Publicidade

Matrix 4 | Arquiteto pode voltar à franquia e já teria até aparecido no trailer

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Setembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.
Tudo sobre Warner Bros

O trailer de The Matrix Resurrections deixou bem claro que parte da temática do novo filme vai ser o caráter cíclico daquela realidade, tanto que temos Neo (Keanu Reeves) despertando novamente e até o que todo mundo acredita ser um novo Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II). Só que, mais do que isso, uma nova teoria aponta que o personagem de Neil Patrick Harris, que aparece rapidamente, também é a reencarnação de alguém muito importante para o universo Matrix.

Segundo essa nova hipótese, o ator vai viver ninguém menos do que uma versão atualizada do Arquiteto, a grande entidade apresentada na franquia em Matrix Reloaded que desempenha um papel quase divino dentro daquela realidade. E as pistas para isso são várias, segundo os fãs. A primeira delas é que Harris é um nome de peso no elenco para desempenhar um papel tão trivial quanto o do psiquiatra do herói, então é quase certo de que ele vai ter uma função um pouco maior na trama, embora não tenha sido revelada exatamente qual.

Continua após a publicidade

Além disso, há a própria essência do que é esse personagem. Na trilogia original, o Arquiteto foi apresentado como um sistema criado pelas máquinas para auxiliá-las a compreender melhor a condição humana e, assim, ele teria ajudado a moldar as diferentes versões da Matrix a partir de cada aprendizado — o que estabelecia o caráter cíclico desse mundo artificial.

Dessa forma, enquanto em Reloaded essa entidade era representada como uma forma quase divina, ele apareceria mais como um homem da ciência em Resurrections. É aí que teríamos Harris desempenhando esse papel, com o Arquiteto assumindo a forma de um psiquiatra que, a partir de sessões de terapia, passaria a coletar informações sobre a mente humana para alimentar o conhecimento das máquinas ao mesmo tempo em que mantém Neo sob controle.

Isso fica bem claro já no próprio trailer, quando a gente vê vários elementos em azul dentro do escritório do personagem, em alusão à pílula que mantém as pessoas sob a influência da Matrix. Há também um gato preto que muita gente vê como uma referência ao felino que aparece no primeiro Matrix para indicar o déjà vu — ou seja, a falha na simulação.

Continua após a publicidade

É claro que tudo isso é apenas especulação, ainda mais quando o personagem de Neil Patrick Harris apareceu por apenas alguns poucos segundos no trailer, mas não há como negar que a teoria faz um certo sentido quando lembramos de tudo aquilo que Matrix já nos apresentou no passado. Seria uma explicação bastante mirabolante, do jeito que a franquia gosta.

The Matrix Resurrections é dirigido por Lana Wachowski e traz Keanu Reeves novamente no papel principal, ao lado de Carrie-Anne Moss. Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick e Christina Ricci também estão no elenco O filme chega aos cinemas brasileiros em 22 de dezembro.

Continua após a publicidade

Fonte: CBR