Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Revolução dos streamings: como o consumo de entretenimento mudou em 10 anos

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Julho de 2022 às 17h30

Link copiado!

wayhomestudio/Freepik
wayhomestudio/Freepik

Quando você recebe uma dica de filme ou série para assistir atualmente, ir atrás deste título é uma tarefa bastante fácil. Ao longo da última década, o mercado de streaming só tem crescido no Brasil e no mundo, trazendo uma infinidade de possibilidades.

Os últimos 10 anos foram bem representativos em relação à forma que consumimos produtos de entretenimento, levando mais alcance para as pessoas que desejam mergulhar no mundo dos filmes e das séries.

Pensando nisso, em comemoração aos 10 anos de Canaltech, trouxemos algumas reflexões sobre o quanto o crescimento das plataformas de streaming transformou a nossa relação com o entretenimento. Entre as questões abordadas estão as possibilidades de plataformas, o acesso às legendas mais diversas e a aproximação do público com criadores, elenco, produção, diretores, entre outras profissões.

Continua após a publicidade

Infinitas possibilidades

A primeira grande mudança ao longo dos últimos 10 anos veio com a infinidade de possibilidades para assistir a filmes, séries, reality shows e documentários de forma legal. Já havíamos deixado as locadoras quando o streaming da Netflix surgiu e começou a se popularizar, e não demorou para que as concorrências começassem a aparecer.

Continua após a publicidade

As pessoas deixaram de esperar pelo horário dos filmes e séries passarem nos canais da TV a cabo para se programarem para assistir assim que pudessem. Os usuários começaram não só a simplesmente apertar play no título que quisessem em sua plataforma de assinatura preferida, como também fazer compras e aluguéis de filmes diretamente de sua televisão.

Além da praticidade, a necessidade de ter diversas mídias físicas em casa foi se dissipando e aos poucos se tornou apenas um hábito de colecionadores. Inicialmente assistindo em nossos notebooks, as plataformas de streaming ficaram mais acessíveis, se adaptando aos smartphones e smart TVs, ganhando aplicativos e um público maior.

Diversidade

Continua após a publicidade

O crescimento do uso de plataformas de streaming também trouxe ainda mais visibilidade às produções feitas fora da indústria norte-americana, principalmente as hollywoodianas, mostrando que outros países também têm bons filmes e séries para compartilhar com o mundo.

Produções originais da Netflix, por exemplo, já consagraram títulos da Espanha e Coreia do Sul como as mais populares em sua plataforma, como La Casa de Papel e Round 6.

Os números expressivos vêm garantindo mais investimentos nesses países, valorizando a divulgação de histórias e culturas diferentes e as entregando para quem não buscaria por conta própria. A visibilidade traz respostas significativas não só para a questão cultural, como também o investimento para que a expansão global seja ainda maior e mais importante.

Continua após a publicidade

Benefícios

Comparando a forma de consumir entretenimento antigamente e hoje, o custo-benefício é bem maior pensando nas inúmeras opções de conteúdo disponíveis em nossas assinaturas.

Talvez para quem não consuma tantos produtos, os custos mensais podem ser altos, mas, para consumidores assíduos os valores finais compensam em comparação à compra e aluguel constante de mídias físicas, o que era feito antigamente.

Com o aumento da demanda, inclusive, as produtoras, estúdios e distribuidoras conseguem acompanhar melhor as respostas do público não só pelos números atualizados constantemente, como pela repercussão nas redes sociais.

Continua após a publicidade

O avanço dos streamings também traz mais visibilidade a quem está por trás dessas produções, além de alavancar as carreiras de profissionais que trabalham na área, seja atrás das câmeras, seja na divulgação e cobertura.

Novas experiências

As assinaturas de streaming também mudaram a nossa forma de assistir a filmes e séries, sem as interrupções indesejadas dos canais de televisão aberto, por exemplo. Além disso, a tecnologia atual permite que qualquer situação de distração seja contornada, uma vez que podemos retroceder, avançar, pausar e apertar o play sempre que quisermos.

Continua após a publicidade

Além disso, dependendo do dispositivo que o usuário tem acesso, é possível conferir conteúdos de alta qualidade, já que cada vez mais os serviços estão se adaptando aos televisores mais modernos, tanto na imagem quanto no som.

São inúmeras as transformações que as plataformas de streaming trouxeram para o universo do entretenimento, e esse avanço não deve parar tão cedo. A cada ano, novas tecnologias possibilitam uma experiência melhor, mais divertida e imersiva em filmes e séries.