Por que o Batman não aparece em O Esquadrão Suicida?

Por que o Batman não aparece em O Esquadrão Suicida?

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 09 de Agosto de 2021 às 11h45
Reprodução/Warner Bros.

O novo O Esquadrão Suicida chegou aos cinemas para apagar de vez o gosto amargo deixado pelo filme de 2016. Só que, apesar de ninguém sentir falta de conexões entre os dois longas, um ponto em específico levantou dúvidas dos fãs. Afinal, por onde anda o Batman enquanto essa nova formação da Força-Tarefa X está em atividade?

Para quem não se lembra, a cena pós-crédito do primeiro Esquadrão Suicida trazia Bruce Wayne (Ben Affleck) jantando com Amanda Waller (Viola Davis) e, em determinado ponto da conversa, o alter-ego do Homem-Morcego ameaça a agente dizendo que ela deveria acabar com o seu grupo de vilões ou a Liga da Justiça faria isso por ela. E, como o filme de James Gunn bem mostrou, Waller não deu a mínima para isso.

Mais do que isso, O Esquadrão Suicida nem mesmo se preocupa em citar o nome do Batman ao longo de suas 2h12. Por outro lado, ele mostra que a trama é uma continuação do longa de 2016 ao deixar clara a relação existente entre a Arlequina e o Capitão Bumerangue, por exemplo — além do óbvio fato de que alguns atores estão reprisando seus papéis. Então, por que ninguém se importou com a ameaça do Homem-Morcego?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Se formos considerar toda a cronologia já existente do Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês), a ausência do Batman pode ser explicada de forma bem simples: ele estava ocupado com coisas mais importantes. Como vimos na cena pós-crédito de Esquadrão Suicida, o encontro de Wayne e Waller é justamente para que o herói conseguisse informações sobre metahumanos — e que levaria diretamente aos eventos de Liga da Justiça.

Amanda Waller parece não ter levado a sério as ameaças do batman(Imagem: Divulgação/Warner Bros.)

É claro que o filme de James Gunn não nos diz exatamente em que momento a nova história se passa, mas isso é indiferente em termos de situar o Cavaleiro das Trevas. Isso significa que O Esquadrão Suicida pode se passar em paralelo à chegada do Lobo da Estepe e a ressurreição do Superman ou mesmo após todo o confronto e a formação da Liga da Justiça. Nas duas situações, Batman tem muito mais o que fazer além de ir limpar a sujeira de Waller, ainda mais quando os seus vilões não são tão perigosos assim comparados a alienígenas conquistadores de mundos. Aliás, o fato de termos um time de personagens tão mais obscuro e menos poderoso pode também ser visto como uma forma de Waller ficar fora dos radares do herói de Gotham.

Por outro lado, há uma resposta que está fora dos filmes — e essa é muito mais plausível. Quando a cena foi gravada para o filme de 2016, ainda havia a intenção de dar continuidade a esse universo, inclusive com um filme solo do Batman estrelado por Ben Affleck. No entanto, todo esse projeto foi descartado após a estreia morna de Liga da Justiça e a saída de Zack Snyder das adaptações da DC. Tanto que pouco tempo depois veio a confirmação de que The Batman seria protagonizado por Robert Pattinson, enterrando de vez as ideias que foram plantadas em Esquadrão Suicida.

É claro que podemos dar umas voltas e criar formas de conectar tudo isso. A principal delas é que o filme de Pattinson vai mostrar um Homem-Morcego ainda em início de carreira, ou seja, podendo ser visto como um Bat-Affleck ainda jovem e, portanto, pertencendo à mesma cronologia. E a gente sabe que a DC não descartou a versão maromba do herói de Liga da Justiça, já que ele estará presente em The Flash, como as várias fotos de bastidores já revelaram.

De qualquer forma, tudo isso é irrelevante para O Esquadrão Suicida, que se sustenta muito bem sem o Batman, independente do que ele estivesse fazendo enquanto uma estrela-do-mar gigante destruía uma republiqueta da América do Sul. A não ser, é claro, que usem essa brecha para uma eventual sequência.

Fonte: ScreenRant

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.