Publicidade

Matrix 4 | Teoria sugere que Trinity morreu e foi substituída por um clone

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Setembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.

O trailer de The Matrix Resurrections serviu não apenas para elevar as expectativas para a aguardada sequência da série, mas também para fazer os fãs especularem sobre os rumos da história, principalmente em torno do retorno de Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Anne-Carrie Moss). Tanto que uma das teorias mais recentes acredita que um dos protagonistas é, na verdade, uma simulação da própria Matrix.

De acordo com a hipótese levantada pelos fãs, a Trinity que aparece no trailer divulgado na semana passada não é a mesma que vimos na trilogia original e que a heroína teria realmente morrido no fim de Matrix Revolutions. Assim, em Matrix 4, ela seria apenas uma ilusão criada pelas máquinas possivelmente para manter Neo aprisionado.

Continua após a publicidade

E as pistas para isso estariam presentes no próprio trailer. A primeira delas é que Trinity aparece em Resurrections com poderes que, até então, tinham sido manifestados apenas pelo Escolhido. Tanto que é por esse motivo que há uma outra teoria que aponta que a personagem é quem deve ser a Escolhida nessa nova fase da série.

Além disso, em determinado momento, é possível vê-la com linhas de código da Matrix descendo em seu rosto, quase como se fossem lágrimas. Trata-se de uma cena muito rápida, mas que chamou a atenção dos olhares atentos da internet por ser o tipo de interação que pode indicar o momento em que Neo percebe que a sua amada não existe de verdade.

Isso tudo coincide com a grande questão deixada em Matrix Revolutions: Trinity já está morta. Ao contrário do personagem de Keanu Reeves, que tinha uma deixa que indicava que ele havia sobrevivido ao final da trilogia, o seu fim parecia ter sido definitivo e não há nada revelado até agora que justifique o seu retorno — nada, exceto o fato de que não é ela de verdade quem aparece no trailer.

Continua após a publicidade

O que chama a atenção, além de todas essas evidências, é que a teoria faz bastante sentido para a possível história do filme. Pelo que vimos, Matrix 4 deve seguir a ideia dos acontecimentos cíclicos, ou seja, repetindo e atualizando alguns acontecimentos que vimos no filme original, mas com uma nova roupagem. É por isso que temos o ator Yahya Abdul-Mateen II como um jovem Morpheus ao invés de Laurence Fishburne.

Dessa forma, teríamos Neo sendo despertado para a realidade a partir também de uma nova Trinity — algo que podemos ver com Jessica Yu Li Henwick, cujo papel ainda não foi revelado, embora o trailer tenha deixado bem claro o seu papel dentro da trama.

Assim, com uma nova Trinity em ação, não seria estranho descobrir que a personagem de Carrie-Anne Moss é, na verdade, esse simulacro criado pelas máquinas para manter Neo sob controle e, de alguma forma, roubar os seus poderes. Isso explicaria, por exemplo, porque ela aparece com essas habilidades especiais até então inéditas.

Continua após a publicidade

O curioso é que Trinity não aparece como uma vilã no trailer. Na verdade, é possível vê-la lado a lado de Neo em vários momentos, inclusive em cenas de ação. Isso pode tanto indicar que toda essa teoria está furada quanto revelar que esse construto digital não tem ideia de sua natureza e realmente acredita ser um humano de verdade — o que traria a discussão filosófica sobre o que é realidade e o próprio ser humano, uma das marcas de Matrix. Assim, a tal cena com ela chorando códigos poderia ser uma cena do final do filme.

De qualquer forma, vamos ter que esperar até o dia 16 de dezembro, data da estreia nacional de The Matrix Resurrections, para descobrir a verdade. E, até lá, pode ter certeza de que mais teorias vão surgir

Fonte: ScreenRant