Publicidade

O que é o Dia da Toalha e qual sua relação com o Orgulho Nerd?

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2022 às 13h35

Link copiado!

Spyglass Entertainment
Spyglass Entertainment

O dia 25 de maio é uma data muito especial para o mundo nerd. Além de ser comemorado o Dia do Orgulho Nerd e o aniversário de estreia de Star Wars, ela também marca o Dia da Toalha, uma celebração tão geek quanto as demais, embora não tão lembrada assim pelo pessoal. Mas o que é esse dia?

Trata-se de uma homenagem ao escritor Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Ele faleceu em 2001 e os fãs decidiram prestar um tributo relembrando uma passagem de seus livros: a importância da toalha para qualquer mochileiro espacial que se preze.

Continua após a publicidade

Na obra, Adams afirma que a toalha é um dos itens versáteis para qualquer viajante espacial — e, por isso mesmo, essencial para quem quer ser um mochileiro. Ela pode servir tanto como arma e roupa, além de ser um ótimo apoio psicológico e útil até para proteção contra substâncias tóxicas. E, além de tudo isso, também é ótima para se enxugar depois do banho.

Dessa forma, os fãs tiveram a ideia de trazer esse conceito para a vida real. Embora ninguém seja um viajante intergaláctico, os adeptos do Dia da Toalha saem de casa com a peça a tiracolo, seja pendurada nos ombros, pescoço ou servindo como acessório em bolsas e mochilas. O importante é ostentar a toalha por aí e estar preparado para que der e vier.

O Dia da Toalha e o 25 de maio

O mais curioso é que não há uma razão precisa para o dia 25 de maio ser o Dia da Toalha. Até porque Douglas Adams morreu no dia 11, ou seja, duas semanas antes da data escolhida para a celebração.

Continua após a publicidade

A princípio, a data foi escolhida por uma questão de logística. Quando o autor morreu, em 2001, os fãs de organizaram em fóruns na internet para prestar a homenagem e isso levou um tempo até que tudo estivesse pronto.

A partir disso, convencionou-se a fazer essa celebração em 25, até por causa de toda a carga simbólica que a data carregava. Afinal, foi em um 25 de maio que, em 1977, Star Wars estreou nos cinemas pela primeira vez, o que já fazia desse dia especial para a comunidade nerd.

Continua após a publicidade

Relação com o Dia do Orgulho Nerd

É a partir dessa conjunção de datas que a relação quase umbilical do Dia da Toalha com o Dia do Orgulho Nerd começa a surgir. Como as duas celebrações são voltadas para o mesmo público, elas acabaram virando quase sinônimos.

O Dia do Orgulho Nerd aparece pela primeira vez em 2006 após um grupo na Espanha encabeçar um movimento de celebração da cultura geek. E a data escolhida foi justamente a estreia de Star Wars, que sempre foi um marco para esse pessoal. E, como já vimos, já tinha uma parte dos nerds celebrando outro expoente cultural nessa mesma data.

Continua após a publicidade

Com o tempo, contudo, o Orgulho Nerd se tornou algo bem maior, ainda mais com a popularização de grandes franquias pop e da explosão dos filmes de heróis. O mercado percebeu como esse era um nicho lucrativo e passou a explorá-lo com muito mais afinco. De bonequinhos a jogos e gibis, virou quase um Natal fora de época.

Já o Dia da Toalha seguiu bem mais discreto, muito embora comemorado pela mesma galera. Quase como um nicho dentro do nicho, ele seguiu muito mais como uma brincadeira entre os fãs do que realmente uma data comercial. É aquela celebração silenciosa de ver alguém com uma toalha no meio da rua e identificá-lo como um semelhante. Uma piada interna só para os nerds de verdade, talvez.