Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é a Poderosa Thor e o que esperar dela em Thor: Amor e Trovão?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Junho de 2022 às 20h00

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios

Uma das principais novidades de Thor: Amor e Trovão é, sem sombra de dúvidas, o retorno da Jane Foster (Natalie Portman) ao elenco principal. E ela volta não como a namoradinha do herói, como aconteceu nos primeiros longas do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), mas como uma heroína de verdade, de uniforme e tudo. Como os trailers e demais materiais promocionais bem revelaram, ela dará as caras como a Poderosa Thor.

O nome pode até causar estranhamento em muita gente — afinal, significa que serão dois Thor em cena —, mas o conceito é bastante simples: a jovem vai ser digna de levantar o Mjölnir e, com isso, é banhada com a energia e a força do deus nórdico, o que ela usa para se tornar uma nova heroína da Terra.

Continua após a publicidade

O grande ponto é que essa novidade não é exclusiva do MCU e causou bastante barulho nos quadrinhos quando aconteceu. E mesmo com todo mundo achando que era apenas uma jogada de marketing da Marvel para chamar a atenção e que a mudança seria passageira, a Poderosa Thor se tornou uma personagem bastante longeva nas HQs e protagonizou histórias muito boas. Não por acaso, vai ser levada para o cinema.

Mas o que realmente sabemos sobre essa nova fase de Jane Foster? Os gibis já mostraram que há muito potencial nessa mudança, mas o que ela deve significar para o MCU?

Origem sofrida da Poderosa Thor

O grande ponto da transformação de Jane Foster na Poderosa Thor está na origem disso. Nos quadrinhos, isso acontece em uma fase bastante delicada para a personagem, já que ela é diagnosticada com câncer e a própria relação dela com seu lado heróico tem ligações diretas com a doença.

Continua após a publicidade

Tudo isso passa a ser apresentado a partir da revista Thor: God of Thunder #12. Nessa época, o filho de Odin havia se tornado indigno de empunhar o Mjölnir após os eventos de uma saga anterior e, com isso, o martelo procura uma nova pessoa para herdar os poderes do Deus do Trovão. E eis que Jane Foster é escolhida.

O grande ponto é que, ao entrar em sua forma divina, a transformação em Poderosa Thor praticamente anulava o efeito da quimioterapia e de todo o tratamento — ou seja, quanto mais ela entrava nesse modo modo heróico, mais rápido o câncer se desenvolvia. Com isso, todo o arco envolvendo a personagem se tornou bastante dramático, pois tratava literalmente do sacrifício de Jane.

Continua após a publicidade

Só que isso não fez com que a sua passagem pelos gibis da Marvel fosse breve. Contrariando as previsões dos críticos, todo o arco envolvendo a Poderosa Thor foi relativamente longo, durante três anos, de 2015 a 2008. E, durante essa fase, ela se envolveu em momentos bem marcantes da editora.

Ela foi fundamental, por exemplo, na saga Guerras Secretas, impedindo que uma incursão da Terra-1610 destruísse o universo 616. Além disso, em outro momento da saga, ela conseguiu sabotar o plano do Doutor Destino e ajudou a restaurar o multiverso que havia se fragmentado.

Mais tarde, ela ainda entrou para os Vingadores e ajudou o Homem de Ferro e outros heróis a enfrentar a Hydra durante a fase Império Secreto — aquela em que o Capitão América virou nazista e gerou uma série de polêmicas.

Continua após a publicidade

E o fim de todo esse arco da Poderosa Thor acontece justamente quando o câncer evolui a um ponto irreversível a ponto de o próprio Doutor Estranho alertá-la que, caso ela se transforme mais uma vez,irá morrer logo em seguida. Embora convencida a deixar a vida heróica de lado para se cuidar, ela usa o poder do Mjölnir após um vilão ameaçar destruir o novo lar dos asgardianos.

Nessa luta final, ela arremessa o vilão Mangog em direção ao sol junto com o Mjölnir e, com isso, perde todos os poderes e aceita a própria morte. Aí há uma daquelas reviravoltas de quadrinhos, em que Odin, direto de Valhalla, ajuda o Thor original a trazer a alma de Jane de volta para o mundo dos vivos. Assim, ela abandona a vida heroica e passa a cuidar de sua saúde.

A Poderosa Thor do MCU

Até agora, tudo o que foi mostrado da Poderosa Thor em Thor: Amor e Trovão é bem superficial, focando muito mais nos poderes de Jane, além do fato de ela ter superado o romance com o Deus do Trovão. Ao mesmo tempo, algumas pistas já começaram a surgir indicando que devemos ter uma trama parecida com aquela que os quadrinhos apresentaram.

Continua após a publicidade

Segundo a descrição de uma réplica do elmo da Poderosa Thor, o longa vai recriar a luta da personagem contra o câncer. No caso, Jane vai a Nova Asgard procurar tratamento contra a doença e isso vai despertar o Mjölnir. Assim, a arma será reconstruída e dará à astrofísica os poderes de Thor.

E a mesma descrição ainda sugere que a justificativa de que a sua transformação vai matá-la aos poucos também vai aparecer no filme. Assim, pode se preparar para uma conclusão de história bastante dramática para a personagem.

Isso deve fazer com que a passagem da Poderosa Thor no MCU seja bem mais breve do que nos quadrinhos. Tanto que o próprio diretor Taika Waititi já revelou que Foster não será uma substituta do herói que conhecemos, indicando que a sua participação deve mesmo se limitar a Amor e Trovão.

Continua após a publicidade

E por mais que isso possa frustrar quem esperava ver mais da personagem no MCU, ver Jane Foster se transformar em uma super-heroína é uma ótima forma de reparar o que foi feito com ela nos dois primeiros Thor. Em toda sua participação no MCU, ela foi retratada como a velha namorada em apuros — a ponto de ficar suspirando pelo herói em Mundo Sombrio.

Assim, a chegada de Poderosa Thor é tanto essa justiça sendo feita com a personagem e com a própria Natalie Portman, além de uma bela alegoria de empoderamento feminino. Não por acaso, os trailers já mostraram uma ceninha em que ela mostra que superou o relacionamento com Thor, enquanto o herói ainda parece sofrer com o término.

Thor: Amor e Trovão chega aos cinemas em 7 de julho.