Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores filmes de suspense do Globoplay

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Julho de 2021 às 23h00

Link copiado!

Magnet/Warner Bros./Paramount Pictures
Magnet/Warner Bros./Paramount Pictures

Para testar seus nervos, deixar a mente afiada e curtir a tensão, o Canaltech selecionou 10 dos melhores títulos de suspense para você assistir no Globoplay, que conta com um catálogo que traz uma seleção interessante de filmes premiadíssimos, cults, trash, blockbusters e, claro, algumas das mais populares e cultuadas produções brasileiras.

Na nossa lista, trouxemos filmes que foram elogiados pela crítica, o que inclui algumas produções europeias que fizeram um grande sucesso na época do seu lançamento, mas que hoje são pouco conhecidas do público contemporâneo e merecem ser relembradas, assim como alguns grandes títulos do cinema que agora tentam a sorte nos catálogos de streaming para dizer que a ainda têm muito para ensinar ao público contemporâneo, porque ainda não são tão velhos assim.

O catálogo do Globoplay também oferece algumas obras diferentonas para quem busca narrativas que fogem um pouco dos formatos mais populares do cinema. O que todos os títulos têm em comum é que são obras interessantíssimas para se divertir enquanto reflete e rói as unhas com os diferentes tipos de suspense.

Continua após a publicidade

Para facilitar a sua vida, o Canaltech traz os links de cada filme nos títulos das indicações, então seu único trabalho é preparar a pipoca, preparar o coração e apertar o play!

10. Uma Nova Amiga

Continua após a publicidade

O tragicômico suspense Une nouvelle amie chegou ao Brasil como mais uma obra do popular diretor francês François Ozon, de Dentro de Casa e Potiche - Esposa Troféu. Embora seja mais conhecido entre os franceses, claro, Ozon pode ser um nome ainda mais familiar para quem frequentou o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece em quase todos os estados do Brasil anualmente.

O roteiro foi adaptado pelo próprio Ozon a partir do romance The New Girl, de Ruth Rendell. Mas qual é o suspense? A sinopse pode ser o suficiente para atiçar a sua curiosidade: "Após a melhor amiga de Claire ficar doente e morrer, ela resolve se aproximar do marido dela para, juntos, lidarem com o luto. Esta proximidade revela um segredo íntimo do viúvo".

9. Serpentes a Bordo

Continua após a publicidade

Existe trash de suspense? Claro que sim. Pegue um avião repleto de pessoas inocentes, mafiosos e Samuel L. Jackson como um agente do FBI. Quando o avião estiver no ar, adicione cobras atacando todo mundo e tocando o terror pelo avião. O filme força os limites do razoável e acaba se tornando um intenso trash de ação e suspense, com muita agonia para quem tem medo de cobras e não gosta da ideia de ficar em um ambiente trancado com elas.

O filme é dirigido por David R. Ellis, de Premonição 2, Premonição 4 e Terror na Água 3D, bagagem que mostra a influência que o terror terá na obra que com o tempo se tornou um terrir cult, ou seja, um terror do qual rimos, mas que mesmo assim conseguiu conquistar fãs. Muito disso se deve justamente ao suspense cômico do filme, que brinca com clichês previsíveis ao mesmo tempo que cria um cenário absurdo o suficiente para que qualquer coisa seja possível.

8. No Topo do Poder

Continua após a publicidade

Fãs de Loki, corram aqui! No Topo do Poder é estrelado por Tom Hiddleston, atualmente em alta estima pelo seu desempenho na série da Marvel, e esta é uma oportunidade de conhecer um pouco mais a carreira do ator. Além dele, o elenco conta com a presença de Jeremy Irons (Liga da Justiça de Zack Snyder), Sienna Miller (G.I. Joe: A Origem de Cobra), Luke Evans (A Bela e a Fera) e Elisabeth Moss (O Conto da Aia).

Embora seja classificado como um sci-fi dramático, a distopia focada em “uma guerra de classes” acompanha com muito suspense os eventos que se desenrolam em um prédio residencial de luxo futurista. Ben Wheatley repete a parceria de quando realizou Free Fire: O Tiroteio e dirige o roteiro assinado por Amy Jump. A história é uma adaptação do romance High Rise, de J.G. Ballard.

7. A Órfã

Continua após a publicidade

A Órfã tem muito de terror, mas tem ainda mais de suspense ao contar a história de uma estranha garota de 9 anos que, após ser adotada, começa a revelar que não é tão inocente quanto parece.

O filme fez um sucesso considerável quando estreou em 2009, sobretudo pelo final surpreendente, e está prestes a ganhar uma sequência, que traz a atriz, agora adulta, de volta ao papel que interpretou quando criança.

O terror-suspense foi dirigido por Jaume Collet-Serra, de Águas Rasas e A Casa de Cera, e conta com um roteiro de David Leslie Johnson-McGoldrick, que corroteirizou Aquaman e o recente Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio.

