5 melhores filmes baseados em livros de Nicholas Sparks
Por Beatriz Vaccari • Editado por Jones Oliveira |
Nicholas Sparks é o escritor estadunidense mais popular da atualidade. O autor tem 23 livros publicados e todos eles foram best-sellers do The New York Times. E o motivo disso é bem óbvio: Sparks sempre utiliza suas palavras para transmitir histórias com muito romance e boas doses de drama para a literatura, quase todas ambientadas na Carolina do Norte, seu lar desde a infância.
- As 10 melhores adaptações de livros para o cinema
- 10 filmes fracassos de bilheteria que se tornaram clássicos
E é claro que tentariam replicar todo esse sucesso nos cinemas: ao todo, 11 livros de Sparks já foram adaptados para as telonas. Embora não sejam tão bem avaliados pela crítica, os filmes baseados na obra de Sparks são muito queridos pelo público.
Pensando nisso, o Canaltech listou os cinco melhores longa-metragens baseados em obras de Nicholas Sparks. O critério de seleção são as avaliações registradas no popular agregador de críticas Rotten Tomatoes. Vamos lá!
5. Um Amor para Recordar
Um Amor para Recordar é aquele típico filme sobre "uma boa moça mudar a vida de um cara". Apesar de a história ter envelhecido um tanto mal, o romance foi um marco da cultura pop dos anos 2000, estrelado por Mandy Moore (a Rebecca de This is Us) e Shane West (o doutor Ray Barnett em Plantão Médico).
O filme tem muito romance e, como a maioria das obras de Sparks, boas doses de drama. A história acompanha o amadurecimento de um estudante cínico do ensino médio que é obrigado a ser tutor de uma escola de baixa renda. Lá, ele reencontra Jamie Sullivan, uma garota que, apesar de conhecê-la durante toda a vida, ainda não tinha se aproximado adequadamente. Não demora para ele se apaixonar por ela e os dois viverem um romance.
Um Amor para Recordar tem 27% de aprovação no Rotten e está disponível no Looke, Paramount+ e Pluto TV (grátis)
4. Querido John
Nicholas Sparks sempre apresentou personagens que de alguma forma têm um passado cheio de história. Em Um Homem de Sorte e Querido John, por exemplo, ambos protagonistas serviram na guerra, mas, neste segundo acompanhamos uma história um pouco diferente, do soldado John Tyree (Channing Tatum) conhecendo Savannah Curtis (Amanda Seyfried) durante o verão.
Ela é universitária idealista, cheia de personalidade, e não demora muito para um forte romance nascer entre eles. No entanto, a realidade bate à porta e ele deve voltar para o serviço. Durante sete anos, eles conseguem manter um relacionamento a distância, mantendo contato apenas por cartas. Mas a distância e o tempo acabam sendo mais fortes e tornando as coisas imprevisíveis.
Querido John tem 28% de aprovação da crítica e está disponível na Netflix e Clarovideo.
3. Noites de Tormenta
Em Noites de Tormenta, acompanhamos a história de Adrienne Willis (Diane Lane) ao chegar à cidade costeira de Rodanthe na Carolina do Norte. Sua vida está um caos, precisando urgentemente de um recomeço. Na nova cidade, ela espera encontrar um pouco de conforto e resolver seus problemas, tudo isso enquanto está hospedada na pousada de umaa amiga no final de semana.
No entanto, o local tem apenas um outro hóspede além dela, o Dr. Paul Flanner (Richard Gere), um homem atormentado e com crise de consciência. E assim que a tempestade se aproxima, Paul e Adrienne se confortam e iniciam um romance intenso.
Noites de Tormenta tem 30% de aprovação no Rotten e está disponível na Netflix e HBO Max.
2. Uma Carta de Amor
Uma Carta de Amor transforma uma hipótese curiosa numa história repleta de romance. Theresa Osborne (Robin Wright) estava caminhando pela praia quando encontra uma garrafa esquisita, com uma carta romântica com um tom de despedida. Impressionada com a delicadeza do ato, ela utiliza sua profissão como jornalista para descobrir quem a escreveu e contar essa história.
A investigação leva a Garret Blake (Kevin Costner), um construtor de barcos da Carolina do Norte que escreveu a carta para a esposa, falecida precocemente. Em pouco tempo, surge uma atração mútua entre Theresa e Garret, mas os fantasmas que ele carrega não permitem viver este novo amor por completo.
Uma Carta de Amor acumula 32% de aprovação dos críticos e está disponível na HBO Max.
1. Diário de uma Paixão
Diário de uma Paixão é título que brilha até hoje no portfólio de Nicholas Sparks, independentemente de quantas obras o autor escreva. A história acompanha um romance de verão que foi vivido intensamente, mas logo interrompido pelos pais de Allie Hamilton (Rachel McAdams) devido à discrepância financeira e social do casal dela com Noah Calhoun (Ryan Gosling).
No entanto, apesar de todos os acontecimentos nas vidas dos dois personagens, o romance e todo o amor que nutriam um pelo outro nunca acabou — mesmo com o tempo passando e a interferência de outras pessoas. Noah nunca esqueceu Allie, e ela nunca esqueceu ele, mas um reencontro no futuro pode reacender essa chama.
Diário de uma Paixão é o filme de Nicholas Sparks mais bem-avaliado pela crítica, com 53% de aprovação. Ele está disponível na HBO Max.