Publicidade

Quem é Boba Fett, protagonista da nova série do Disney+?

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Dezembro de 2021 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/Lucasfilm
Divulgação/Lucasfilm

O novo capítulo do universo Star Wars chega nesta quarta-feira (29) ao Disney+ com a estreia de O Livro de Boba Fett. E embora seja derivada diretamente de The Mandalorian, a série tem uma conexão direta com a trilogia original, uma vez que dá destaque a um dos personagens mais icônicos dos filmes originais — mesmo não tendo feito muita coisa por lá.

Por isso mesmo muita gente não tem ideia de quem é o personagem ou por que ele é importante. O seu retorno ao lado do Baby Yoda foi muito comemorado, mas quem nunca mergulhou no universo expandido da saga jamais entendeu ao certo o frisson em torno de alguém que apareceu tão pouco nas telas.

Isso mostra bem o quanto a figura do caçador de recompensas Boba Fett é única tanto dentro da saga quanto na relação com os fãs. Mesmo sendo um tanto quanto irrelevante nos filmes, o pistoleiro mascarado sempre despertou a imaginação do público a ponto de essas histórias paralelas dos livros e quadrinhos começarem a influenciar aquilo que o cânone apresenta.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo O Livro de Boba Fett se apresenta não apenas como um grande retorno a Star Wars depois de um hiato dos filmes e das séries, mas também a oportunidade de Fett mostrar quem ele é por trás do icônico elmo e deixar claro que ele é tão impressionante quanto as lendas contam.

Quem é Boba Fett

A primeira aparição de Boba Fett dentro do cânone de Star Wars acontece em O Império Contra-Ataca, onde ele é um dos caçadores de recompensa convocados por Darth Vader para encontrar a Millenium Falcon. O personagem aparece em meio a várias outras raças e até robôs que foram chamados para a missão, mas foi o único que despertou a atenção do público por causa de uma única fala.

Continua após a publicidade

Enquanto Vader passa os detalhes da missão, ele diz que os caçadores podem usar qualquer método que desejarem, contato que tragam os alvos vivos. E é nesse momento que ele para em frente a Fett e o alerta: nada de desintegrações.

Foi o suficiente para que a imaginação dos fãs fosse longe. Afinal, quem era esse homem sem rosto que precisa ser freado pelo próprio Darth Vader e que era capaz de obliterar seus alvos? De quebra, Boba Fett também aparece fazendo a escolta do vilão, o que apenas reforçava o quão impressionante ele deveria ser.

Continua após a publicidade

Mesmo com poucas informações disponíveis, o pouco apresentado era promissor e ele logo começou a ganhar força em histórias do universo expandido, que imaginavam como seriam essas aventuras em que ele saía por aí como um verdadeiro fora-da-lei, caçando cabeças a prêmio e desintegrando quem quer que fosse. Basicamente, um Clint Eastwood espacial.

Ao todo, Boba Fett tem apenas quatro linhas de diálogo em Star Wars: O Império Contra-Ataca e, segundo o próprio George Lucas, a ideia era que ele fosse apenas mais um personagem sem importância a trabalhar para o Império. Tanto que ele mesmo diz ter se surpreendido ao ver a repercussão dos fãs dada à presença que essa figura enigmática apresenta.

Como a ideia sempre foi fazer de Fett alguém irrelevante, ninguém se preocupou em dar a ele um arco decente dentro da história. Tanto que sua morte em O Retorno de Jedi chega a ser ridícula, com o jetpack falhando e ele caindo dentro do poço de Sarlacc sem poder fazer muita coisa.

Continua após a publicidade

Nos comentários para DVD do filme, Lucas explica que foi tão pego de surpresa pela popularidade de Fett na época que, olhando em retrospecto, se arrepende de não ter dado um fim mais digno ao caçador de recompensas. Segundo ele, caso imaginasse que ele seria alguém tão querido pelos fãs, teria dado um papel maior para o personagem e uma morte menos infantil.

