Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Globoplay anuncia docussérie original sobre o 11 de setembro com Marcos Uchôa

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Setembro de 2021 às 23h00

Link copiado!

Globoplay/GloboNews
Globoplay/GloboNews

Neste sábado (11), o atentado ao World Trade Center completa 20 anos e o Globoplay lançará uma série documental original sobre o que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001. No ataque terrorista, considerado o maior de todos os tempos, as torres gêmeas foram atingidas por dois aviões, deixando quase três mil mortos e mais de nove mil feridos.

A série documental Retratos de Uma Guerra Sem Fim conta com quatro episódios comandados pelo jornalista Marcos Uchôa, que irá mostrar os cenários de antes e depois dos atentados, quais foram os conflitos que se originaram com eles, a crise no Afeganistão e quais são as repercussões até hoje. O repórter passa pelos Estados Unidos, Líbano, Paquistão, Síria, Irã e Iraque para contar a história.

Continua após a publicidade

"Esse projeto é um passeio por uma parte importante da minha carreira como repórter. Pude ver e aprender muito sobre sociedades, que embora tenham muitas coisas diferentes da nossa, têm também muitas semelhanças. É uma janela aberta de um pouquinho desse mundo dramático dos últimos 20 anos", diz Uchôa sobre a produção, revelando ainda que estava em Nova York no dia do atentado.

Uchôa conta que o projeto visita partes importantes que marcaram a sua vida como repórter. "A radicalização do mundo pós 11 de setembro gerou conflitos que foram influenciando uns aos outros. Guerras geram muito sofrimento e permitem que um lado humano tóxico prevaleça sobre o lado mais moderado das pessoas. Pude ver e aprender muito sobre sociedades, que embora tenham muitas coisas diferentes da nossa, têm também muito em comum", conta o jornalista.

Para o repórter, a série serve não só para informar, como também para despertar interesse por esse mundo que consegue ser tão distante e tão próximo ao mesmo tempo. Retratos de Uma Guerra Sem Fim entra para o catálogo do Globoplay no sábado, dia 11 de setembro, com todos os seus quatro episódios, inclusive para quem não é assinante. No domingo (12), será exibido o primeiro episódio da série documental na GloboNews.