Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 séries parecidas com Clickbait para ver na Netflix

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Setembro de 2021 às 22h20

Link copiado!

Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix
Tudo sobre Netflix

Clickbait foi uma das grandes surpresas recentes da Netflix. A minissérie chegou sem muito alarde, mas rapidamente chamou a atenção ao apresentar uma história tensa e cheia de reviravoltas envolvendo um crime que foi totalmente transmitido via redes sociais. É uma trama tão sufocante que você termina querendo engatar outro seriado parecido logo na sequência. Mas que séries parecidas com Clickbait a Netflix tem no catálogo?

A boa notícia é que são muitas. Séries de investigação criminal são uma verdadeira paixão dos streamings e a plataforma sabe muito bem disso — tanto que possui um leque de opções bastante variado. E, dentro desse gênero, temos aquelas histórias envolvendo tecnologia, redes sociais e um mistério que precisa ser solucionado para muito além dos likes e visualizações.

Assim, se você devorou Clickbait e está se sentindo órfão de um bom suspense do tipo, o Canaltech está aqui para resolver o seu problema e trazer algumas indicações de séries parecidas para você engatar na próxima maratona.

Continua após a publicidade

5. Black Mirror

Para começar nossa lista, vamos com a referência mais óbvia de todas. Embora não seja necessariamente uma história policial e tampouco uma trama única como no caso de Clickbait, a temática central de Black Mirror influenciou diretamente a trama da minissérie da Netflix. E não fomos só nós que falamos isso, mas um dos criadores do seriado.

Em entrevista à revista Variety, Tony Ayres disse que se inspirou nesse aspecto de que a internet pode ser um buraco de coelho no qual as pessoas caem inocentemente e que é muito bem explorada em Black Mirror para construir a trama de Clickbait. E enquanto o sequestro de Nick Brewer segue com uma pegada muito mais realista, Black Mirror vai muito mais longe e cria metáforas bem malucas sobre essa relação com a tecnologia.

Continua após a publicidade

Ainda assim, é muito fácil encontrar semelhanças e destacamos isso em nossa crítica da minissérie. Toda a ideia de um crime ser espetacularizado pelas redes sociais é algo que aparece já no primeiro episódio de Black Mirror, ainda que contornos bem mais absurdos.

4. Hit & Run

Continua após a publicidade

Com Hit & Run, deixamos a tecnologia um pouco de lado para nos concentrarmos em outro aspecto de Clickbait: a ideia de que nem sempre conhecemos a pessoa que amamos como imaginávamos. E a série israelense trabalha isso muito bem ao misturar essa dúvida com o luto. Afinal, como devemos nos sentir quando esses segredos começam a surgir logo após perdermos alguém?

A história começa quando um homem perde a esposa em um acidente de trânsito mal explicado. Ela foi atropelada, mas as coisas não são bem como parecem e ele começa a investigar por conta. E, a partir disso, ele passa a descobrir não só o que aconteceu, mas também alguns esqueletos que sua mulher escondia no armário e que estão diretamente ligados à sua morte.

Assim como Clickbait, é uma daquelas histórias que apresentam mistérios que urgem ser respondidos, então você simplesmente não consegue sair de frente da TV enquanto não descobrir o que aconteceu.

Continua após a publicidade

3. Don't F**k with Cats: Uma Caçada Online

Para provar que histórias envolvendo crimes e internet não são coisa de ficção, Don't F**k with Cats mostra que a gente tem um bando de maluco à solta por aí e mais um tanto de pessoas obstinadas (e com tempo livre) a resolver mistérios, mesmo que eles estejam a milhares de quilômetros de distância.

A série documental da Netflix é uma caçada que inicia de maneira um tanto quanto despretensiosa, mas que escala a uma velocidade incrível e até difícil de acreditar. Tudo começa quando alguém passa a publicar vídeos torturando a matando gatos na internet, o que rapidamente gera revolta em muita gente em fóruns e redes sociais. Assim, um pessoa passa a investigar na tentaitva de descobrir a identidade do sádico que está maltratando os animais — até que descobre que essa história se cruza com a de um assassinato real e eles passam a ajudar as autoridades a solucionar o crime.

Continua após a publicidade

É o tipo de absurdo que a gente acharia forçado caso visse em um filme, mas é a boa e velha realidade nos lembrando que ela pode ser mais exagerada que qualquer série por aí. Ao mesmo tempo, nos lembra do poder da internet para o bem — e também para o mal.

2. Desaparecido para Sempre

Continua após a publicidade

Voltando à segurança da ficção, Desaparecido para Sempre traz mais um daqueles mistérios que surgem com a partida da pessoa amada. Inspirado em um livro homônimo, ele conta a história de Guillaume, um rapaz cuja namorada desaparece do dia para a noite e, na tentativa de descobrir seu paradeiro, ele acaba sendo confrontado com alguns segredos não só dela, mas de toda a sua família.

Se você gostou do modo como Clickbait constrói o suspense e o desenvolve com várias reviravoltas e surpresas ao longo dos episódios, com certeza vai gostar dessa história — que, inclusive, segue uma estrutura narrativa bem semelhante, com cada episódio seguindo o ponto de vista de um personagem.

1. Quem Matou Sara? 

Continua após a publicidade

A série mexicana fez bastante sucesso quando chegou à Netflix e é impossível não colocá-la nesta lista. Afinal, ela traz uma premissa bastante semelhante à de Clickbait no que diz respeito a provar a inocência de alguém acusado por um crime que não cometeu e, assim, mover mundos e fundos e revirar alguns segredos não muito agradáveis.

No caso, em Quem Matou Sara? acompanhamos Alex (Manolo Cardona), que é acusado de ter matado a própria irmã. Ele chega a ser preso por isso e, após ser posto em liberdade, decide não apenas provar sua inocência, mas também descobrir por que Sara foi morta e — o que é mais importante — vingá-la.