Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Harry Potter: De Volta a Hogwarts | E mais perto do coração

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2022 às 20h30

Link copiado!

HBO Max
HBO Max
Harry Potter

A HBO Max tem apostado em nostalgia desde que inaugurou sua plataforma de streaming. Isso ficou bastante claro com Friends: A Reunião e The Fresh Prince of Bel-Air: The Reunion, mas agora tem sua cereja do bolo celebrando os 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal com o documentário De Volta a Hogwarts.

Pensando nisso, não é equivocado dizer que o longa tem o objetivo entregar uma experiência de emoção e muito amor para os fãs. E essa tarefa é cumprida com êxito: De Volta a Hogwarts é literalmente uma viagem pela memória afetiva não só do público, mas também dos atores, cineastas e produtores envolvidos em cada um dos filmes que formam a mais mágica franquia cinematográfica da cultura pop.

Continua após a publicidade

Quem inicia esse passeio rumo à nostalgia e à mais mágica história já contada neste milênio é Emma Watson, talvez o mais famoso nome envolvido na franquia hoje. Famosa por ter personificado a mais inteligente das bruxas, Hermione Granger, Watson passeia pelo set de gravações de Harry Potter com um sorriso saudoso, que carrega emoção, mas que também sabe muito bem da responsabilidade que carrega em reunir ali tantos nomes que construíram esse universo repleto de fãs atualmente.

Como documentário, a produção pode soar um tanto apressada a princípio, com os acontecimentos, narrativas e demais registros sendo contados com bastante entusiasmo. No entanto, quando o intuito é chegar perto do coração e trazer memórias e sensações à flor da pele, De Volta a Hogwarts reaproxima o público de momentos vividos há vinte ou dez anos atrás, quando os filmes de Harry Potter chegavam aos cinemas e criava-se uma só experiência, que hoje dificilmente será vivida novamente.

O diretor do documentário, Eran Creevy, viaja entre os oito filmes que formam a franquia hoje relatando detalhes dos bastidores por meio de depoimentos exclusivos, cenas deletadas e registros realizados durante as gravações. Ainda há fôlego para separar capítulos exclusivamente a personagens muito amados pelos fãs, como Draco Malfoy ou Gina Weasley, mas isso sem desprender o amor envolvido pela franquia como o fio condutor de toda a narrativa.

Continua após a publicidade

Há visitas entre os cenários marcantes da saga, bastidores dos dias de audição, depoimentos de icônicos diretores que passaram pelos filmes (como Chris Columbus ou o premiado Alfonso Cuarón) e, é claro, relatos dos atores principais de Harry Potter. Tudo aqui é construído para soar como um verdadeiro reencontro das turmas de Hogwarts, e para isso o especial foi gravado no próprio estúdio em que os filmes foram rodados, na Warner Bros.

A trilha sonora aqui, a mesma utilizada nos oito capítulos, fazem a tarefa de conduzir a história do início ao fim, do mesmo jeito em que é relembrada e contada por seus entrevistados. Tudo é feito com muito carinho, revisitando memórias às vezes boas, e às vezes ruins (como o momento em que Emma Watson e Rupert Grint relembram ter cogitado sair da série), mas o sentimento que fica é justamente o saudosismo de uma época que não volta mais, mas cujo legado é passado de geração para geração.

Continua após a publicidade

Bem como Friends: A Reunião, o especial De Volta a Hogwarts não dosa na hora de pegar no emocional mesmo dos fãs que acompanharam somente os filmes da franquia. A emoção é certa, e as lágrimas também. O filme é uma perfeita mistura de nostalgia com a familiar magia do mundo de Harry Potter, cujo resultado é nada mais do que aquela vontade de fazer a boa e velha maratona dos filmes novamente.

Continua após a publicidade

De Volta a Hogwarts guia esse passeio pelo sentimental, dividindo as emoções e agonias desses oito anos que acabaram marcando a vida de milhões de fãs ao redor do mundo. É o que faz de Harry Potter algo tão único e poderoso como o que é hoje; esse universo, repleto de magia, detalhes e uma atmosfera tão envolvente, que a cada dia que passa conquista mais e mais pessoas em cada canto do globo. O especial mostra isso e ainda pontua que não há momento para se tornar um fã do maior bruxinho da cultura pop: afinal de contas, Harry Potterestará, para sempre, em nossos corações.

Harry Potter: De Volta a Hogwarts pode ser assistido no catálogo da HBO Max.