Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conteúdos exclusivos aumentam buscas por streaming no país, aponta pesquisa

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Setembro de 2021 às 14h20

Link copiado!

Divulgação/Netflix, Warner Bros, Lucasfilms
Divulgação/Netflix, Warner Bros, Lucasfilms

Uma pesquisa confirmou aquilo que muita gente já tinha percebido em relação aos serviços de streaming: os conteúdos exclusivos é o que movimenta essas plataformas. Dados divulgados pela consultoria Semrush mostram que a oferta de séries e filmes que não estão disponíveis em nenhum outro serviço é o que faz aumentar as buscas por um ou outro streaming. E, nesse sentido, a Netflix ainda é a preferida do público.

Segundo a pesquisa, entre os meses de maio de 2020 e julho de 2021, a plataforma liderou entre os brasileiros, com quase 13 milhões de buscas — bem à frente do Globoplay, segundo colocado, que apresentou um total de 4,7 milhões de pesquisas no mesmo período.

Continua após a publicidade

O resultado coincide com outros levantamentos do tipo já realizados no Brasil que mostram a popularidade da empresa no mercado local. A hegemonia da Netflix é explicada pelo fato de ela ter sido a primeira do ramo a chegar ao país, o que facilitou sua expansão e popularização entre o consumidor.

Assim, ao longo desses dez anos, comemorados no último dia 6 de setembro, o público passou a ver a marca como sinônimo de streaming e se acostumou sobretudo com seu conteúdo exclusivo. O sucesso de séries como Stranger Things, La Casa de Papel, Cobra Kai e The Witcher apenas prova isso.

O levantamento da Semrush também aponta para uma boa colocação do Prime Video e do Disney+, que ficam com a terceira e quarta colocação, respectivamente. Já a HBO Max aparece na 13ª posição, mas muito mais por causa do recorte temporal aplicado. O streaming chegou ao Brasil somente em julho de 2021, que é justamente o momento em que as buscas por ele têm um salto.

Continua após a publicidade

Além disso, a chegada do serviço ao país evidenciou a força dos conteúdos exclusivos. Isso porque a plataforma concentra todas as produções da Warner Media, inclusive algumas que são muito queridas pelo brasileiro, como é o caso da franquia Harry Potter. Tanto que, segundo a pesquisa, bastou a Netflix retirar os filmes de seu catálogo para que as buscas no Google sobre onde assistir à série aumentaram.

Isso explica a corrida desses serviços para criar conteúdo original, que é o que realmente atrai o assinante. É por essa razão que o próprio Globoplay aparece em tão boa colocação, afinal o serviço da Globo é o único local onde é possível assistir às novelas da emissora. O mesmo pode ser dito das produções Disney, incluindo as séries da Marvel e de Star Wars.

Confira abaixo o ranking dos streamings mais buscados no Brasil, segundo os dados da Semrush.

Continua após a publicidade
  1. Netflix: 12.638.462
  2. Globoplay: 4.703.077
  3. Amazon Prime: 2.610.000
  4. Disney Plus: 1.755.115
  5. Crunchyroll: 689.615
  6. Xilften: 431.077
  7. HBO Go: 204.923
  8. Telecine Play: 172.692
  9. Streamio: 137.769
  10. Playplus: 121.015
  11. Popcorn Time: 112.500
  12. Apple TV: 104.846
  13. HBOMax: 79.300
  14. Hulu: 56.169
  15. Looke: 41.685