Matrix 4 │ Arquiteto pode voltar à franquia e já teria até aparecido no trailer

Matrix 4 │ Arquiteto pode voltar à franquia e já teria até aparecido no trailer

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 18 de Setembro de 2021 às 18h30
Reprodução/Warner Bros.

O trailer de The Matrix Resurrections deixou bem claro que parte da temática do novo filme vai ser o caráter cíclico daquela realidade, tanto que temos Neo (Keanu Reeves) despertando novamente e até o que todo mundo acredita ser um novo Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II). Só que, mais do que isso, uma nova teoria aponta que o personagem de Neil Patrick Harris, que aparece rapidamente, também é a reencarnação de alguém muito importante para o universo Matrix.

Segundo essa nova hipótese, o ator vai viver ninguém menos do que uma versão atualizada do Arquiteto, a grande entidade apresentada na franquia em Matrix Reloaded que desempenha um papel quase divino dentro daquela realidade. E as pistas para isso são várias, segundo os fãs. A primeira delas é que Harris é um nome de peso no elenco para desempenhar um papel tão trivial quanto o do psiquiatra do herói, então é quase certo de que ele vai ter uma função um pouco maior na trama, embora não tenha sido revelada exatamente qual.

Neil Patrick Harris é um nome grande demais para ser apenas o psiquiatra de Neo (Imagem: Reprodução/Warner Bros.)

Além disso, há a própria essência do que é esse personagem. Na trilogia original, o Arquiteto foi apresentado como um sistema criado pelas máquinas para auxiliá-las a compreender melhor a condição humana e, assim, ele teria ajudado a moldar as diferentes versões da Matrix a partir de cada aprendizado — o que estabelecia o caráter cíclico desse mundo artificial.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Dessa forma, enquanto em Reloaded essa entidade era representada como uma forma quase divina, ele apareceria mais como um homem da ciência em Resurrections. É aí que teríamos Harris desempenhando esse papel, com o Arquiteto assumindo a forma de um psiquiatra que, a partir de sessões de terapia, passaria a coletar informações sobre a mente humana para alimentar o conhecimento das máquinas ao mesmo tempo em que mantém Neo sob controle.

Isso fica bem claro já no próprio trailer, quando a gente vê vários elementos em azul dentro do escritório do personagem, em alusão à pílula que mantém as pessoas sob a influência da Matrix. Há também um gato preto que muita gente vê como uma referência ao felino que aparece no primeiro Matrix para indicar o déjà vu — ou seja, a falha na simulação.

Em Matrix Reloaded, a figura do Arquiteto é muito mais pomposa (Imagem: Reprodução/Warner Bros.)

É claro que tudo isso é apenas especulação, ainda mais quando o personagem de Neil Patrick Harris apareceu por apenas alguns poucos segundos no trailer, mas não há como negar que a teoria faz um certo sentido quando lembramos de tudo aquilo que Matrix já nos apresentou no passado. Seria uma explicação bastante mirabolante, do jeito que a franquia gosta.

The Matrix Resurrections é dirigido por Lana Wachowski e traz Keanu Reeves novamente no papel principal, ao lado de Carrie-Anne Moss. Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick e Christina Ricci também estão no elenco O filme chega aos cinemas brasileiros em 22 de dezembro.

Fonte: CBR

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.