10 melhores documentários sobre internet para você assistir
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
A explosão de serviços de streaming que vimos nos últimos anos também trouxe um fenômeno um tanto quanto inesperado: a popularização dos documentários. O formato, que sempre foi muito relegado às escolas, ao Globo Repórter e àquela categoria do Oscar que o pessoal nunca deu muita atenção, passou a ser muito consumido nesses serviços — e, como era de se esperar, a internet se tornou um dos assuntos que mais gerou assunto para esse tipo de produção.
- Os 10 melhores documentários disponíveis na Netflix
- Os 10 melhores documentários sobre crimes para assistir na Netflix
- 5 documentários brasileiros imperdíveis para assistir na Netflix
Também pudera: ela é parte fundamental da vida moderna e responsável tanto por muitas das nossas facilidades como também das nossas mazelas. E o que os documentaristas modernos estão fazendo muito bem é encontrar histórias que mostrem essas duas facetas da vida online, evidenciando aquilo que a gente nem sempre percebe à primeira vista quando nos conectamos.
Assim, se você está interessado em saber um pouco mais do submundo da deep web, sobre como atuava o famoso grupo hacker que abalou o mundo ou sobre quem são os capitães da grande nau da pirataria, saiba que existe um enorme oceano de conteúdo para desbravar. E, para ajudá-lo a se encontrar em meio a tantas opções, o Canaltech lista aqui alguns dos melhores documentários sobre a internet que você precisa assistir para entender ela funciona e impacta nossa vida em níveis inimagináveis.
10. Citizenfour
Brincadeiras à parte com o Oscar, a verdade é que a maior premiação do cinema é um bom ponto de partida para a gente encontrar ótimos documentários sobre a internet. Exemplo disso é Citizenfour, produzido pela jornalista Laura Poitras e que acompanha o seu trabalho junto com o colega Glenn Greenwald (sim, aquele mesmo) na entrevista em que o então analista de sistemas da CIA Edward Snowden apresenta documentos e detalhes sobre o sistema de vigilância global do governo dos EUA pela NSA.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
O relato de Snowden ao jornal The Guardian foi um escândalo que praticamente mudou a forma com que toda a internet lidava com a questão da privacidade, colocando o governo dos Estados Unidos quase como um grande espião de tudo o que se fazia no mundo. Assim, para entender o que foi essa polêmica e as consequências que derivaram dela, essa produção é fundamental.
Infelizmente, Citizenfour não é tão fácil de ser encontrado. Google e Amazon têm o filme em seus catálogos para locação, mas não em seus serviços brasileiros.
9. We Steal Secrets: The Story of Wikileaks
Ainda nessa onda de histórias sobre privacidade na internet e governos, o documentário We Steal Secrets conta a história de outro personagem marcante nessa virada de década, que é o próprio WikiLeaks. O site colaborativo foi criado para que pessoas enviassem vazamentos de informações governamentais e se tornou a dor de cabeça de muito chefe de Estado mundo afora, transformando Julian Assange na maior persona non grata do planeta.
O filme conta com entrevistas do próprio Assange e mostra como ele deu vida a essa plataforma que divulgava dados sigilosos de governos. E o debate que a produção faz sobre a importância de publicar essas informações e a necessidade de manter certos documentos em sigilo é algo que vale a pena conferir.
We Steal Secrets: The Story of Wikileaks está disponível para locação no Google Play.
8. Nothing to Hide
Fechando nossa trinca de documentários relacionados à privacidade, o independente Nothing to Hide deixa a discussão do nível governamental e a traz para a esfera do cotidiano. Afinal, o quanto a privacidade dos seus dados é importante? E a ideia do documentarista Marc Meillassoux é partir da brincadeira feita no título — ou seja, de que as pessoas não têm nada a esconder — e mostrar como as informações que a gente publica e fornece na internet podem impactar e muito a nossa vida.
A ideia é evidenciar como empresas e o governo se aproveitam desses dados e como isso acaba voltando para nós de algum modo — e que, por isso mesmo, a gente deveria tomar muito mais cuidado antes de sair liberando autorizações online e baixando apps que exponham toda nossa vida.
Nothing to Hide está disponível na íntegra no Vimeo com legendas em português.
7. Sujeito a Termos e Condições
Seja sincero: você lê todos os termos de uso de um serviço antes de clicar em "Concordo" sempre que baixa um novo app ou cria uma conta em alguma plataforma? Pois o documentário Sujeito a Termos e Condições vai te mostrar exatamente o que se esconde nesses textos que todo mundo ignora e como as empresas se aproveitam da nossa preguiça para ter acesso a permissões que não deveriam.
