Publicidade

Star Wars Day | Onde assistir a todos os filmes neste 4 de maio

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Maio de 2022 às 10h50

Link copiado!

LN_RALNBOWS
LN_RALNBOWS

Que a Força esteja com você neste 4 de maio! Hoje celebramos uma data incrivelmente popular da cultura pop mundial: o Star Wars Day, que já foi abraçado pelo criador George Lucas e a empresa atualmente dona da franquia, a hegemônica Disney.

A saga Star Wars é espalhada por uma série quase infinita de conteúdos em várias plataformas: são filmes, jogos, animações, quadrinhos e livros que expandem o universo estabelecido das três trilogias de filmes. E é sobre esses nove filmes que vamos tratar aqui. Caso você seja uma pessoa não iniciada que queira entender o porquê desse “fandom” todo, ou mesmo um fã veterano que não se cansa de maratonar todos os Star Wars, o Canaltech listou onde você pode assistir a todos os filmes da franquia, incluindo os da série principal e os spin-offs.

Sem mais delongas e começando pela ordem cronológica, a lista segue abaixo. Já está com o sabre de luz em mãos?

Continua após a publicidade

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

Ambientado 32 anos antes do filme original, A Ameaça Fantasma segue o mestre Jedi Qui-Gon Jinn, que junto de seu Padawan Obi-Wan Kenobi, deve proteger a Rainha Amidala para assegurar um fim pacífico a uma longa e nada amigável disputa comercial interplanetária.

Durante o percurso, os dois guerreiros encontram o jovem Anakin Skywalker, que apresenta uma sintonia fora do comum com a Força, ao mesmo tempo em que lidam com o retorno dos Sith, milenares rivais dos Jedi.

Continua após a publicidade

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma está disponível no Disney+.

Star Wars Episódio II: O Ataque dos Clones

Ambientado 10 anos após A Ameaça Fantasma, a galáxia está prestes a entrar em guerra, com diversos planetas em vários sistemas ameaçando se desligarem da República. O filme começa com uma tentativa de assassinato à agora Senadora Padmé Amidala, a qual, após escapar do golpe, reencontra Anakin Skywalker, agora um Padawan designado a ser seu protetor.

Continua após a publicidade

Paralelamente, o agora mestre Jedi Obi-Wan Kenobi investiga os bastidores por trás da tentativa contra a vida da senadora. Rapidamente, os três protagonistas descobrem reviravoltas políticas que estabelecem o pano de fundo para uma nova ameaça: as Guerras Clônicas.

Star Wars Episódio II: O Ataque dos Clones pode ser encontrado no Disney+.

Star Wars Episode III: A Vingança dos Sith

Continua após a publicidade

Três anos após o final de Ataque dos Clones, os Jedi estão espalhados pela galáxia, em um esforço conjunto de eliminar a ameaça dos separatistas — planetas que buscam se desligar da República. Após matar o ex-Jedi e atual Sith Conde Dookan, o veterano Anakin Skywalker começa a ter uma percepção mais sombria do papel dos Jedi ao mesmo tempo em que Obi-Wan Kenobi é incumbido pelo Conselho Jedi de matar o General Grievous, o robótico líder do movimento separatista.

Anakin começa a ter visões de sua agora esposa Padmé Amidala morrendo após dar a luz a seus filhos, paralelamente à sua missão de espionar o Chanceler Supremo da República, Palpatine, que secretamente responde por Darth Sidious, o líder por trás do ressurgimento da Ordem dos Sith. Percebendo a preocupação de Anakin, o vilão manipula o jovem Jedi até que este mergulhe no Lado Negro da Força.

Star Wars Episode III: A Vingança dos Sith pode ser encontrado no Disney+.

Continua após a publicidade

Han Solo: Uma História Star Wars

Cronologicamente, este filme marca o primeiro desvio da série principal da saga Star Wars, contando a história de origem do intrépido aventureiro canastrão Han Solo, uma figura importante da primeira e terceira trilogias.

Aqui, o jovem Han é recrutado pela armada imperial como cadete, sendo expulso por insubordinação em pouco tempo. Conforme o filme avança, ele acaba conhecendo Chewbacca, que viria a ser seu fiel braço-direito no futuro.

Han Solo: Uma História Star Wars está disponível para os assinantes do Disney+.

