7 filmes e séries sobre crimes de repercussão nacional como o Maníaco do Parque
Por Paulinha Alves • Editado por Claudio Yuge | •
Com o sucesso do filme Maníaco do Parque no Amazon Prime Video, atualmente no top 1 da plataforma de streaming, grande parte do público vem recordando-se de outros crimes chocantes que ocorreram no Brasil e tiveram repercussão similar à do serial killer que aterrorizou São Paulo em 1998.
Assim como a história de Francisco de Assis Pereira, casos brutais e de comoção nacional como o da família Richthofen, do pequeno Evandro e da atriz Daniella Perez pararam o país, transformando-se posteriormente em documentários e sendo até adaptados para filmes ou séries ficcionais.
Para relembrar alguns desses casos tão ou mais famosos do que o do Maníaco do Parque, o Canaltech montou uma lista de 7 filmes e séries que retratam crimes de enorme repercussão nacional. As produções estão disponíveis em serviços de streaming como Netflix, Globoplay, Max, Telecine e o próprio Amazon Prime Video.
7. Franquia A Menina que Matou os Pais
Lançados em 2021, A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais foram os primeiros filmes nacionais produzidos sobre o caso dos Richthofen.
Duplo homicídio que ocorreu em 1999, o crime é um dos mais famosos do país e diz respeito às mortes do rico casal Manfred e Marísia von Richthofen, assassinados a mando da própria filha, a estudante de 18 anos Suzane.
Originais do Prime Video, os títulos são dirigidos por Maurício Eça e retratam de maneira dramatizada os autos do processo: o primeiro pela perspectiva de Daniel Cravinhos (namorado de Suzane que matou Manfred e Marísia com o irmão Cristian); e, o segundo, pela perspectiva da própria jovem, que abriu a porta da mansão em que vivia para que a dupla entrasse e matasse o casal à noite com marretadas na cabeça.
Além dos dois filmes, em 2023 o streaming lançou também A Menina Que Matou os Pais - A Confissão. Novamente estrelado por Carla Diaz (Chiquititas) e Leonardo Bittencourt (Malhação - Vidas Brasileiras), o drama policial funciona como uma sequência dos anteriores, só que agora contado do ponto de vista da polícia.
A Menina que Matou os Pais, O Menino que Matou Meus Pais e A Menina Que Matou os Pais - A Confissão podem ser vistos no Amazon Prime Video.
6. Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez
Produção da Max, Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez é uma série documental de cinco episódios sobre o assassinato da atriz Danielle Perez, em 1992.
Filha da diretora Glória Perez, Daniella colhia os frutos de seu sucesso com a personagem Yasmin da novela De Corpo e Alma quando foi encontrada morta em um matagal, assassinada a facadas pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e sua então esposa Paula Nogueira.
O crime, ocorrido com indícios de ritual satânico, é apontado até hoje como parte do desejo de Guilherme de ter mais destaque e reconhecimento na novela.
Criado e dirigido por Tatiana Issa, o documentário relata o crime, a descoberta dos assassinos e o julgamento de Guilherme e Paula, além de contar com depoimentos da mãe Glória Perez, do esposo Raul Gazolla e dos amigos Fábio Assunção, Cláudia Raia, Eri Johnson e Alexandre Frota.
Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez está disponível na Max.
5. O Caso Evandro
Original Globoplay, O Caso Evandro é uma série documental de nove episódios sobre o caso do desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, de seis anos. Sumido misteriosamente em 1992, em Guaratuba, no litoral do Paraná, Evandro foi encontrado morto dias depois, sem órgãos e com mãos e pés amputados.
Coberto de maneira bastante espetaculosa pela imprensa da época, o crime ficou conhecido na região como “as Bruxas de Guaratuba”, já que durante sua investigação foram descobertos desdobramentos envolvendo rituais satânicos, vingança e conspiração política, que levaram à revelação de muitos outros crimes.
A série, lançada em 2021 pela Rede Globo, é baseada no podcast de mesmo nome criado pelo jornalista Ivan Mizanzuk – também autor do livro O Caso Evandro: Sete acusados, duas polícias, o corpo e uma trama diabólica. Após ir ao ar no serviço de streaming, a produção provocou reviravoltas no caso, mostradas no último episódio do projeto, lançado pouco tempo depois.
