Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Harry Potter e a Pedra Filosofal comemora 20 anos; Conheça a tecnologia do filme

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Novembro de 2021 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Warner Bros
Divulgação/Warner Bros

Expecto Patronum! Nesta terça-feira (16) o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 20 anos de lançamento nos cinemas. Dá para acreditar? Ele foi a primeira adaptação dos livros da saga de J.K.Rowling a chegar nas grandes telas em 2001. Além disso, ele também foi o primeiro sucesso!

Em comemoração aos 20 anos de magia, essa semana tivemos muitas novidades para os fãs de Harry Potter como: a versão “mágica” de A Pedra Filosofal no HBO Max e a revelação de uma versão estendida do filme com cenas adicionais.

Por isso, hoje eu vim te mostrar algumas curiosidades sobre a produção do filme! Afinal, ele não é só magia, também é tecnologia. Veja nas próximas linhas!

No filme, foram mais de 600 cenas feitas em computação gráfica e efeitos especiais. Muitos efeitos foram produzidos pela Sony Pictures Imageworks e Industrial Light & Magic, além de outras empresas especializadas. Confira algumas cenas marcantes feitas com muita tecnologia!

1. Norberto, o dragão de Hagrid

“Você é um bruxo, Harry”. Em toda a saga, Rúbeo Hagrid o personagem meio-gigante, tem uma participação muito importante como um dos mentores de Harry. Em A Pedra Filosofal, as cenas do gigante são feitas usando técnicas de perspectiva e pouca computação gráfica, mas seu dragão Norbeto foi animado totalmente em computação gráfica.

O pequeno dragão (além de muito fofo) foi animado pela Rhythm & Hues Studios uma empresa americana especializada em efeitos especiais.

2. Cenas do Quadribol

“Três pontos para Grifinória!” As cenas de Quadribol, o esporte fictício criado por J.K.Rolling, também foram feitas em computação gráfica pela Sony Pictures Imageworks. Durante as cenas acompanhamos o Harry Potter jogando na posição de “Apanhador”, uma espécie de “Pivô” dos jogos mágicos.

Então, voando em vassouras mágicas os jogadores precisam marcar pontos e disputar o “Pomo de ouro” para vencer a partida.

3. Rosto do Lord Voldemort

“Harry Potter, nos encontramos de novo”. Quando Harry finalmente encontra a Pedra Filosofal junto ao Professor Quirrell, temos também a primeira aparição de Lord Voldemort, o bruxo das trevas conhecido como o mais poderoso de todos os tempos. Nessa cena, Voldemort aparece na parte de trás da cabeça do professor que estava escondendo o segredo de Harry.

A criação do rosto de Voldemort na nuca do professor Quirell foi animada em computação gráfica pela Industrial Light & Magic. Nessa cena temos um dos diálogos mais importantes do filme. Então, mesmo sendo de 2001 além dos feitiços, o filme já tinha alguns efeitos especiais bem legais para época, né?

Gostou dessas curiosidades? Compartilhe essa matéria com seus amigos que são fãs de Harry Potter!