Continua após a publicidade

Rogue One: Uma História Star Wars

Fugindo um pouco do padrão “ópera espacial” estabelecido nos filmes principais e abordando uma temática mais voltada ao western, Rogue One conta a história de Jyn Erso, que acaba ingressando à Aliança Rebelde contra o Império após a descoberta dos planos de construção da Estrela da Morte, uma completa estação espacial de combate com poder de fogo para destruir planetas inteiros em um só golpe.

Jyn, Cassian Andor e outros personagens (alguns, velhos conhecidos dos fãs) são incumbidos de roubar os planos da superarma para oferecer uma vantagem à Aliança.

Continua após a publicidade

Rogue One: Uma História Star Wars pode ser assistido no Disney+.

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

Voltando à série original, Uma Nova Esperança se passa 19 anos após os eventos de A Vingança dos Sith, contando a história de Luke Skywalker e o mestre Jedi autoexilado Obi-Wan Kenobi, que, junto do intrépido aventureiro espacial Han Solo, busca libertar a Princesa Leia Organa de seu cativeiro nas mãos do Império. Em seu caminho, está o lorde Sith Darth Vader. Skywalker e Solo se unem à Aliança Rebelde para encontrar uma forma de destruir a Estrela da Morte, a superarma introduzida em Rogue One.

Continua após a publicidade

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança está disponível no Disney+.

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca

Três anos após o final de Uma Nova Esperança, o Império, ainda sob comando de Darth Vader e seu mestre, o Imperador, segue pressionando a Aliança Rebelde com seu superior poderio militar, especificamente procurando por Luke Skywalker e os personagens centrais do filme anterior.

Continua após a publicidade

Enquanto Vader persegue Han Solo, Leia e Chewbacca, o jovem Luke torna-se um Padawan, estudando os caminhos da Força para se tornar um guerreiro Jedi sob a tutela do antigo e sábio Mestre Yoda - este, tão antigo na antiga Ordem que foi mestre do vilão Conde Dookan.

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca pode ser assistido pelos assinantes do Disney+.

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi

Continua após a publicidade

Um ano após O Império Contra-Ataca, o Império, sob comando do Imperador e Darth Vader, está construindo uma nova Estrela da Morte para reafirmar sua capacidade militar e destruir a Aliança Rebelde de uma vez por todas.

Como a construção está sendo pessoalmente supervisionada pelo próprio imperador, a Resistência decide lançar um ataque completo na nova Estrela da Morte para colocar um fim no Império e vencer a guerra.

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi está disponível para os assinantes do Disney+, além de poder ser comprado ou alugado na Play Store.

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força

30 anos depois de O Retorno de Jedi, O Despertar da Força, introduz novos protagonistas à franquia, como Rey, Finn e Poe Dameron, que se unem à Resistência comandada pela General Leia Organa a fim de combater a Primeira Ordem, uma força militar sucessora do antigo Império, que tem em Kylo Ren seu principal personagem.

Paralelamente, a Resistência também despende esforços e recursos para encontrar o Mestre Jedi Luke Skywalker, que se isolou do universo e encontra-se desaparecido.

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força está disponível no Disney+.

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi

Pouco tempo depois do final de O Despertar da Força, Rey se encontra sob tutela de Luke Skywalker, que a treina nos caminhos da Ordem Jedi na esperança de virar o jogo contra a Primeira Ordem, que segue superando a Resistência comandada por Leia Organa a cada nova batalha.

Kylo Ren tem um papel mais detalhado no filme, com detalhes de sua origem e sua relação com a Ordem Jedi exploradas em profundidade. Este filme também serve como homenagem póstuma à atriz Carrie Fisher, que viveu a Princesa Leia, mas veio a falecer vítima de um ataque cardíaco antes da estreia do filme.

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi está listado no catálogo do Disney+.

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker

O último filme (por enquanto) da franquia mostra Rey, agora mais habituada aos caminhos da Ordem Jedi, bem como seus companheiros Finn e Poe Dameron na liderança do que pode ser o ataque final da Resistência à Primeira Ordem, a qual o filme anterior revelou estar sob comando do Imperador Palpatine (Darth Sidious), que todos pensavam ter morrido décadas antes, em O Retorno de Jedi.

Kylo Ren retorna a serviço do vilão como seu novo aprendiz, embora ainda se encontre dividido entre seu atual papel e o aprendizado de sua origem como Padawan de Luke Skywalker.

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker está disponível exclusivamente no Disney+.