Quem é quem em Tremembé, série sobre criminosos que chocaram o Brasil
Por Paulinha Alves | •

Prevista para estrear em 31 de outubro no Prime Video, Tremembé tem tudo para ser um dos títulos nacionais mais falados do segundo semestre.
- Maníaco do Parque: qual é a diferença entre a série e o filme do Prime Video
- 10 filmes e séries documentais sobre crimes reais brasileiros
Embora divida opiniões, a ponto da prefeitura da cidade homônima publicar uma nota de repúdio à produção por “associar Tremembé apenas à criminalidade", a série vem causando alvoroço nas redes sociais, já que retrata nomes bastante conhecidos dos noticiários policiais.
Tremembé, a Prisão dos Famosos
Baseada nos livros de true crime Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido e Suzane: assassina e manipuladora, ambos escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, roteirista da série ao lado de Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio, Tremembé é uma série ficcional baseada em personagens reais.
Dividida em cinco episódios, a produção gira em torno de um grupo de encarcerados famosos que estiveram no Complexo Penitenciário de Tremembé, no Vale do Paraíba, em São Paulo, uma cadeia conhecida pela alcunha de “prisão dos famosos” – subtítulo, inclusive, adotado pela série do streaming.
Para se ter ideia, apesar de recentemente o Governo de SP ter decidido transferir os detentos mais conhecidos de Tremembé para outra unidade no interior de São Paulo – processo que deve ser finalizado até novembro de 2025 – a penitenciária abrigava até agosto criminosos como Robinho, ex-jogador de futebol condenado há nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo; Thiago Brennand, empresário condenado em três processos de violência contra a mulher; e Lindemberg Alves, responsável pela morte da jovem Eloá.
Além deles, condenados conhecidos nacionalmente como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Anna Jatobá, Alexandre Nardoni, e Cristian e Daniel Cravinhos também já passaram pelo local, sendo eles alguns dos nomes agora retratados na série do Prime Video.
Quem é quem na série do Prime Video
Dirigida por Vera Egito, Tremembé pretende explorar parte da trajetória desses detentos, mostrando a rotina dentro do sistema prisional brasileiro, a relação entre o grupo e os crimes que os fizeram parar atrás das grades. Uma trama que, segundo o Prime Video, combina acontecimentos reais à uma narrativa ficcional.
Confira abaixo os atores e atrizes que estrelam a nova e aguardada produção da plataforma e quem eles interpretam na série de drama e true crime.
Marina Ruy Barbosa é Suzane von Richthofen
Um dos nomes mais lembrados do hall de crimes que chocaram o Brasil, Suzane von Richthofen foi condenada em 2002 por matar os pais, o casal Manfred e Marísia von Richthofen. Na época com 19 anos, Suzane parecia uma típica menina rica da zona sul de São Paulo, mas que planejou o crime com o então namorado Daniel e o cunhado Cristian Cravinhos, também condenados pelo assassinato.
Presa em Tremembé por 20 anos, ela teve direito ao regime aberto em janeiro de 2023, quando se mudou para o interior de São Paulo e deu à luz ao seu primeiro filho.
Em Tremembé ela será vivida por Marina Ruy Barbosa, uma das jovens atrizes de maior sucesso da TV Globo, que esteve em novelas como Império (2014), Deus Salve o Rei (2018) e Fuzuê (2023).
Felipe Simas é Daniel Cravinhos e Kelner Macêdo é Cristian Cravinhos
Os cúmplices de Suzane também foram encarcerados em Tremembé, com Daniel tendo sido solto em 2018 e Cristian em março de 2025.
Os dois assassinaram Manfred e Marísia mentorados por Suzane, e tiveram sua versão dos fatos retratada no filme A Menina que Matou os Pais (2021), enquanto a filha do casal teve sua visão mostrada em O Menino que Matou Meus Pais (2021), ambos do Prime Video.
Na nova série do streaming, Daniel Cravinhos, ex-namorado de Suzane, será interpretado por Felipe Simas, de Salve-se Quem Puder (2020) e Dona de Mim (2025). Já Cristian, seu irmão, será vivido pelo ator Kelner Macêdo, que esteve no filme Corpo Elétrico (2017) e, mais recentemente, na novela Guerreiros do Sol (2025).
