Ator confirma ser novo Morpheus em Matrix Resurrections e promete algo diferente

Ator confirma ser novo Morpheus em Matrix Resurrections e promete algo diferente

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 15 de Outubro de 2021 às 15h30
Reprodução/Warner Bros.

Não que alguém ainda duvidasse disso, mas o ator Yahya Abdul-Mateen II confirmou que ele vai realmente viver uma nova versão de Morpheus em The Matrix Resurrections, confirmando a suspeita de toda a internet desde a divulgação do primeiro trailer. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, ele comentou sobre o peso de substituir Laurence Fishburne e deixou claro que seu papel é uma iteração completamente diferente do personagem.

Segundo o ator, o roteiro de Matrix 4 ofereceu uma nova narrativa e novas possibilidades que abriram espaço para esse novo Morpheus dentro do universo que a gente conhece. “O que o público vai entender é que existem muitas regras na Matrix. Idade, aparência e coisas que nós identificamos como reais podem ser manipuladas naquele mundo. A Matrix é onde tudo é possível”, destaca.

Apesar da promessa de ser diferente, trailer trouxe um Morpheus bem parecido com o clássico (Imagem: Reprodução/Warner Bros.)

Embora tenha tentado ser bastante evasivo, a resposta dá grandes dicas do porquê o personagem sofreu uma transformação tão grande em relação à trilogia original. Essa mudança de aparência a que ele sugere é algo que os primeiros filmes já tinham apresentado na forma da Oráculo, cuja atriz precisou ser alterada após a morte da intérprete original e que, dentro da narrativa, isso foi justificado como uma espécie de evolução da personagem. Assim, quando Abdul-Mateen fala que tudo isso pode ser modificado dentro da realidade artificial da Matrix, ele sugere que devemos ter algo justamente nesse sentido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Até porque, se formos levar em conta o cânone de Matrix até agora, o Morpheus que a gente conhece está morto. No jogo The Matrix Online, o personagem é morto tentando recuperar o corpo de Neo e, segundo a Warner, os eventos do game vão ser considerados em The Matrix Resurrections. Assim, não seria estranho pensar que a morte não foi definitiva e que, agora, Morpheus vive dentro da Matrix quase como se fosse um programa feito para despertar o Escolhido. 

Isso se encaixa, inclusive, na fala de Abdul-Mateen de que essa nova versão do personagem vai ser totalmente diferente daquela que os primeiros filmes apresentaram. Ao mesmo tempo, sua explicação também pode ser interpretada como uma validação para a teoria que acredita que o novo Morpheus é, na verdade, uma ferramenta criada pela Matrix para manter Neo aprisionado nessa realidade falsa.

The Matrix Resurrections chega aos cinemas no dia 22 de dezembro.

Fonte: EW

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.