5 motivos para assistir Finch no Apple TV+

5 motivos para assistir Finch no Apple TV+

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 17 de Novembro de 2021 às 09h15
Apple TV+

O catálogo do Apple TV+ recebeu o longa Finch, uma das principais estreias do mês de novembro na plataforma de streaming. Embora com uma recepção (e até mesmo campanha promocional) bem tímida, o novo filme estrelado por Tom Hanks agradou boa parte da crítica especializada e, é claro, do público que o conferiu.

A trama, no entanto, não é pra todo mundo: Finch tem um quê pós-apocalíptico. Na história, um homem, um robô e um cachorro formam uma família improvável em uma aventura poderosa e emocionante rumo a São Francisco em busca de uma vida melhor. À beira da morte, o engenheiro de robõtica Finch cria Jeff, um robô alto e meio desengonçado, para cuidar do doguinho Goodyear quando ele não estiver mais por aqui. Enquanto o trio embarca em uma jornada perigosa em um desolado Oeste dos Estados Unidos, Finch se esforça para mostrar para sua criação a alegria e a maravilha do que significa estar vivo.

Pensando em trazer um pouco mais da obra para o público, bem como motivos para considerá-la enquanto passeia pelo catálogo do Apple TV+, o Canaltech listou 5 motivos para você assistir Finch.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

5. Tom Hanks (sim, isso já é um motivo)

(Imagem: Divulgação / Apple TV+)

Nos já falamos aqui inúmeras vezes sobre o trabalho de Tom Hanks. O ator é atualmente um dos maiores nomes de Hollywood e tem quase 60 títulos em sua filmografia, sendo incluído para 2022 em projetos com outros diretores renomados como Baz Luhrmann e Wes Anderson.

No entanto, Hanks tem a fama de "America's Dad" justamente por seu carisma e por sempre interpretar o mocinho nas telonas. Em Finch isso não é tão diferente, mas a sensação de surpresa (e até mesmo um estranhamento) é nítido logo nos primeiros minutos da trama: apesar de ser o cara legal da história, Finch Weinberg deve ser um dos personagens mais rabugentos interpretados por Hanks em toda a sua carreira. É claro que muitos anos sozinho após uma tragédia global formariam uma casca grossa em qualquer um, mas, neste longa, o ator visita características que dificilmente foram abordadas em seus personagens nos últimos anos, entregando, talvez, um de seus mais complexos personagens.

4. Gostou de Náufrago? Assista Finch!

(Imagem: Divulgação / Apple TV+)

Uma curiosidade sobre um dos trabalhos mais famosos de Tom Hanks (e, atualmente, um de seus favoritos): ele quase não interpretou Chuck Noland em Náufrago por medo de não conseguir explorar tanto seu personagem justamente por passar 99% de todo o filme sozinho numa ilha deserta. O longa foi um verdadeiro desafio para ele, mas acabou lhe rendendo indicações a diversos prêmios e mais uma parceria com o diretor Robert Zemeckis (que se juntou a O Expresso Polar, Forrest Gump e, em 2022, Pinóquio).

Em Finch, Zemeckis atua como produtor, o que explica muito essa atmosfera que vimos nos anos 2000 com Náufrago. Apesar de Hanks desta vez estar sob a companhia de Jeff e Goodyear, ainda assim é um longa que depende muito dele para se desenvolver. No entanto, o filme também traz o autoconhecimento sendo colocado à prova em todas as ocasiões de sobrevivência que os personagens vivem, muito similar ao que Hanks viveu na pele de Chuck Noland.

3. Relação cão e dono

(Imagem: Divulgação / Apple TV+)

Já listamos por aqui cinco filmes com cachorros que você definitivamente precisa incluir nas suas listas do streaming, mas, agora, adicione mais um: Finch. Neste filme, observamos a dinâmica e amizade na mais pura forma que um homem e um cão podem estabelecer. Já iniciamos o filme com ambos personagens sendo amigos; no entanto, ao longo do desenrolar da história, percebemos como na vida nada é à toa e nenhum acontecimento ocorre por acaso: as trajetórias de Finch e Goodyear teriam de se cruzar em algum momento, e o jeito que isso acontece, apesar de trágico, mostra-se de uma forma muito bonita mais tarde.

2. O carismático (e desengonçado) robô Jeff

(Imagem: Divulgação / Apple TV+)

Falamos aqui sobre a complexidade do robô Jeff, criação de Finch que tem como objetivo cuidar do cachorro Goodyear quando o engenheiro falecer. Apesar da dinâmica homem e máquina já ter sido explorada inúmeras vezes nos cinemas, Finch acaba apresentando isso de um jeito diferente por um único motivo, ou melhor, um nome: Caleb Landry Jones, de Três Anúncios para um Crime.

O ator faz não somente a voz original de Jeff, como também todos os seus movimentos. Além da tecnologia de efeitos visuais, que conseguiu muito bem surpreender nesse aspecto, a presença de Caleb e sua entrega para o personagem conseguiram cumprir com sucesso o objetivo de humanizar o robô, por mais bizarro que isso possa parecer. Jeff é uma máquina que, literalmente, "nasceu ontem", e por isso tem um jeito inocente e um tanto atrapalhado. E por mais estranho que isso soe, ele também tem um grande coração. Essa inocência do robô entra em conflito com o jeito cascudo e rabugento de Finch quase em todos os momentos da história, o que deixa o desenvolvimento da dinâmica de ambos personagens praticamente irresistível de se acompanhar.

1. Uma história sobre confiança

(Imagem: Divulgação / Apple TV+)

A principal característica de Finch é sua dificuldade em confiar não só nos outros, mas em tudo o que acontece ao seu redor. Por conta de um milhão de traumas e seus antecedentes da tragédia que afetou a Terra, o engenheiro de robótica é um senhor de poucos amigos e muito impaciente, que dificilmente considera as coisas suas por uma dificuldade enorme de se despedir e se desprender. Jeff, é claro, tira um pouco os pés de Finch do chão nesse aspecto, mostrando que não há problema em quebrar essas barreiras e que talvez demonstrar carinho, cuidado e confiança em alguns momentos pode fazer bem tanto para ele quanto para quem está ao redor.

O que fica no final das contas é uma mensagem sobre confiança nas pessoas e sobre abrir mão do próprio orgulho — afinal de contas, não temos controle de absolutamente nada que acontece em nossas vidas, e, dependendo do momento em que nos damos conta disso, o baque pode ser ainda mais doloroso.

Finch é exclusivo do Apple TV+ e pode ser assistido por todos seus assinantes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.