Origem secreta

O mais curioso é que, apesar dessa ótima impressão deixada, O Império Contra-Ataca não foi a verdadeira estreia de Boba Fett dentro de Star Wars e ele tampouco nasceu como um caçador de recompensas. A ideia original era que ele fosse uma espécie de stormtrooper especial, o que justificaria a existência do elmo e até mesmo a escolta de Vader em Bespin.

Continua após a publicidade

No caso, ele iria usar uma armadura toda branca, assim como os troopers que aparecem desde Uma Nova Esperança. Contudo, o diretor George Lucas não gostou do resultado e decidiu adaptar o conceito. Assim, esse stormtrooper de elite foi descartado, ele ganhou novas cores, um ponto à la pistoleiro mexicano e virou o Boba Fett que conhecemos.

Contudo, a primeira aparição real do personagem acontece antes do cinema e com um visual transitório. Na animação The Star Wars Holiday Special, de 1978, Fett dá as caras justamente como esse fora-da-lei de faroeste, mas ainda com um traje mais para o branco do que para o verde, mas já com as placas douradas de seu peitoral.

Transformando o boneco em personagem

Quando Star Wars ganhou a trilogia prequel, George Lucas viu a oportunidade de dar uma história para o personagem que nunca foi nada muito além de um action figure em movimento. Assim, criou-se uma história para explorar e dar mais profundidade ao caçador de recompensas.

Continua após a publicidade

Foi aí que foi explicado que Boba é, na verdade, clone de Jango Fett. Ele foi criado nos anos finais da República, quando o Conde Dooku usou o guerreiro mandaloriano como base para um exército de clones. E foi o próprio Jango que pediu para ficar com uma dessas cópias para que pudesse criá-lo como filho.

A partir daí, a animação Star Wars: Clone Wars deu continuidade a essa trama e ampliou o passado de Boba, mostrando a jornada do garoto para se vingar do jedi Mace Windu, responsável pela morte de Jango. Seus planos não deram muito certo e ele acabou sendo preso, onde aprendeu muito do ofício de fora-da-lei para formar o Boba Fett que conhecemos — incluindo sua relação com o submundo de Tatooine e conexões com Jabba.

Um novo começo

Continua após a publicidade

Todo esse sucesso que o personagem conquistou ao longo do tempo também fez com que os mandalorianos se tornassem uma raça bastante popular dentro do universo Star Wars. Como não havia nenhum sinal de que Fett voltaria para o cânone oficial, tanto o universo expandido quanto os próprios conteúdos oficiais passaram a explorar histórias que giravam em torno do caçador de recompensas, incluindo a origem de seu planeta e a mítica em torno do icônico capacete.

É a partir dessa aura de mistério que Boba Fett plantou lá em O Império Contra-Ataca que vemos nascer histórias sobre as guerras civis e o Expurgo de Mandalore, enriquecendo muito mais o passado daquele boneco que nasceu com quatro linhas de diálogo. Mesmo sem envolver o fora-da-lei diretamente, Clone Wars ampliou todas essas questões e colocou Fett em um contexto bem mais complexo no xadrez da galáxia. Ele era parte de uma história bem mais rica de um povo em queda e que iria resultar justamente naquele caçador de recompensa solitário lá na frente.

Por isso mesmo que a volta de Boba Fett em The Mandalorian não chegou a ser uma surpresa, já que tudo indicava que esse sucesso todo resultaria em uma forma de trazê-lo de volta. A própria série do Baby Yoda nasce à sombra do personagem, embora ele só apareça de fato na segunda temporada e de forma bastante pontual.

Continua após a publicidade

Assim, a estreia de O Livro de Boba Fett é a oportunidade de a Lucasfilm e a Disney mostrarem para os fãs que todas as lendas sobre o homem por baixo do capacete eram verdadeiras e entregar um caçador de recompensas tão incrível quanto a gente imaginou por décadas. A começar pela sua fuga do poço de Sarlacc e a luta para sobreviver durante todos esses anos, se alimentando do desejo de vingança e de seu senso de justiça bastante particular. E isso tudo pode ser um tempero adicional para alimentar toda a mítica em torna da armadura e da trama que se desenha de agora em diante.

O Livro de Boba Fett estreia no Disney+ nesta quarta-feira, 29 de dezembro de 2021.