Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

9 adaptações das obras de Neil Gaiman, da pior para a melhor

Por| Editado por Durval Ramos | 02 de Maio de 2024 às 14h20

Link copiado!

Divulgação/Amazon, Netflix e Universal
Divulgação/Amazon, Netflix e Universal

Um dos nomes britânicos mais famosos e aclamados da atualidade, Neil Gaiman é um mestre na arte de contar histórias. Autor de obras tanto em prosa quanto em HQ, feitas com seu colaborador de longa data, o ilustrador Dave McKean, o artista se tornou especialmente famoso pelos universos fantásticos que criou.

Ávido leitor, que cresceu influenciado pelas obras de J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis e Lewis Carroll, Gaiman chegou a trabalhar como jornalista, redator e roteirista de cinema e TV enquanto desenvolvia projetos na literatura. Uma experiência muito importante para a sua escrita e que o ajudou a criar histórias complexas e com elementos mitológicos.

Continua após a publicidade

Entre seus livros mais famosos estão seu romance de estreia, Belas Maldições, lançado em 1990 em colaboração com Terry Pratchett, e Deuses Americanos, lançado em 2001 e vencedor do prêmio Hugo e Nebula. Isso, é claro, sem falar de Sandman, romance gráfico que se transformou em sua obra-prima e narra as aventuras de Morpheus, a personificação do sonho.

Por isso mesmo, o autor se tornou referência na construção de grandes universos e toda adaptação de sua obra é sempre muito celebrada. Além disso, pesa ainda muito a favor de Gaiman o fato de ele ser um autor muito acessível, que está sempre discutindo e conversando com seus fãs pelas redes sociais, o que ajuda a manter o interesse em sua histórias em alta.

Para conhecer em detalhes os trabalhos do escritor já levados para as telonas e telinhas e por quais vale a pena se aventurar, o Canaltech listou 9 adaptações das obras de Neil Gaiman. A seleção está elencada da pior para a melhor, tomando como base as avaliações da crítica e do público de cada um dos projetos.

9. How to Talk to Girls at Parties

Comédia romântica de ficção científica, How to Talk to Girls at Parties é um filme lançado em 2017 pela A24, baseado no conto de mesmo nome escrito por Neil Gaiman. Dirigido por John Cameron Mitchell, ele conta a história de Enn (Alex Sharp), um artista de quadrinhos punk que, ao lado de seus amigos, encontra um grupo de alienígenas visitando a Terra.

Entre os curiosos seres extraterrestres está Zan (Elle Fanning), uma jovem rebelde que deseja saber como as coisas funcionam em nosso planeta e acompanha Enn por uma viagem na Londres dos anos 1970. Uma aventura delirante na qual os dois jovens se apaixonam e desencadeiam uma guerra entre punks e alienígenas.

Continua após a publicidade

Com Nicole Kidman (Big Little Lies) em seu elenco, How to Talk to Girls at Parties está disponível para compra e locação no iTunes.

8. Neil Gaiman's Likely Stories

Uma das adaptações menos conhecidas do autor, Neil Gaiman's Likely Stories é uma minissérie feita pelo canal Sky Arts que traz uma versão reimaginada de quatro contos do escritor (Foreign Parts, Feeders & Eaters, Closing Time e Looking For The Girl) em quatro episódios independentes. Mistura entre realidade e fantasia, mas sempre com seu característico tom sombrio, ela traz histórias de fantasmas, poderes sobre-humanos e até canibalismo.

Continua após a publicidade

Dirigido por Iain Forsyth e Jane Pollard, o show foi lançado em 2016, pouco meses depois da estreia de Lucifer nas telinhas. Embora quase que limitado ao Reino Unido, ele teve uma boa repercussão no país e contou com atores como George MacKay (1917), Tom Hughes (A Espiã Vermelha) e Rita Tushingham (Doutor Jivago) em seu elenco.

Neil Gaiman's Likely Stories não está disponível atualmente em nenhum serviço de streaming ou plataforma digital.

7. Stardust - O Mistério da Estrela

Continua após a publicidade

Longa-metragem de aventura e fantasia romântica, Stardust - O Mistério da Estrela é uma versão para as telonas do livro de mesmo nome escrito por Gaiman em 1999 e originalmente publicado pela DC Comics. Dirigido por Matthew Vaughn (Argylle - O Superespião), o filme se passa em um reino mágico, no qual o jovem Tristan desejar recuperar uma estrela-cadente para cumprir a promessa que fez e pedir a mão de sua amada em casamento.

Em sua jornada por outro mundo, ele encontra a estrela que procura personificada em uma mulher, mas precisa disputá-la com três bruxas que querem usá-la para recuperar sua juventude, os quatro filhos de um poderoso rei e os espíritos de seus três outros filhos já falecidos.

Além de Charlie Cox (Demolidor), o filme conta ainda com Claire Danes (Homeland) e Michelle Pfeiffer (Scarface) no elenco. Isso sem falar de Ian McKellen (X-Men) na narração e um Henry Cavill em início de carreira e com uma estranha cabeleira loira.

Stardust - O Mistério da Estrela está disponível para compra e locação na Amazon, Google Play, iTunes e Microsoft Store.

Continua após a publicidade

6. Deuses Americanos

Adaptação de um dos mais ambiciosos romances de Neil Gaiman, Deuses Americanos é uma série de drama e fantasia original da rede de TV Starz, mas internacionalmente distribuída pela Amazon. Desenvolvida por Bryan Fuller e Michael Green, ela foi cancelada após três temporadas com a possibilidade de ganhar um filme ou especial para TV, até hoje nunca tirado do papel.

