Publicidade

Por que 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd?

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2022 às 14h25

Link copiado!

Reprodução/Brian McGowan, Unsplash
Reprodução/Brian McGowan, Unsplash

Ao longo de toda esta quarta-feira (25), você vai ver muita coisa sobre o tal Dia do Orgulho Nerd. Pegando carona no fato do nerd ter entrado na moda, Star Wars ter voltado com tudo e que os super-heróis viraram uma máquina de imprimir dinheiro, várias lojas e empresas se aproveitam da data para lançar promoções ou fazer aquele post engraçadinho nas redes sociais envolvendo o tema. Mas por que 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd?

O ponto é que, na verdade, essa comemoração é tão recente quanto a própria ideia de que nerd é algo legal. É claro que os nerds sempre existiram, mas foi ao longo desta última década que eles assumiram um ponto de destaque dentro do cenário pop e do próprio mercado cultural. Até então, eles sempre foram vistos como aqueles caras estranhos do canto do pátio ou o marmanjo que lia quadrinhos e jogava videogame. “Com essa idade e gastando dinheiro com essas porcarias”, disseram várias mães e tias ao redor do mundo.

E é meio difícil dizer quando exatamente que o jogo passou a mudar. Talvez tenha sido com a explosão dos filmes de herói, a estreia de The Big Bang Theory ou um simples alinhamento dos planetas que tirou esse grupo da base da pirâmide de popularidade e o colocou no topo. Por conta disso, alguém decidiu criar um dia para reafirmar esse perfil sempre tão estereotipado. Nascia ali o “Dia do Orgulho Nerd”.

Continua após a publicidade

Quer dizer, em partes. Apesar de ser uma historinha muito bonitinha, ela é apenas meio verdadeira. É claro que vai ter muita gente que vai adotar essa versão romantizada para explicar porque 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd, mas ela é bem mais antiga que todos esses eventos e, também — veja só você —, muito mais nerd.

O Dia da Toalha

Você certamente se deparou com alguém falando que hoje não é Dia do Orgulho Nerd coisa nenhuma, mas Dia da Toalha. E, à primeira vista, não há absolutamente nenhum sentido nessa relação além do fato de que há uma data para comemorar qualquer coisa mesmo. Porém, a verdade é que o tal Dia da Toalha é muito mais antigo e, de fato, é a base do que se convencionou a chamar de Dia do Nerd. E tudo graças a um livro.

O dia 25 de maio foi escolhido para representar o Dia da Toalha em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que morreu em 11 de maio de 2001. E a sua obra sempre foi um dos cânones da literatura nerd, principalmente ao misturar ficção científica com elementos humorísticos.

Continua após a publicidade

Tanto que a própria toalha tem uma relação direta com isso. No livro, Adams descreve o objeto como um elemento fundamental de qualquer mochileiro espacial, podendo ser usado de diferentes formas em vários locais do espaço, o que a tornava um item básico de sobrevivência. Assim, ela virou um símbolo desse humor que marcou seu trabalho e uma ótima forma de se lembrar de sua obra.

A primeira vez que alguém decidiu comemorar o tal Dia da Toalha foi em exatamente 2001, quando membros de um fórum inspirado em O Guia do Mochileiro das Galáxias decidiram fazer uma homenagem prática duas semanas após sua morte: saíram às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila — como um verdadeiro mochileiro.

Continua após a publicidade

O Dia do Orgulho Nerd

Já o tal Dia do Orgulho Nerd é algo um pouco mais recente. O primeiro relato de uma movimentação da comunidade geek para reafirmar suas preferências foi em 2006, quando um grupo de nerds espanhóis decidiu mostrar que não tem problema em ser a galera excluída do colégio e que gosta de coisas que ninguém mais gosta.

E a escolha da data foi mais do que simbólica. Eles definiram o dia 25 de maio porque foi nesta data, também em 1977, que estreava Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

Continua após a publicidade

A partir daí, é possível ver como as duas comemorações andam juntas. Além de terem surgido para homenagear eventos que aconteceram quase no mesmo dia, era o mesmo público que celebrava as duas “festividades”. Tudo bem que hoje, com a nerdmania, muito mais gente viu Star Wars do que leu O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas essas duas obras sempre foram bem próximas do mesmo grupo por muito tempo.

E foi aí que o mercado viu a grande oportunidade. Afinal, se são duas coisas diferentes que falam da mesma coisa, por que não unificar?

Continua após a publicidade

Aproveitando que os filmes de heróis começaram a explodir e todo mundo queria consumir mais desses produtos que, antes, eram marginalizados, convencionou-se a chamar de Dia do Orgulho Nerd. Como dito, é um nome de afirmação e muito mais fácil de ser vendido comercialmente do que Dia da Toalha — a não ser que você trabalhe na indústria têxtil.

No fim das contas, independentemente de como você chama este 25 de maio, saiba que o dia é seu. É uma data para mostrar que todo o bully que você sofreu, as piadas que fizeram sobre seus gostos e os momentos de exclusão na aula de Educação Física o transformaram em alguém muito mais forte. Afinal, se teve algo que todo esse mundo nerd nos ensinou é: Não entre em pânico e que a Força esteja com você.