Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 filmes e séries sobre Ayrton Senna para ver online

Por| Editado por Durval Ramos | 01 de Maio de 2024 às 13h23

Link copiado!

Norio Koike/Divulgação, Instituto Ayrton Senna
Norio Koike/Divulgação, Instituto Ayrton Senna

Considerado um dos grandes ícones brasileiros, Ayrton Senna ainda é o herói nacional que conquistou o povo em suas provas de Fórmula 1 — mesmo 30 anos depois de sua morte. O piloto nos deixou depois de um acidente no Grande Prêmio de San Marino em 1º de maio de 1994 — uma manhã de domingo que ninguém é capaz de esquecer.

Só que, para além da tragédia, a história de Ayrton Senna segue sendo muito celebrada no país. Apontado até hoje como um dos melhores pilotos de Fórmula 1 que o Brasil já teve, o tricampeão mundial teve uma vida digna de cinema, com episódios de superação, rivalidade e boas doses de romance. E tudo isso com um jeito simples que ajudou a cativar a simpatia da população e a construir sua popularidade mesmo após sua morte.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, não faltam produções que celebram essa carreira tão emblemática. De documentários que mostravam seus grandes feitos nas pistas — incluindo a vitória nos campeonatos de 1988, 1990 e 1991 — às produções que dão ênfase à sua rivalidade com o piloto francês Alain Prost e as brigas que os dois protagonizaram dentro e fora dos autódromos, os fãs de Senna sempre fizeram um excelente trabalho para deixar a memória e o legado do ícone vivos.

Exemplo disso é a vindoura Senna, minissérie da Netflix que vai contar a história do herói nacional pela primeira vez de forma romantizada. Com Gabriel Leone interpretando o piloto, a produção chega ainda em 2024 ao streaming e faz parte das homenagens aos 30 anos de falecimento do tricampeão mundial. E, mais do que mostrar seus feitos dentro do cockpit, o título ainda vai mostrar episódios importantes de sua vida, incluindo seus relacionamentos com Xuxa (Pâmela Tomé) e Adriane Galisteu (Julia Foti), além da sua eterna rivalidade com Prost.

E, enquanto a nova série não chega, há uma boa quantidade de produções especiais que revivem o mito de Ayrton Senna do Brasil, essa lenda do automobilismo que ainda segue gigante no imaginário e nas lembranças do país. Confira algumas delas.

5. Senna por Ayrton

Com três episódios, essa produção original do Globoplay conta a história de Senna por meio do olhar dele próprio. Para isso, se baseia em imagens de acervo e entrevistas do atleta à imprensa. Foram revirados cerca de 150 horas de gravações em arquivos da Globo e também de outros veículos de comunicação. De acordo com Gustavo Poli, Diretor de Programas e Conteúdo Digital do Esporte da Globo, o objetivo do documentário era fazer uma homenagem original e criativa ao piloto.

Na trama, o público vê o início da paixão de Senna pelo automobilismo, como ele conseguiu chegar a disputar a F1, sua rivalidade com outro piloto brasileiro, Nelson Piquet, e ainda a sua relação com Xuxa, a disputa com o companheiro de equipe Alain Prost e sua luta para conseguir entrar na Williams. A história termina com o acidente que comoveu o mundo e tirou sua vida. Todos os episódios já estão disponíveis para assinantes Globoplay.

Continua após a publicidade

4. Senna 30 Anos: O Dia que Ainda Não Terminou

Além da Globo, a Record também fez um documentário para marcar os 30 anos da morte de Senna produzido pelo jornalista Roberto Cabrini. A obra acompanha desde o início da carreira do piloto até o momento em que ele vai parar no hospital após o acidente de 1994. 

Para isso traz imagens de arquivos pessoais de Cabrini, cenas inéditas do atleta, entrevista com Galvão Bueno, com Betise Assumpção, assessora de imprensa do piloto, Ernesto Rodrigues, autor da sua biografia e Adriane Galisteu, sua ex-namorada na época. Quem quiser dar uma chance à produção, a encontra no PlayPlus, streaming da Record.

Continua após a publicidade

3. The Right To Win

Em 2004, quando fazia 10 anos da morte de Senna, o cineasta Hans Pool criou um documentário baseado nas entrevistas de pilotos que disputavam com o brasileiro nas pistas de corridas. Entre os nomes estão Damon Hill e Alain Prost.

Além deles, Jo Ramírez, ex-chefe da equipe da McLaren também conta como foi a experiência de conviver com o atleta. O filme está disponível na íntegra no YouTube.

Continua após a publicidade

2. Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão

Lançado em 2010, esse documentário foca em um recorte específico da carreira de Senna: sua rivalidade com o francês Alain Prost, colega de equipe da McLaren. Os dois se desentenderam quando se envolveram em um acidente no GP de Portugal em 1988. 

A situação piorou quando Senna descumpriu um acordo interno que impedia ultrapassagens durante a primeira volta da corrida. Apesar dos desentendimentos, a dupla conseguiu retomar a amizade anos depois e o francês foi um dos que carregou o caixão do brasileiro no seu enterro.

Continua após a publicidade

O documentário criado por Asif Kapadia é considerado uma das melhores obras sobre Ayrton Senna, vencendo o Bafta nas categorias Melhor Documentário e Melhor Edição. Se quiser dar uma chance, você o encontra na Apple TV+, Google Play, Claro Video e Prime Video.

1. Uma Estrela Chamada Ayrton Senna

Assim como o documentário acima, esse também foca em um recorte específico da vida de Ayrton Senna, trazendo entrevistas inéditas que ele deu à imprensa e também mostrando o trabalho social feito na Instituto Ayrton Senna, que é comandada pela sua irmã do piloto e tem objetivo de capacitar educadores e oferecer programas sociais que beneficiam mais de 1300 municípios. O documentário está disponível no YouTube.