Transmitida entre 2017 e 2021, ela gira em torno de Shadow Moon (Ricky Whittle), um homem que após perder a esposa e sair da prisão, aceita um emprego de assistente e guarda-costas do misterioso Sr. Wednesday (Ian McShane). Ao seu lado, Shadow descobre um mundo oculto e mágico de “deuses antigos”, que enfrentam dias complicados devido à ascensão e influência de novos “deuses novos”, como a Globalização, a Mídia e a Tecnologia.

Continua após a publicidade

As três temporadas de Deuses Americanos podem ser vistas no Amazon Prime Video.

5. Sandman

Sucesso da Netflix já renovado para sua segunda temporada, Sandman é uma série de drama e fantasia baseada na famosa HQ homônima do autor. Desenvolvida pelo próprio Gaiman em parceria com David S. Goyer e Allan Heinberg, ela foi um projeto muito aguardado pelos fãs, que há anos acompanhavam as tentativas frustradas de adaptar a história para o cinema ou TV.

Continua após a publicidade

Lançada em 2022, ela segue os passos de Morpheus (Tom Sturridge), personificação do Sonho e um dos sete Perpétuos. Após conseguir escapar de um cativeiro onde foi mantido por mais de um século, Morpheus descobre que seu reino foi destruído e passa a fazer de tudo para restaurá-lo. O que inclui, até mesmo, contar com a ajuda de seus outros seis irmãos: Morte, Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.

A primeira temporada de Sandman pode ser vista na Netflix.

4. Garotos Detetives Mortos

Continua após a publicidade

Série teen de comédia sobrenatural, Garotos Detetives Mortos é uma produção lançada pela Netflix em abril de 2024, que faz parte do mesmo universo de Sandman. Spin-off nascido nos quadrinhos da Vertigo e escrito por Neil Gaiman e Matt Wagner, o show tem uma trama independente, que caminha com as próprias pernas, sem precisar de conhecimentos prévios sobre a saga.

Ambientada majoritariamente nos EUA, a trama segue os passos de Charles Rowland, um garoto que morreu e decidiu não fazer sua passagem para o Além e Edwin Paine, um fantasma que após décadas conseguiu fugir do Inferno. Melhores amigos, eles decidem abrir juntos uma agência de investigação paranormal, contando para isso com a ajuda de Crystal, uma médium psíquica e Niko, uma excêntrica, mas sensível jovem.

A primeira temporada de Garotos Detetives Mortos está disponível na Netflix.

3. Coraline e o Mundo Secreto

Continua após a publicidade

Fantasia sombria lançada em 2009, Coraline e o Mundo Secreto é um longa-metragem feito em stop-motion baseado na novela infantil Coraline escrita por Neil Gaiman. Influenciado por obras como Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz, o filme conta a história de Caroline Jones, uma garotinha quem um dia encontra uma porta secreta para outra versão de sua própria vida.

Nesse novo mundo, Coraline se diverte e fica empolgada por tudo parecer melhor e mais bonito do que na sua história original, até que seus pais alternativos começam a agir de maneira estranha, tentando aprisioná-la no local. Com vozes de Dakota Fanning (Chamas da Vingança) e Teri Hatcher (Desperate Housewives), o título chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Coraline e o Mundo Secreto pode ser visto no Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

2. Belas Maldições

Série de TV que adapta o livro de mesmo nome escrito pelo autor em parceria com Terry Pratchett, Belas Maldições é uma produção de fantasia e comédia lançada pela BBC Two e Amazon em 2019. Com uma terceira e última temporada já garantida, mas ainda sem data oficial de lançamento, a série segue os passos do anjo Aziraphale (Michael Sheen) e do demônio Crowley (David Tennant), seres que há anos estão na Terra e se tornaram amigos.

Enquanto na primeira temporada, eles precisam impedir o nascimento do anticristo e consequentemente a batalha final entre o Céu e o Inferno, na segunda season eles precisam lidar com a perda de memória do anjo Gabriel (Jon Hamm) e sua relação apaixonante e conflituosa, que se torna cada vez mais complicada.

As duas primeiras temporadas de Belas Maldições estão disponíveis no Amazon Prime Video.

1. Lucifer

Baseada no personagem da DC Comics criado por Neil Gaiman, Sam Kieth e Mike Dringenberg, Lucifer é uma série de fantasia que contou com seis temporadas exibidas entre 2016 e 2021. Desenvolvida por Tom Kapinos, ela foi cancelada pela Fox após três seasons, sendo posteriormente resgatada pela Netflix que deu mais três anos de vida ao show e fez com que ele fizesse ainda mais sucesso e conquistasse mais fãs.

Com um toque de mistério e ficção policial, o show segue os passos de Lucifer Morningstar (Tom Ellis), um anjo expulso do Céu que se tornou o Senhor do Inferno. Entediado, no entanto, com a vida que leva, ele decide abdicar de seu trono e se mudar para Los Angeles, onde passa a administrar uma boate e ajudar a detetive Chloe (Lauren German) e a polícia da cidade, utilizando seu dom de manipular os humanos para que eles revelem seus desejos.

Vale pontuar, porém, que o Lúcifer da série seguiu um caminho bem diferente daquele das histórias de Neil Gaiman. Apesar disso, o seriado fez tanto sucesso que os fãs não se importaram muito com isso, aceitando muito bem essa versão do cramunhão.

As seis temporadas de Lucifer podem ser assistidas na Netflix.