Esse é o tipo de filme que vai te deixar extremamente paranóico depois de assisti-lo, com medo de aceitar qualquer coisa dali em diante. É assustador, mas necessário.
E curiosamente, não está disponível em nenhum streaming ou serviço de vídeo sob demanda no Brasil.
6. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz
O nome de Aaron Swartz pode não ser tão conhecido, mas sua criação certamente é: trata-se do pai do Reddit. A história é muito interessante não só porque narra como um dos maiores fóruns de discussão da internet atual surgiu, mas porque mostra também a luta de Swartz em defesa da disseminação do conhecimento na internet — o que inclui todas as consequências que vêm disso e que fizeram a vida do rapaz um inferno e culminou em sua morte.
O documentário O Menino da Internet está disponível no Libreflix.
5. TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard
O The Pirate Bay já se tornou sinônimo de pirataria — tanto que nem tenta esconder isso e ostenta essa relação em seu nome — e há anos vem causando dor de cabeça para empresas, estúdios, gravadoras e quem quer que tenha algum tipo de direito autoral. E o documentário conta a história do site a partir da vida de seus fundadores Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm e de todas as disputas judiciais nas quais eles se envolveram por causa do site.
E se a história de três jovens lutando contra megacorporações — e, de certo modo, vencendo — não é o suficiente, basta lembrar que o site de torrents ainda segue aí firme e forte mesmo depois de tanto tempo e o documentário mostra bem como isso é possível.
O curioso é que TPB AFK foi inteiramente financiado via Kickstarter. O projeto foi orçado em US$ 25 mil e, em apenas três dias, levantou mais de US$ 51 mil. E como não poderia deixar de ser em uma produção sobre o The Pirate Bay, seus direitos são abertos via Creative Commons, o que significa que você pode assisti-lo na íntegra pelo YouTube.
4. O Surgimento e a Ascensão do Bitcoin
Em 2014, muito antes de a gente ver a escalada de preço do Bitcoin e do surgimento de uma infinidade de outras criptomoedas, o documentário O Surgimento e a Ascensão do Bitcoin já tentava explicar o que era esse fenômeno e como ele iria mudar a forma como a gente pensa economia. E, por mais que ele esteja um pouco datado — sete anos fazem muita diferença nesse mundo —, continua sendo uma história incrível de se conferir.
O Surgimento e a Ascensão do Bitcoin está disponível para locação no Google Play.
3. Deep Web
A gente já se acostumou a ver jornais e TVs tratando a deep web sempre como se fosse um beco escuro da internet onde tudo de ruim se esconde, de venda de drogas à contratação de assassinos de aluguel. Mas o que sabemos de verdade sobre ela? O documentário Deep Web explora um pouco melhor esse canto da vida online e desmistifica alguns pontos ao mesmo tempo em que mostra alguma das ilegalidades que realmente rolam por lá.
O foco da discussão é a liberdade na internet e o que as pessoas fazem com ela. Por um lado, parece realmente muito interessante um espaço onde você pode navegar sem deixar rastros, mas o que acontece quando isso é usado para venda de drogas e outras coisas ainda piores? E a produção levanta esse debate a partir da Silk Road, uma plataforma de venda de entorpecentes da deep web.
Infelizmente, não está disponível em nenhum streaming ou serviço sob demanda no Brasil.
2. We Are Legion: Anonymous
Você certamente já viu a icônica máscara aparecendo no noticiário sobre ataques hackers. Também pudera, pois o grupo Anonymous se tornou um dos maiores no mundo do ciberativismo na última década, fazendo empresas como a Sony tombarem diante de si. E o documentário We Are Legion explora um pouco mais os bastidores desses ataques ao mesmo tempo em que apresenta os ideais do grupo.
É uma produção interessante para quem quer saber mais e discutir sobre anonimato, privacidade e censura na internet.
We Are Legion está disponível no Libreflix.
1. Privacidade Hackeada
Para encerrar nossa lista, uma das produções mais recentes e relevantes da atualidade. Afinal, você tem ideia de que informações você está divulgando na internet e como isso pode impactar o rumo de um país, principalmente durante uma eleição? A partir do escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica, o documentário Privacidade Hackeada aborda como esses dados aparentemente ingênuos se transformam em algo valioso para grandes corporações e políticos, a ponto de moldar a nossa perspectiva da realidade.
A trama é narrada a partir de três pontos de vista, incluindo de uma ex-funcionária da empresa que detalha como essas informações eram usadas e de um pesquisador que foi alvo da Cambridge Analytica. Tão assustador que parece ficção.
Privacidade Hackeada está disponível na Netflix.