Harry Potter e a Pedra Filosofal comemora 20 anos; Conheça a tecnologia do filme

Harry Potter e a Pedra Filosofal comemora 20 anos; Conheça a tecnologia do filme

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 16 de Novembro de 2021 às 16h00
Divulgação/Warner Bros

Expecto Patronum! Nesta terça-feira (16) o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 20 anos de lançamento nos cinemas. Dá para acreditar? Ele foi a primeira adaptação dos livros da saga de J.K.Rowling a chegar nas grandes telas em 2001. Além disso, ele também foi o primeiro sucesso!

Em comemoração aos 20 anos de magia, essa semana tivemos muitas novidades para os fãs de Harry Potter como: a versão “mágica” de A Pedra Filosofal no HBO Max e a revelação de uma versão estendida do filme com cenas adicionais.

Por isso, hoje eu vim te mostrar algumas curiosidades sobre a produção do filme! Afinal, ele não é só magia, também é tecnologia. Veja nas próximas linhas!

No filme, foram mais de 600 cenas feitas em computação gráfica e efeitos especiais. Muitos efeitos foram produzidos pela Sony Pictures Imageworks e Industrial Light & Magic, além de outras empresas especializadas. Confira algumas cenas marcantes feitas com muita tecnologia!

1. Norberto, o dragão de Hagrid

“Você é um bruxo, Harry”. Em toda a saga, Rúbeo Hagrid o personagem meio-gigante, tem uma participação muito importante como um dos mentores de Harry. Em A Pedra Filosofal, as cenas do gigante são feitas usando técnicas de perspectiva e pouca computação gráfica, mas seu dragão Norbeto foi animado totalmente em computação gráfica.

(Imagem: Reprodução/Warner Bros)

O pequeno dragão (além de muito fofo) foi animado pela Rhythm & Hues Studios uma empresa americana especializada em efeitos especiais.

2. Cenas do Quadribol

“Três pontos para Grifinória!” As cenas de Quadribol, o esporte fictício criado por J.K.Rolling, também foram feitas em computação gráfica pela Sony Pictures Imageworks. Durante as cenas acompanhamos o Harry Potter jogando na posição de “Apanhador”, uma espécie de “Pivô” dos jogos mágicos.

(Imagem: Reprodução/Warner Bros)

Então, voando em vassouras mágicas os jogadores precisam marcar pontos e disputar o “Pomo de ouro” para vencer a partida.

3. Rosto do Lord Voldemort

“Harry Potter, nos encontramos de novo”. Quando Harry finalmente encontra a Pedra Filosofal junto ao Professor Quirrell, temos também a primeira aparição de Lord Voldemort, o bruxo das trevas conhecido como o mais poderoso de todos os tempos. Nessa cena, Voldemort aparece na parte de trás da cabeça do professor que estava escondendo o segredo de Harry.

(Imagem: Reprodução/Warner Bros)

A criação do rosto de Voldemort na nuca do professor Quirell foi animada em computação gráfica pela Industrial Light & Magic. Nessa cena temos um dos diálogos mais importantes do filme. Então, mesmo sendo de 2001 além dos feitiços, o filme já tinha alguns efeitos especiais bem legais para época, né?

Gostou dessas curiosidades? Compartilhe essa matéria com seus amigos que são fãs de Harry Potter!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.