Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Matrix 4 | Entenda as cenas do estranho sonho de Neo

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2021 às 11h15

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.

Como era de se esperar, o trailer de The Matrix Resurrections veio repleto de simbolismos e easter eggs. Como muita gente percebeu, há vários elementos em azul indicando que Neo (Keanu Reeves) está sendo mantido preso dentro da Matrix, fazendo com que as lembranças de ser o Escolhido sejam apenas um sonho estranho que ele tem de vez em quando. E vemos rapidamente o que são essas imagens.

As cenas aparecem muito rapidamente no início do trailer e são tão enigmáticas para nós quanto para o próprio protagonista. Algumas até são compreensíveis, como os trechos da trilogia original, mas outros levantam dúvidas sobre o real significado.

Continua após a publicidade

Assim, para ajudá-lo a se situar dentro desses pequenos simbolismos que The Matrix Resurrections trouxe em seu primeiro trailer, o Canaltech detalha cada um dos sonhos de Neo no novo filme.

Os olho do atirador

O primeiro momento que mais impressiona nessa rápida colagem de cenas é o atirador cujos olhos se transformam na programação da Matrix. É o que abre os sonhos de Neo e não dá para saber ao certo qual é o contexto da cena e muito menos quem é o homem com a arma. Contudo, fica bem claro quando os seus olhos mudam.

Continua após a publicidade

A principal aposta dos fãs é que essa estranha mudança tenha algo a ver com os agentes. Como a trilogia original apresentou e que chega a ser mostrado no trailer, os agentes Smith e Johnson conseguem possuir qualquer habitante da Matrix quando necessário e acredita-se que esse efeito nos olhos seja uma espécie de upgrade desse poder. Dessa forma, os vilões poderiam acessar qualquer indivíduo sem necessariamente assumir a sua forma — quase como um controle mental.

Neo e o retorno do Bullet Time

Uma das marcas registradas de Matrix aparece pela primeira vez em Resurrections no sonho de Neo, com o herói tentando impedir o avanço de uma bala. A impressão que dá é que essa cena é uma sequência do trecho anterior, com o tiro sendo dado pelo homem de olhos de Matrix. Isso significa que o disparo não foi feito contra o protagonista, mas alguém importante para ele.

Continua após a publicidade

O que importa aqui é que o personagem não consegue parar o tiro, como fazia na trilogia original. Isso indica que os seus poderes ainda não voltaram por completo — possivelmente efeito das pílulas azuis que ele passou a tomar.

As máquinas ressuscitando Neo

Desde que The Matrix Resurrections foi anunciado, todo mundo se perguntou como o herói iria voltar, já que ele tinha supostamente morrido ao fim de Matrix Revolutions. E essa rápida montagem onírica do novo filme parece ter respondido a essa questão, mostrando as máquinas quase reconstruindo o Escolhido e colocando-o mais uma vez dentro da Matrix.

Continua após a publicidade

Só que, mais do que explicar como o protagonista sobreviveu, a grande dúvida está no porquê. Levando em conta que ele tem poderes que nenhum outro humano possui e é capaz de iniciar uma revolução e acabar com o domínio das máquinas, por que diabos os robôs decidiram dar uma segunda chance para uma ameaça desse porte ao invés de deixá-lo morto em algum canto?

O novo Morpheus

Continua após a publicidade

Há uma rápida cena nos sonhos de Neo em que vemos o ator Yahya Abdul Mateen II — que todo mundo tem certeza de que é uma versão mais jovem de Morpheus — atirando com duas armas, em uma posição que lembra muito a trilogia original. A grande dúvida é como isso se encaixa dentro nas memórias do protagonista, já que ele não tem qualquer memória desta versão de seu amigo. A não ser, é claro, que não estejamos falando de lembranças, mas de alguma outra coisa. Um novo déjà vu, talvez?

O aperto de mãos brilhante

Vemos ainda um breve trecho em que Neo e Trinity (Carrie-Anne Moss) apertam as mãos e isso faz com que uma luz comece a emanar. Como o site ScreenRant destaca, o apertar de mãos é uma imagem que se repete algumas vezes no trailer de Resurrections e, neste caso em específico, dá a entender que será o modo como a dupla de heróis vai despertar seus poderes.

Continua após a publicidade

A Trinity do primeiro Matrix

Há várias referências bastante explícitas ao primeiro Matrix neste trailer de Resurrections. Só que, além da pílula vermelha e do coelho branco, que ecoam cenas do original, a gente tem momentos que parecem ter sido retirados do filme de 1999 e colocados em Matrix 4.

Continua após a publicidade

Entre elas está um trecho em que vemos a Trinity do primeiro longa sendo cercada pelos agentes enquanto encara uma parede. Só que, apesar de ser muito parecido com a versão do primeiro filme, há algumas pequenas diferenças na cena que indicam que não se trata de um flashback. Isso reforça a teoria de que a história está se repetindo e que a Matrix se desenvolve de forma cíclica.

As novas máquinas

Já no mundo real, fora da Matrix, há uma breve demonstração de um novo tipo de máquina. Não se trata daquelas fazendas de seres humanos em que as pessoas eram colocadas em bolsões para viverem o sonho das máquinas, mas de algo um pouco mais elaborado.

Continua após a publicidade

A principal teoria para esta cena é que ela responde à pergunta sobre o porquê Neo foi colocado de volta dentro da Matrix pelas máquinas. levando em conta que ele é o Escolhido e que possui um nível de poder muito superior a qualquer outro indivíduo, ele também seria uma fonte de energia formidável e, por isso, seria colocado em uma máquina separada das demais — possivelmente a que é exibida na tela.

A hipótese ainda aponta que ele não estaria sozinho e que a mesma máquina ainda estaria incubando Trinity logo ao lado.

O despertar de Neo

Continua após a publicidade

O sonho ainda conta com Neo despertando no mundo real. A levar em conta as luzes vermelhas, tudo indica que se trata da mesma máquina descrita acima e não das fazendas normais que a trilogia original apresentou. Aliás, vale destacar que há outra cena no trailer de Matrix Resurrections em que vemos o protagonista conectado às máquinas, mas em um ambiente um pouco diferente.

O estalar de dedos

Como não poderia deixar de ser, o sonho de Neo termina em um estalar de dedos. A grande pergunta é de quem. Vemos apenas a mão e parte da roupa do indivíduo, o que já dão boas pistas da identidade do indivíduo. Levando em conta o anel e o terno, há grandes chances de estarmos diante do Merovíngio (Lampert Wilson), um dos vilões de Matrix Reloaded e que já foi confirmado em Matrix 4.

Continua após a publicidade

Fonte: ScreenRant