, além de uma bilheteria expressiva. Em todo o mundo, o primeiro capítulo da saga somou quase US$ 100 milhões, um montante bom o suficiente para fazer com que essa história fosse o início de uma série.

A partir daí, vieram outros três filmes. Sobrenatural: Capítulo 2 chegou aos cinemas três anos depois, sendo seguido por Sobrenatural 3: A Origem (2015) e Sobrenatural 4: A Última Chave (2018). Em 2023, a franquia ganhou mais um capítulo: Sobrenatural: A Porta Vermelha, o quinto e último filme que serve como um ponto final a toda trama. A novidade aqui é que o ator Patrick Wilson (Invocação do Mal) retorna não só como protagonista, mas também diretor.

Continua após a publicidade

Mas não se deixe enganar pela numeração dos títulos. Apesar dos nomes sugerirem uma ordem sequencial óbvia, a história de Sobrenatural não é tão direta assim, o que levanta aquela velha questão: afinal, existe uma ordem certa para assistir à série? A realidade é que a linha do tempo da saga é, de fato, muito confusa, e por isso, existem divergências sobre a maneira “correta” de assistir aos longas. Fato é que não existe certo e errado e sim, pelo menos, três formas distintas de assistir à franquia. Confira abaixo quais são elas.

Ordem de lançamento de Sobrenatural

Uma das maneiras de assistir aos filmes da franquia é seguindo a ordem em que eles foram lançados, ou seja, o modo como o criador e os diretores pensaram em contar a história. Desse modo, a sequência fica:

  • Sobrenatural (2010, dirigido por James Wan)
  • Sobrenatural: Capítulo 2 (2013, dirigido por James Wan)
  • Sobrenatural 3: A Origem (2015, dirigido por Leigh Whannell)
  • Sobrenatural 4: A Última Chave (2018, dirigido por Adam Robitel)
  • Sobrenatural 5: A Porta Vermelha (2023, dirigido por Patrick Wilson)

Como dito, essa é a ordem mais lógica da coisa, já que é só seguir os números do título. Só que isso faz com que a narrativa geral da saga seja não linear, avançando e retrocedendo no tempo a cada novo capítulo. Assim, somos apresentados à família Lambert e como eles passam a ser assombrados por demônios a partir do momento que se mudam para uma casa nova. E os filmes seguintes vão explorar tanto as consequências desse evento macabro como ainda voltar no tempo para explicar por que tudo isso aconteceu ao mesmo tempo em que ainda dá continuidade à trama.

Pode ser um pouco confuso a princípio, mas é a forma com que esse universo foi construído nos cinemas.

Continua após a publicidade

Ordem cronológica

Já quem quer acompanhar a saga seguindo a ordem cronológica, ou seja, pelo tempo da própria narrativa na cronologia dos fatos como a história é contada, é melhor seguir a sequência abaixo. Isso porque o terceiro filme, A Origem, é uma prequência e conta fatos que aconteceram antes do filme 1 e 2.

  • Sobrenatural 3: A Origem (2015)
  • Sobrenatural 4: A Última Chave (2018)
  • Sobrenatural (2010)
  • Sobrenatural: Capítulo 2 (2013)
  • Sobrenatural 5: A Porta Vermelha (2023)
Continua após a publicidade

Na trama de Sobrenatural 3, os Lambert ficam um pouco de lado e volta no tempo para mostrar o terror de uma nova família, os Brenners, que também estão sendo perturbados por demônios. No caso, a vítima é a jovem Quinn (Stefanie Scott) e é possível ver que ela lida com as assombrações três anos antes dos eventos dos filmes anteriores.

Além disso, é nesse longa que Sean (Dermot Mulroney), o pai de Quinn, começa a trabalhar com Elise Rainier (Lin Shaye), a mesma demonologista que tenta ajudar os Lamberts no futuro.

Na sequência vem Sobrenatural 4: A Última Chave, em que Elise ganha mais destaque. É somente a partir daí que o primeiro Sobrenatural entra na história, seguido por sua continuação direta e o recente A Porta Vermelha para encerrar a história.

A ordem de Elise

Continua após a publicidade

Mas há ainda uma terceira ordem possível para acompanhar a saga Sobrenatural. Há quem acredite que a melhor maneira que seguir a saga de terror é a partir de A Última Chave, o quarto capítulo numerado. Isso porque, apesar de a trama central se situar depois de Sobrenatural 3: A Origem, o filme entrega tantos flashbacks da história de Elise que acaba mostrando muitos momentos que antecedem até o terceiro longa. Assim, sob essa pespectiva, ele seria a verdadeira origem de tudo.

  • Sobrenatural 4: A Última Chave (2018)
  • Sobrenatural 3: A Origem (2015)
  • Sobrenatural (2010)
  • Sobrenatural: Capítulo 2 (2013)
  • Sobrenatural 5: A Porta Vermelha (2023)

Em Sobrenatural: A Última Chave, a trama acompanha a demonologista Elise já idosa sendo chamada para resolver um novo caso de assombração no Novo México. O que seria um simples trabalho, no entanto, se transforma em algo pessoal quando ela percebe que a atividade sobrenatural está acontecendo justamente na casa onde passou a infância. Assim que começa a investigar, ela se prepara para enfrentar demônios do seu passado e a gente passa a conhecer um pouco de como ela entrou nesse mundo de diabos e espíritos, o que justifica elementos que são mostrados em Sobrenatural 3: A Origem.