Maníaco do Parque: qual é a diferença entre a série e o filme do Prime Video
Por Paulinha Alves • Editado por Claudio Yuge |
Após a estreia de Maníaco do Parque em setembro no Amazon Prime Video, chegou ao catálogo do streaming na última sexta-feira (1º) a série Maníaco do Parque: A História Não Contada.
Bastante divulgada pela plataforma, a produção despertou a atenção de muita gente, curiosa para saber se o título possui alguma ligação com o filme, já um dos grandes sucessos do Prime Video.
Embora a proximidade dos lançamentos possa ter confundido parte do público, Maníaco do Parque e Maníaco do Parque: A História Não Contada são duas produções independentes, sem nenhum tipo de relação – a não ser, é claro, seu tema em comum.
Enquanto o primeiro é um filme ficcionalizado sobre a história do serial killer que aterrorizou São Paulo em 1998, o segundo é uma série documental sobre o caso, que se debruça sobre o processo de investigação dos crimes e do papel da mídia na condução e distorção de seus eventos.
Confira, abaixo, informações mais detalhadas sobre cada uma das produções.
Filme traz versão ficcionalizada do caso
Estrelado por Silvero Pereira (Bacurau), Maníaco do Parque é um longa-metragem dirigido por Mauricio Eça, inspirado nos autos do processo do caso do Maníaco do Parque, um dos mais famosos crimes brasileiros.
Ambientado em 1998, o longa acompanha duas histórias em paralelo: a da jovem repórter Elena (Giovanna Grigio), que decide investigar por conta própria uma série de assassinatos ocorridos no Parque do Estado, em São Paulo, e a do motoboy Francisco, o inescrupuloso homicida responsável pelos crimes.
Além da investigação, o filme retrata também a cobertura feita pela imprensa do caso, a onda de medo que se espalha pela capital paulista conforme mais e mais corpos vão sendo encontrados e a caçada empreendida pela polícia para prender o criminoso.
Um dos atuais dez filmes mais vistos do Prime Video, o título mistura eventos reais com ficcionais, como é o caso da personagem Elena, que nunca existiu na vida real.
Série documental é contada pelo olhar das sobreviventes
Dirigida por Thais Nunes, Maníaco do Parque: A História Não Contada é uma série documental que revisita o famoso caso criminal, só que agora visto da perspectiva das vítimas.
Gravado com materiais de arquivo e depoimentos inéditos de sobreviventes, o projeto tem como intuito relembrar o caso, mostrar as consequências deixadas pelo crime e escancarar as falhas da investigação, o machismo estrutural e os erros de apuração que dificultaram a captura do criminoso.
Também uma produção original do Prime Video, a série conta com quatro episódios, que mergulham, respectivamente, na descoberta dos corpos, na caçada ao assassino, na prisão e confissão de Francisco, e na condenação do criminoso.
Leia também: