De Volta aos 15: O que esperar da nova série brasileira da Netflix?
Por Beatriz Vaccari • Editado por Jones Oliveira |

Após semanas de produção e muita expectativa, De Volta aos 15 está finalmente chegando ao catálogo da Netflix. A mais nova série brasileira do streaming é baseada no livro homônimo best-seller da influencer Bruna Vieira e trará uma história adolescente sobre amadurecimento, amizade e autoconhecimento.
- Crítica De Volta aos 15 | Um abraço apertado em tempos que não voltam mais
- 10 séries imperdíveis para assistir na Netflix em fevereiro
Nos trailers e teasers divulgados pela Netflix, podemos conferir um pouco sobre as personagens de Maisa e Camila Queiroz, que interpretam a protagonista Anita em diferentes faixas etárias. A atuação de ambas dará à personagem uma visão mais completa sobre sua aventura.
Para você se preparar, o Canaltech preparou um guia sobre o que esperar e todas as informações que você precisa saber da série De Volta aos 15.
Enredo de De Volta aos 15
Descrita como uma história divertida e emocionante, De Volta aos 15 promete ser uma jornada de autodescoberta e amadurecimento. Tudo começa com a Anita adulta, aos 30 anos. Ela é convidada para o casamento de sua irmã em sua terra natal: a pequena cidade de Imperatriz.
No trailer, é possível conferir os julgamentos e perguntas inconvenientes que Anita tem de ouvir na ocasião. Eventos desastrosos acontecem e ela se refugia no quarto onde passou sua adolescência inteira. No entanto, quando ela liga o seu velho computador e acessa sua antiga rede social de fotos, acaba transportada, como mágica, para o primeiro dia do colegial, tendo a chance de reviver toda sua adolescência.
Uma cabeça de 30 anos no corpo de uma adolescente de 15! É aí que Maisa entra em cena para dar vida à versão adolescente de Anita. A jovem agora tenta consertar a vida de todos ao seu redor: Carol, sua prima que está envolvida com o cara mais babaca da cidade; Luiza, sua irmã que vive presa no papel de princesinha; César, seu novo amigo que precisa de coragem para ser quem é; e Henrique, seu melhor amigo nerd que é secretamente apaixonado por ela.
O que ela não pensou é que cada mudança que fizer aos 15 anos impactará em sua vida futuramente e na de todos ao seu redor. Apesar das intenções serem sempre as melhores, nem todas as mudanças serão boas.
Elenco de De Volta aos 15
Os papéis principais, como já mencionado, são de Maisa e Camila Queiroz, que interpretarão Anita em diferentes idades. No entanto, o elenco de De Volta aos 15 está recheado de estrelas.
- Amanda Azevedo como Luiza
- Lucca Picon como Douglas
- Klara Castanho como Carol
- Bruno Montaleone como Fabrício (adulto)
- Caio Cabral como Henrique
- Mariana Rios como Luiza (adulta)
- João Guilherme como Fabrício
- Antonio Carrara como Joel
- Gabriel Stauffer como Joel (adulto)
- Pedro Vinicius como César
- Yana Sardenberg como Carol (adulta)
- Gabriel Wiedemann como Eduardo
- Luciana Braga como Vânia
- Amanda de Azevedo como Luiza
Produção de De Volta aos 15
Em fevereiro de 2021, a Netflix anunciou De Volta ao 15 como sua mais nova série de "dramédia" nacional. Quem foi responsável por contar a novidade aos fãs foi Maisa, que interpreta Anita com 15 anos. A atriz, por meio de um vídeo oficial do streaming, juntou-se aos futuros colegas de elenco para ler o primeiro capítulo do livro que deu origem à série.
Não levou muito tempo para Camila Queiroz ser anunciada como a versão mais velha de Anita. A atriz de Verdades Secretas agora protagoniza seu segundo projeto com o streaming, sendo Casamento às Cegas Brasil o primeiro deles.
As filmagens de De Volta aos 15 acabaram em setembro de 2021, com as últimas cenas sendo rodadas em Paris, na França. Maisa, Camila Queiroz, Caio Cabral e Breno Ferreira foram os responsáveis por estrelarem os últimos momentos da série em solo europeu.
Além disso, a produção ainda foi rodada na maior parte do tempo na cidade de Bananal, no interior de São Paulo. O município foi escolhido como locação para representar a fictícia e interiorana Imperatriz, cidade-natal da protagonista no livro e, é claro, na história.
O projeto ganhou data de estreia bem no comecinho de janeiro, sendo integrante do projeto Mais Brasil na Tela.A série está entre os conteúdos locais inéditos e produzidos com exclusividade para o serviço de streaming, descrito pela Netflix como "as melhores histórias brasileiras em diversos gêneros e formatos, para diferentes gostos e humores."
Curiosidades de De Volta aos 15
Liberando um vídeo de bastidores poucos dias antes do lançamento da série, a Netflix também divulgou algumas curiosidades sobre a produção e todo o desenvolvimento de seu mais novo título original. A mídia ainda brinca com elementos que marcaram o início dos anos 2000, como o MP4, os CDs, as fitas cassetes, o MSN e muito mais.
Para deixá-la parecida com Maisa aos 15 anos, Camila Queiroz passou por um processo que levava no mínimo duas horas, diariamente, e três tamanhos diferentes de babyliss. Quem também passou por processos capilares foi João Guilherme, que interpreta Fabrício. Na época das gravações, o ator estava com os fios bem curtinhos, mas o personagem precisava daquele franjão estilo skatista dos anos 2000 e, para isso, ele teve de usar um megahair.
Quanto à maquiagem, Klara Castanho tem uma pinta em cima do lábio que foi recriada, como uma miniprótese, para ser aplicada na atriz Yana Sardenberg, que interpreta a mesma personagem, Carol, aos 30 anos.
O imóvel eleito para ser a casa da família da personagem principal não tinha espaço suficiente para abrigar os quartos das duas irmãs, Anita e Luiza, e ainda acomodar todo o maquinário da equipe de filmagens. Assim, esses cômodos foram criados em estúdio para se adequarem à realidade da produção.
Para dar vida a Henrique, o ator Caio Cabral teve aulas de violão e se saiu tão bem que foi incentivado a investir também na carreira de músico durante as gravações.
Pensando em representatividade, a Netflix adaptou uma das personagens de Bruna Vieira. A personagem Camila só existe no livro quando Anita tem 30 anos, e como uma mulher cisgênero. Na série, Camila (Alice Marcone) é uma mulher transgênero que, na primeira fase, se identifica como César (Pedro Vinícius).
Demais detalhes
Sob a produção de Carolina Alckmin (Irmandade e Manhãs de Setembro) e Mayra Lucas (O Caso Evandro) e direção de Vivi Jundi (Detetives do Prédio Azul) e Dainara Toffoli (As Five e Amigos de Aluguel), a série foi adaptada e roteirizada por Janaina Tokitaka (O Clube da Anittinha).
O trio Renata Kochen (Vida de Estagiário), Alice Marconi (Todxs Nós) e Bryan Ruffo (Ana e Vitória), também assinam o roteiro.
De Volta aos 15: Data de lançamento
De Volta aos 15 contará com seis episódios com 40 minutos de duração cada. A série promete "risadas, surpresas e muita emoção". Por ser um conteúdo original da Netflix, a série chegará ao catálogo no dia 25 de fevereiro às 4h (horário de Brasília). Para os demais fusos do Brasil, é importante atentar-se nos seguintes horários:
- 5h FNT (Fernando de Noronha)
- 3h AMT (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul)
- 2h ACT (Rio Branco)
Já é possível adicionar De Volta aos 15 à sua lista da Netflix na página oficial do título.