Carol Garcia é Elize Matsunaga
Também conhecida como a “assassina do caso Yoki”, Elize Matsunaga foi condenada por matar e esquartejar seu então marido, Marcos Kitano Matsunaga, diretor executivo da empresa alimentícia Yoki, em 2012.
Na época com 30 anos, Elize alegou ter sido movida pela descoberta de uma relação extraconjugal do marido. Após cumprir dez anos de prisão, ela foi solta em liberdade condicional e atualmente trabalha como motorista de aplicativo em Franca (SP).
Para dar vida à Elize em Tremembé, a atriz Carol Garcia foi escalada pela equipe da produção. A artista já esteve em novelas como A Dona do Pedaço (2019) e Quanto Mais Vida, Melhor! (2021).
Lucas Oradovschi é Alexandre Nardoni
Outro nome que estampou ao lado de sua então esposa, Anna Carolina Jatobá, as seções policiais de vários jornais do país, Alexandre Nardoni foi condenado por homicídio doloso qualificado após jogar a filha de cinco anos, Isabella Nardoni, do sexto andar de um edifício em São Paulo, em 2008.
Tanto ele quanto Anna Carolina, madrasta de Isabella, foram encarcerados em Tremembé, e apesar de terem se separado em 2023, segundo o ex-delegado da Polícia Civil de São Paulo, Jorge Lordello, teriam reatado a relação em 2025. Alexandre, inclusive, está em regime aberto desde maio de 2024.
Na produção da Amazon, Nardoni será vivido por Lucas Oradovschi, ator que esteve na comédia brasileira Adorável Psicose (2010) e na novela Vai Na Fé (2023).
Bianca Comparato é Anna Carolina Jatobá
Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella, foi condenada à reclusão devido à prática de crime hediondo. Presa em Tremembé desde 2008, ela foi solta em 2023 após a Justiça conceder progressão para o regime aberto.
Ela e o ex-marido Alexandre Nardoni possuem dois filhos juntos, hoje maiores de idade e sem o sobrenome Nardoni.
Na série sobre presos famosos ela será vivida pela renomada atriz brasileira Bianca Comparato, conhecida por filmes como A Menina Sem Qualidades (2013) e Morto Não Fala (2018), além da famosa série brasileira da Netflix, 3% (2016 - 2020).
Anselmo Vasconcelos é Roger Abdelmassih
Figura que esteve em um dos crimes médicos mais chocantes do país, Roger Abdelmassih é um ex-médico brasileiro, especialista em reprodução humana, condenado a 278 anos de prisão por estuprar 52 mulheres entre os anos 1990 e 2000. As vítimas eram pacientes do criminoso, abusadas por ele enquanto estavam sob efeito de sedativos.
Preso em 2014 em Tremembé, após ter ficado mais de três anos foragido, Abdelmassih chegou a cumprir prisão domiciliar entre 2017 e 2019, tendo a decisão posteriormente revogada e, desde então, voltado para o regime fechado em outras penitenciárias.
Na trama do Prime Video, Roger Abdelmassih será interpretado por Anselmo Vasconcelos, ator de cinema, teatro e televisão conhecido por papéis nos filmes República dos Assassinos (1979) e Réquiem para Laura Martin (2011).
Letícia Rodrigues é Sandra Regina Ruiz (Sandrão)
Quem também será retratada em Tremembé será Sandra Regina Ruiz, a Sandrão, figura conhecida não tanto pelo crime que cometeu, mas por seu relacionamento com outra "detenta famosa": Suzane von Richthofen.
Presa por ser cúmplice de um sequestro seguido de assassinato – crime cometido pelo seu então namorado da época –, Sandrão foi presa em Tremembé em 2003 e, já na cadeia, teve um rápido relacionamento com Elize Matsunaga antes de se envolver mais profundamente com Suzane. A detenta e a jovem que assassinou os pais chegaram a viver juntas e formalizar a relação na cadeia, tendo, no entanto, se separado em 2016.
Em Tremembé, Sandrão será vivida por Letícia Rodrigues, atriz de televisão e teatro que esteve em séries como Manhãs de Setembro (2021) e no espetáculo solo autoral 116 Gramas: Peça para Emagrecer (2023).
Leia também: