10 melhores documentários sobre internet para você assistir

10 melhores documentários sobre internet para você assistir

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 05 de Julho de 2021 às 11h40
Divulgação/Channel 4, Netflix, Nonami

A explosão de serviços de streaming que vimos nos últimos anos também trouxe um fenômeno um tanto quanto inesperado: a popularização dos documentários. O formato, que sempre foi muito relegado às escolas, ao Globo Repórter e àquela categoria do Oscar que o pessoal nunca deu muita atenção, passou a ser muito consumido nesses serviços — e, como era de se esperar, a internet se tornou um dos assuntos que mais gerou assunto para esse tipo de produção.

Também pudera: ela é parte fundamental da vida moderna e responsável tanto por muitas das nossas facilidades como também das nossas mazelas. E o que os documentaristas modernos estão fazendo muito bem é encontrar histórias que mostrem essas duas facetas da vida online, evidenciando aquilo que a gente nem sempre percebe à primeira vista quando nos conectamos.

Assim, se você está interessado em saber um pouco mais do submundo da deep web, sobre como atuava o famoso grupo hacker que abalou o mundo ou sobre quem são os capitães da grande nau da pirataria, saiba que existe um enorme oceano de conteúdo para desbravar. E, para ajudá-lo a se encontrar em meio a tantas opções, o Canaltech lista aqui alguns dos melhores documentários sobre a internet que você precisa assistir para entender ela funciona e impacta nossa vida em níveis inimagináveis.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

10. Citizenfour

Brincadeiras à parte com o Oscar, a verdade é que a maior premiação do cinema é um bom ponto de partida para a gente encontrar ótimos documentários sobre a internet. Exemplo disso é Citizenfour, produzido pela jornalista Laura Poitras e que acompanha o seu trabalho junto com o colega Glenn Greenwald (sim, aquele mesmo) na entrevista em que o então analista de sistemas da CIA Edward Snowden apresenta documentos e detalhes sobre o sistema de vigilância global do governo dos EUA pela NSA.

O relato de Snowden ao jornal The Guardian foi um escândalo que praticamente mudou a forma com que toda a internet lidava com a questão da privacidade, colocando o governo dos Estados Unidos quase como um grande espião de tudo o que se fazia no mundo. Assim, para entender o que foi essa polêmica e as consequências que derivaram dela, essa produção é fundamental.

Infelizmente, Citizenfour não é tão fácil de ser encontrado. Google e Amazon têm o filme em seus catálogos para locação, mas não em seus serviços brasileiros.

9. We Steal Secrets: The Story of Wikileaks

Ainda nessa onda de histórias sobre privacidade na internet e governos, o documentário We Steal Secrets conta a história de outro personagem marcante nessa virada de década, que é o próprio WikiLeaks. O site colaborativo foi criado para que pessoas enviassem vazamentos de informações governamentais e se tornou a dor de cabeça de muito chefe de Estado mundo afora, transformando Julian Assange na maior persona non grata do planeta.

O filme conta com entrevistas do próprio Assange e mostra como ele deu vida a essa plataforma que divulgava dados sigilosos de governos. E o debate que a produção faz sobre a importância de publicar essas informações e a necessidade de manter certos documentos em sigilo é algo que vale a pena conferir.

We Steal Secrets: The Story of Wikileaks está disponível para locação no Google Play.

8. Nothing to Hide

Fechando nossa trinca de documentários relacionados à privacidade, o independente Nothing to Hide deixa a discussão do nível governamental e a traz para a esfera do cotidiano. Afinal, o quanto a privacidade dos seus dados é importante? E a ideia do documentarista Marc Meillassoux é partir da brincadeira feita no título — ou seja, de que as pessoas não têm nada a esconder — e mostrar como as informações que a gente publica e fornece na internet podem impactar e muito a nossa vida.

A ideia é evidenciar como empresas e o governo se aproveitam desses dados e como isso acaba voltando para nós de algum modo — e que, por isso mesmo, a gente deveria tomar muito mais cuidado antes de sair liberando autorizações online e baixando apps que exponham toda nossa vida.

Nothing to Hide está disponível na íntegra no Vimeo com legendas em português.

7. Sujeito a Termos e Condições

Seja sincero: você lê todos os termos de uso de um serviço antes de clicar em "Concordo" sempre que baixa um novo app ou cria uma conta em alguma plataforma? Pois o documentário Sujeito a Termos e Condições vai te mostrar exatamente o que se esconde nesses textos que todo mundo ignora e como as empresas se aproveitam da nossa preguiça para ter acesso a permissões que não deveriam.

Esse é o tipo de filme que vai te deixar extremamente paranóico depois de assisti-lo, com medo de aceitar qualquer coisa dali em diante. É assustador, mas necessário.

E curiosamente, não está disponível em nenhum streaming ou serviço de vídeo sob demanda no Brasil.

6. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz

O nome de Aaron Swartz pode não ser tão conhecido, mas sua criação certamente é: trata-se do pai do Reddit. A história é muito interessante não só porque narra como um dos maiores fóruns de discussão da internet atual surgiu, mas porque mostra também a luta de Swartz em defesa da disseminação do conhecimento na internet — o que inclui todas as consequências que vêm disso e que fizeram a vida do rapaz um inferno e culminou em sua morte.

O documentário O Menino da Internet está disponível no Libreflix.

5. TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard

O The Pirate Bay já se tornou sinônimo de pirataria — tanto que nem tenta esconder isso e ostenta essa relação em seu nome — e há anos vem causando dor de cabeça para empresas, estúdios, gravadoras e quem quer que tenha algum tipo de direito autoral. E o documentário conta a história do site a partir da vida de seus fundadores Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm e de todas as disputas judiciais nas quais eles se envolveram por causa do site.

E se a história de três jovens lutando contra megacorporações — e, de certo modo, vencendo — não é o suficiente, basta lembrar que o site de torrents ainda segue aí firme e forte mesmo depois de tanto tempo e o documentário mostra bem como isso é possível.

O curioso é que TPB AFK foi inteiramente financiado via Kickstarter. O projeto foi orçado em US$ 25 mil e, em apenas três dias, levantou mais de US$ 51 mil. E como não poderia deixar de ser em uma produção sobre o The Pirate Bay, seus direitos são abertos via Creative Commons, o que significa que você pode assisti-lo na íntegra pelo YouTube.

4. O Surgimento e a Ascensão do Bitcoin

Em 2014, muito antes de a gente ver a escalada de preço do Bitcoin e do surgimento de uma infinidade de outras criptomoedas, o documentário O Surgimento e a Ascensão do Bitcoin já tentava explicar o que era esse fenômeno e como ele iria mudar a forma como a gente pensa economia. E, por mais que ele esteja um pouco datado — sete anos fazem muita diferença nesse mundo —, continua sendo uma história incrível de se conferir.

O Surgimento e a Ascensão do Bitcoin está disponível para locação no Google Play.

3. Deep Web

A gente já se acostumou a ver jornais e TVs tratando a deep web sempre como se fosse um beco escuro da internet onde tudo de ruim se esconde, de venda de drogas à contratação de assassinos de aluguel. Mas o que sabemos de verdade sobre ela? O documentário Deep Web explora um pouco melhor esse canto da vida online e desmistifica alguns pontos ao mesmo tempo em que mostra alguma das ilegalidades que realmente rolam por lá.

O foco da discussão é a liberdade na internet e o que as pessoas fazem com ela. Por um lado, parece realmente muito interessante um espaço onde você pode navegar sem deixar rastros, mas o que acontece quando isso é usado para venda de drogas e outras coisas ainda piores? E a produção levanta esse debate a partir da Silk Road, uma plataforma de venda de entorpecentes da deep web.

Infelizmente, não está disponível em nenhum streaming ou serviço sob demanda no Brasil.

2. We Are Legion: Anonymous

Você certamente já viu a icônica máscara aparecendo no noticiário sobre ataques hackers. Também pudera, pois o grupo Anonymous se tornou um dos maiores no mundo do ciberativismo na última década, fazendo empresas como a Sony tombarem diante de si. E o documentário We Are Legion explora um pouco mais os bastidores desses ataques ao mesmo tempo em que apresenta os ideais do grupo.

É uma produção interessante para quem quer saber mais e discutir sobre anonimato, privacidade e censura na internet.

We Are Legion está disponível no Libreflix.

1. Privacidade Hackeada

Para encerrar nossa lista, uma das produções mais recentes e relevantes da atualidade. Afinal, você tem ideia de que informações você está divulgando na internet e como isso pode impactar o rumo de um país, principalmente durante uma eleição? A partir do escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica, o documentário Privacidade Hackeada aborda como esses dados aparentemente ingênuos se transformam em algo valioso para grandes corporações e políticos, a ponto de moldar a nossa perspectiva da realidade.

A trama é narrada a partir de três pontos de vista, incluindo de uma ex-funcionária da empresa que detalha como essas informações eram usadas e de um pesquisador que foi alvo da Cambridge Analytica. Tão assustador que parece ficção.

Privacidade Hackeada está disponível na Netflix.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.