6. De Longe Te Observo

Continua após a publicidade

Cultuado também pelos louros, De Longe Te Observo passou por premiações de peso como Goya e os Festivais de Cinema de Berlim e de Veneza, que colocaram o diretor e roteirista Lorenzo Vigas no radar da crítica especializada.

Baseado em uma história de Guillermo Arriaga, o filme acompanha Armando, que "anda por Caracas à procura de rapazes para lhe fazer companhia". O suspense começa a ficar mais intenso quando ele conhece Elder, o "líder de uma quadrilha criminosa", mudando a vida dos dois para sempre.

5. Bacurau

Continua após a publicidade

Sucesso nacional e internacional, Bacurau já entrou para a lista de grandes títulos do Brasil, influenciando estéticas, criando ícones e levantando diversos debates que iam de trivialidades cinematográficas a profundas críticas sociais. Há quem diga, inclusive, que este é um dos grandes injustiçados pelo Oscar, sobretudo após ter sido aclamado em Festivais como o de Cannes, além de ter entrado para o Top 10 anual da renomada Cahiers du Cinéma.

Cult demais, não? Também. Apesar disso tudo, Bacurau é um filme divertido, visceral, sério e que dialoga profundamente conosco porque diz respeito à cultura do nosso país. O filme também é incrível ao inserir elementos aparentemente fantásticos em meio a uma gambiarra sofisticada que mescla um nordeste distópico com o faroeste.

Continua após a publicidade

4. Contágio

O suspense de Contágio nos atinge muito mais agora, depois das vivências envolvendo as informações sobre a COVID-19. O filme imagina um mundo em que a pandemia acontece com um vírus de altíssima mortalidade e que rapidamente causa um colapso mundial, colocando a tensão e o suspense na esperança de que algo salve a humanidade.

O filme também lida muito bem com velocidade e muitas sequências clamam urgência nas tomadas de decisões, o que significa que este é um título com tensão e adrenalina. Contágio é dirigido por Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo), o filme ainda conta com um elenco incrível para contar essa história assustadora, da qual tivemos uma leve amostra: Matt Damon (Os Infiltrados), Kate Winslet (Titanic), Jude Law (Closer: Perto Demais), Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro), Laurence Fishburne (Matrix) e John Hawkes (Três Anúncios para um Crime).

Continua após a publicidade

3. Gravidade

Novamente o suspense se encontra dentro de uma ficção científica, mas isso acontece porque logo no início do filme já somos surpreendidos por um evento que coloca a nossa tensão nas alturas e, daí para frente, ficamos aflitos por uma resolução que só chega no final. Assim, nosso julgamento fica sendo testado a todo instante e a percepção dos detalhes se torna fundamental.

Continua após a publicidade

Depois de dirigir títulos como A Princesinha (1995), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), Alfonso Cuarón foi aclamado com a distopia Filhos da Esperança (2006), voltando a surpreender os cinéfilos em 2013, com sua impressionante direção em Gravidade. O título concorreu a dez categorias do Oscar e levou sete estatuetas para casa, sedimentando o diretor como um dos mais aclamados dos últimos anos.

2. Marcas da Violência

Marcas da Violência já é uma prova de que as adaptações de quadrinhos não são algo novo e que, entre o que já foi feito, alguns títulos já são clássicos cult. A graphic nover A History of Violence, de John Wagner e ilustrada por Vince Locke, foi adaptada por Josh Olson (Infested - A Invasão) e dirigida por David Cronenberg (A Mosca). O resultado: um filme elogiadíssimo pela crítica especializada e pelo público, atingindo notas como 81 no Metacritic e 87% no RottenTomatoes.

Na trama, Viggo Mortensen (Trilogia Senhor dos Anéis) interpreta Tom Stall, um homem que "vira herói na cidade quando consegue impedir um assalto no seu restaurante", mas, ao "ganhar mídia, ele atrai um homem estranho que acusa Tom de ser, na verdade, um mafioso."

1. Zodíaco

Zodíaco está no topo da lista de suspenses porque, talvez você já saiba, parte do suspense continua até hoje, porque a identidade do serial killer nunca foi descoberta. Isso, no entanto, não significa que não haja possibilidades de explorar essa história, que se tornou uma verdadeira obra-prima nas mãos de David Fincher, autor de títulos como Seven: Os Sete Crimes Capitais, Garota Exemplar, A Rede Social e Mindhunter.

A direção é tão incrível, que ficamos presos à história e quase não notamos que o filme tem 2h37min. O elenco é parte importante disso, sobretudo nas atuações de Jake Gyllenhaal (Homem-Aranha: Longe de Casa), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), John Carroll Lynch (Fargo: Uma Comédia de Erros) e Mark Ruffalo (The Avengers: Os Vingadores).