O Caso Evandro pode ser assistido no Globoplay.
4. Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime
Minissérie documental de quatro episódios da Netflix, Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime é uma produção dirigida por Eliza Capai a respeito da morte do nipo-brasileiro Marcos Kitano, empresário assassinado e esquartejado em 2012 por sua esposa Elize Matsunaga.
Conhecido em todo o Brasil por ser o presidente da Yoki, famosa empresa de produtos alimentícios, Marcos foi alvejado à queima-roupa por Elize e cortado em pedaços posteriormente abandonados pela mulher em uma estrada.
Lançada em 2021, a minissérie se debruça sobre o caso pelo olhar da própria criminosa, entrevistada para o documentário quando já estava em liberdade provisória. Além do assassinato e das consequêncoas do homicídio, o título repercute também o relacionamento conturbado de Elize com Marcos, principal linha de defesa da condenada.
Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime pode ser visto na Netflix.
3. Ônibus 174
Documentário lançado em 2002 por José Padilha, Ônibus 174 é um longa-metragem sobre um dos episódios policiais mais marcantes da capital carioca.
Considerado pela Abraccine um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, o título se debruça sobre o sequestro do ônibus da linha 174, invadido na zona sul do Rio de Janeiro pelo criminoso Sandro Barbosa do Nascimento, uma das vítimas sobreviventes da Chacina da Candelária.
Ocorrido no ano de 2000, o caso ganhou enorme repercussão ao ser filmado e transmitido ao vivo pela TV, e culminou na morte do sequestrador e da professora Geísa Firmo Gonçalves, uma das passageiras feitas de refém no ônibus, após uma troca de tiros com a polícia.
Ônibus 174 faz parte do catálogo do Globoplay e do Telecine.
2. A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio
Mais um projeto da Netflix, A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio é um documentário brasileiro dirigido por Juliana Antunes a respeito do desaparecimento e morte da modelo Eliza Silva Samudio.
Ocorrido em 2010, o caso ganhou repercussão nacional por ter sido orquestrado pelo então goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. A mando do criminoso, a modelo, que era amante e mãe do filho recém-nascido do atleta, foi sequestrada, mantida em cárcere privado, estrangulada e esquartejada, com seus restos mortais tendo sido dados a cachorros.
O filme lançado em 2024 se debruça sobre o caso, contado aqui do ponto de vista de pessoas próximas a Eliza. Revelando um lado íntimo pouco conhecido da vítima, o longa mostra a complicada relação entre a modelo e o goleiro, as constantes ameaças de Bruno e os pedidos de ajuda feitos pela jovem, e o desfecho trágico do caso.
A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio está disponível na Netflix.
1. Os Quatro da Candelária
Produção original da Netflix, Os Quatro da Candelária é uma minissérie de quatro episódios baseada no terrível episódio da Chacina da Candelária.
Um dos crimes mais bárbaros do país, o caso ocorreu em 1993, quando oito jovens foram assassinados a tiros enquanto dormiam nos arredores da Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Praticado por milicianos, que usavam a praça como ponto de venda de drogas, o crime tornou-se um marco na história da corrupção policial brasileira e na certeza da impunidade quando o assunto são vítimas pobres e negras.
Criada por Luis Lomenha e dirigida por Márcia Faria, a produção explora as 36 horas que antecederam a chacina, contando a história sobre a perspectiva de quatro crianças em situação de rua que sonhavam com um futuro melhor, mas que de alguma forma foram vitimizadas pelo massacre.
Além de Bruno Gagliasso (Dupla Identidade) e Maria Bopp (Vidas Bandidas), a série é estrelada pelos novatos Andrei Marques, Samuel Silva, Patrick Congo e Wendy Queiroz.
Os Quatro da Candelária estreia na Netflix em 30 de outubro de 2024.
Portanto, recapitulando
- Franquia A Menina que Matou os Pais (2021 e 2023)
- Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez (2022)
- O Caso Evandro (2021)
- Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime (2021)
- Ônibus 174 (2002)
- A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio (2024)
- Os Quatro da Candelária (2024)
Leia também: