Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania | Conheça Estatura, a nova heroína do MCU
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
Além de Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania marca também a estreia de outra personagem no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês): Cassie Lang.
- O que esperar de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania?
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
Quer dizer, reestreia. A personagem já está presente nos filmes desde o primeiro Homem-Formiga, mas vai ser somente agora que ela vai ganhar um papel maior dentro da história e atuar ao lado de seu pai. Como vimos em Vingadores: Ultimato, a pequena cresceu durante os cinco anos do blip e agora ela é uma adolescente vivida pela atriz Kathryn Newton.
Mais do que isso, a nova Cassie vai desempenhar um papel fundamental dentro da trama, sendo a grande responsável por levar Scott (Paul Rudd) e os demais ao Reino Quântico, além de já começar a atuar como uma heroína ao lado do pai — e essa é uma história que ecoa muito dos eventos dos quadrinhos e que pode dar uma bela dica do que podemos esperar da personagem para o futuro.
Quem é Cassie Lang nas HQs
A origem de Cassie nos quadrinhos é até bem parecida com aquilo que vimos no MCU. Ela aparece pela primeira vez em Marvel Premiere #47 (1979) junto com a estreia de Scott Lang como Homem-Formiga. E, assim como no cinema, ela também surge como o grande motor que vai levar seu pai a virar um herói.
No caso, ela era uma criança que tinha um sério problema cardíaco congênito e somente uma médica poderia salvá-la. E, como a doutora estava sendo feita refém por uma megacorporação, Scott teve a brilhante ideia de roubar o traje do Homem-Formiga para fazer o resgate.
E enquanto esse foi o ponto de partida para as histórias do herói, a menina foi relegada a um papel bem coadjuvante por um longo tempo. Durante cerca de duas décadas, ela foi apenas a criança que eventualmente participava das histórias do Homem-Formiga, ora precisando ser salva, ora criando alguma situação que moveria o personagem para a próxima aventura.
Apesar de não ter grandes passagens durante esse período, alguns eventos foram reaproveitados no futuro retroativamente. Exemplo disso é o período em que ela vai morar na Mansão dos Vingadores com seu pai. No original, era apenas uma desculpa para deixar a criança segura, mas uma história mais recente revelou que, nessa época, Cassie decidiu que queria ser uma heroína como todos à sua volta e, para isso, passou a se expor às Partículas Pym na esperança de que isso lhe desse algum poder.
Estatura e os Jovens Vingadores
E isso realmente aconteceu, mas apenas alguns anos depois. No início dos anos 2000, a Marvel trouxe a saga A Queda, que dissolveu os Vingadores e matou boa parte da sua equipe — incluindo Scott Lang.
É nesse momento que Cassie reaparece, já uma adolescente, indo prestar suas homenagens ao pai em frente à antiga mansão. Lá, ela encontra outros jovens também inspirados pelos Heróis Mais Poderosos da Terra — um encontro que daria origem aos Jovens Vingadores.
Há toda uma discussão entre eles nesse primeiro momento, mas o importante é que Cassie fica estressada com toda a situação e começa a crescer e a tomar proporções gigantescas. É quando ela descobre que, após tantas tentativas, ela tinha finalmente conquistado os poderes que tanto queria.
Assim, após chamar a atenção dos ex-Vingadores restantes — incluindo Capitão América e Homem de Ferro —, o grupo é atacado por Kang, o Conquistador. A ideia do vilão era aproveitar o momento em que a Terra estava desprotegida para fazer seu ataque definitivo sobre aquela linha temporal, mas é impedido pelos heróis, incluindo os adolescentes que estavam ali.
Assim, eles decidem unir forças e seguir o legado que os uniu, formando os Jovens Vingadores. É quando Cassie Lang adota o nome de Estatura e passa a trabalhar ao lado da Gaviã Arqueira, Wiccano, Hulking, Patriota e Rapaz de Ferro.
Ao lado dos Jovens Vingadores, Cassie passou por várias situações — embora pouco realmente memoráveis. A mais emblemática delas é durante a Guerra Civil, quando o grupo teen se opõe ao Ato de Registro de Heróis e passam a atuar como clandestinos.
Mais tarde, durante a saga Cruzada das Crianças, Estatura desempenha um papel central na missão envolvendo a busca pela Feiticeira Escarlate. Principalmente porque a garota acaba morrendo durante uma luta contra o Doutor Destino, o que força também o fim dos Jovens Vingadores
O retorno como Ferroada
Mais recentemente, durante a fase Eixo, Cassie Lang retorna à vida pelas mãos do próprio Doutor Destino, que usa a magia de alteração de realidade da Feiticeira Escarlate para ressuscitar a jovem. Bem, quadrinhos, né?
Depois dessa volta, a jovem passou um bom tempo na sua vida civil. Entendendo os riscos de atuar como heroína, ela e sua mãe se mudam para Miami para ficarem longe da influência de Scott. O problema é que o Homem-Formiga não consegue ficar longe da filha e vai até a Flórida para ficar ao lado dela.
No entanto, essa reaproximação faz com que Cassie volte a ficar na mira de vilões. No caso, há toda uma história envolvendo seu coração e Partículas Pym, o que faz com que a adolescente quase seja morta mais uma vez. Após ser salva, ela entende que não há como fugir do seu destino e volta a vestir um uniforme, assumindo agora o nome de Ferroada.
Cassie Lange em Quantumania
Os trailers de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania já deixaram bem claro que Cassie vai ser uma personagem central para a trama. Não apenas por ser ela a responsável por levar todo mundo para o Reino Quântico, mas por ser por meio dela que Kang vai tentar manipular Scott.
Como o herói perdeu o crescimento da filha durante o tempo que foi afetado pelo blip de Thanos, ele busca formas de recuperar os momentos perdidos. E é a partir dessa fragilidade que o Déspota Temporal vai tentar controlá-lo.
Há uma teoria de que as coisas vão ser mais complexas do que isso, indicando que Scott pode estar com alguma doença terminal e que, por isso, estaria tão desesperado por mais tempo com Cassie. No entanto, o que realmente importa aqui é que segue sendo a motivação principal do Homem-Formiga e que podemos ter mais uma transição geracional.
Toda a Fase 4 foi baseada nessa passagem de bastão. O Capitão América entregou o Escudo para o Falcão, o Gavião Arqueiro deu espaço para Kate Bishop, Yelena Belova veio ocupar o vácuo da Viúva Negra e tivemos até a Mulher-Hulk e a filha do Thor aparecendo. Assim, parece natural que vejamos algo na mesma linha com Cassie, seja ela se chamando de Estatura ou Ferroada.
Isso quer dizer que os Jovens Vingadores vão mesmo acontecer? Todas as peças já estão no tabuleiro, mas Kevin Feige ainda não confirmou nada. Contudo, depois de Quantumania, não seria nenhuma surpresa ver isso acontecer.