Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é o irmão de Obi-Wan Kenobi?

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Junho de 2022 às 11h00

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm
Tudo sobre Walt Disney Company

O terceiro episódio de Obi-Wan Kenobi trouxe algumas revelações bem interessantes para o universo de Star Wars. Vimos o quanto Darth Vader é realmente poderoso e cruel, além do fato de que nem todo mundo que trabalha para o Império concorda com as ações do governo. Contudo, foi uma fala do personagem do personagem de Ewan McGregor que mais chamou a atenção por trazer de volta uma história que muitos fãs já consideravam como perdida: o irmão de Obi-Wan.

A revelação foi feita durante um breve diálogo entre o Jedi e a pequena Leia (Vivien Lyra Blair) enquanto eles pegavam carona no planeta Mapuzo. A pequena Skywalker demonstra incômodo por não saber sua verdadeira origem e Obi-Wan diz saber a sensação, já que ele próprio foi separado de sua família quando era muito jovem para ser treinado e que lembra apenas de alguns flashes de sua vida antes da Força. E é aí que ele diz ter um irmão.

Continua após a publicidade

A conversa para por aí e o assunto fica inacabado, jogando para o público a especulação do que isso deve representar para a trama da série. E, enquanto a resolução desse ponto ainda não aparece, a conversa pegou muita gente de surpresa por algo que realmente existia no cânone de Star Wars e que foi descartado com o tempo. Isso porque o tão irmão Kenobi era alguém bem conhecido do público.

O Kenobi perdido

Pois o Kenobi misterioso é ninguém menos do que Owen Lars. Sim, o tio de Luke Skywalker e que até já deu as caras em Obi-Wan Kenobi para dar uma bronca no Jedi e fazê-lo se sentir pior do que ela já está por causa do que aconteceu com Anakin.

Se você não lembra dessa revelação em nenhum dos filmes da trilogia original ou nos prequels, saiba que a sua memória não está lhe traindo. Isso porque essa informação nunca foi dita em nenhum dos filmes ou produções derivadas pertencentes ao cânone da saga. Na verdade, essa era uma ideia que acabou ficando de fora do corte final de um dos longas e que foi oficializado pelos fãs após eles descobrirem essa treta familiar rocambolesca.

Continua após a publicidade

A primeira menção ao fato de Owen ser um Kenobi aparece em uma versão do roteiro de O Retorno de Jedi, de 1983. Em determinado ponto da trama, é revelado que o tio adotivo de Luke era, na verdade, o irmão biológico de Obi-Wan e que teria sido por essa razão que o Jedi lhe confiou o garoto Skywalker. Só que, na edição final do filme, esse trecho acabou sendo deixado de fora.

E era o tipo de coisa que deveria ter se perdido com o tempo, mas a novelização do roteiro manteve o diálogo. Nele, Obi-Wan conta a Luke o que aconteceu à época da queda da República, quando ele e Leia nasceram. O velho Kenobi diz que ele e Padmé sabiam que Anakin iria atrás dos filhos e que, por isso, eles decidiram esconder as crianças. E enquanto Leia ficou sob os cuidados dos Organa, Obi-Wan diz explicitamente que levou o menino para seu irmão em Tatooine.

A partir disso, outros produtos relacionados a Star Wars passaram a tratar essa informação como oficial. Em 1995, um card game da saga foi lançado e a carta de Owen Lars também dizia que ele era o irmão de Obi-Wan Kenobi e, em 1999, o livro Jedi Apprentice: The Hidden Past trazia a história do jovem Ben sonhando com sua família, incluindo com um pequeno irmão chamado Owen — exatamente como a série descreve.

Continua após a publicidade

Contudo, tudo mudou com o lançamento de Star Wars: O Ataque dos Clones. Foi no filme de 2002 que George Lucas definiu que Owen Lars era meio-irmão de Anakin, já que sua mãe, Shmi Skywalker, havia se casado com Cliegg Lars após deixar de ser escrava em Tatooine.

Para tentar amarrar todas essas explicações e dizer que Star Wars nunca errou, uma história foi lançada em 2015 para justificar esse Casos de Família dos Kenobi. No conto Lone Wolf: A Tale of Obi-Wan e Luke, o autor Abel G. Peña define que os tais sonhos que Obi-Wan tinha com Owen não eram flashes do passado, mas um vislumbre do futuro.

Passando a borracha

Continua após a publicidade

Ficou confuso? Pois essa bagunça era a norma do chamado Universo Expandido de Star Wars, esse amontoado de histórias e obras paralelas feitas por diferentes autores e que foram integrando a mitologia da saga. Por isso mesmo, a Walt Disney Company decidiu ignorar tudo isso quando adquiriu os direitos da franquia e construir ela própria a mitologia dessa galáxia muito, muito distante.

Dessa forma, tudo o que antes era parte do cânone passou a ser uma lenda contada entre Jedis e rebeldes — e, por isso, o selo Legends. Assim, o fato de Owen Lars ser irmão de Obi-Wan entrou nesse balaio da fofoca espacial.

Continua após a publicidade

Contudo, as produções recentes de Star Wars passaram a se apropriar de muitos elementos que pertenciam ao velho Universo Expandido, devolvendo-os à cronologia oficial, ainda que com algumas mudanças aqui e ali. Isso significa que algumas dessas lendas se provaram verdadeiras, como o filho de Han Solo e Leia, a academia Jedi de Luke e a ameaça do almirante Thrawn.

O que esperar de Obi-Wan Kenobi?

Isso significa que Obi-Wan Kenobi vai oficializar que Owen Lars é, na verdade, Owen Kenobi? Pode ser que sim, pode ser que não. Até o momento, tudo o que temos de indício é um diálogo do herói que pode ser apenas um aceno do roteiro a esse detalhe do Universo Expandido ou uma pista das revelações que os próximos episódios podem trazer.

Por um lado, resgatar essa história é uma forma de desenvolver melhor o passado de Obi-Wan e mostrar o quanto os Jedi não eram essa santidade que sempre nos foi mostrada. Tudo bem que o reencontro desses dois irmãos seria digno de novela, mas Star Wars sempre foi essa coisa dramática e exagerada.

Continua após a publicidade

Só que trazer de volta essa solução é limitar o destino da galáxia a um núcleo muito pequeno, o que pode empobrecer o roteiro. Enquanto o roteiro original de O Retorno de Jedi deixava claro que Obi-Wan sabia de seu parentesco com Owen, a nova série já aponta para o lado contrário, mostrando que o Jedi não tem lembrança de seu passado.

Assim, fazê-lo levar Luke para seu irmão perdido achando que ele é tio do garoto soa como algo tão forçado quanto bobo. É quase como se o destino de toda galáxia girasse em torno de um emaranhado de coincidências — algo comum em novelas mais ou menos.

De qualquer forma, vamos ter que esperar mais um pouco para saber como a Lucasfilm e a Disney vão resolver essa questão. De qualquer forma, foi curioso ver essa fofoca ser desenterrada depois de tanto tempo esquecida. E, dependendo do modo como as coisas forem se desenrolar, o Disney+ vai precisar do seu próprio Casos de Família.

Continua após a publicidade

Obi-Wan Kenobi já está disponível no catálogo do Disney+.