Os melhores aplicativos para organizar animes

Os melhores aplicativos para organizar animes

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 24 de Junho de 2021 às 18h50
André Magalhães/Canaltech

Aplicativos para celulares ajudam a organizar os seus títulos favoritos, seja para listar os episódios já assistidos do seu título favorito, descobrir a data de estreia da próxima temporada ou criar uma lista de desejos. Essas plataformas possuem uma grande base de dados com novidades e clássicos, auxiliando a controlar e avaliar o que já foi assistido.

As próprias plataformas de streaming, como Crunchyroll e Funimation, já monitoram automaticamente o progresso com episódios. Entretanto, com tantas opções de serviços, é interessante juntar todos os animes em uma plataforma só. Veja, a seguir, três sugestões de apps para organizar e manter seus animes em dia.

1. MyAnimeList

O MyAnimeList é uma das opções mais antigas e populares para organizar os seus animes favoritos. Criado em 2006, possui uma grande comunidade de usuários e recebe versões para celulares. A biblioteca é extensa e constantemente atualizada, trazendo descrições, curiosidades e informações importantes sobre os mais variados títulos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Plataforma faz sucesso entre fãs de animes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A home do aplicativo traz alguns dos animes em alta. A lista traz as produções mais aguardadas pela comunidade, episódios que atingiram notas altas e lançamentos. Na aba "Seasonal", é possível visualizar as temporadas com lançamento próximo na televisão e quais foram atualizadas recentemente. Por fim, a aba "Search" permite navegar por todo o catálogo.

Ao abrir a página de um anime, você pode adicioná-lo à sua lista de preferidos, marcar quantos episódios já foram assistidos ou colocá-lo numa lista de desejos. No caso das produções já assistidas, é possível adicionar notas aos episódios e temporadas e acompanhar a reação da comunidade. Quando novos episódios chegarem, o app envia notificações. Entretanto, não há tradução da plataforma ao português. 

2. Kitsu: Anime & Manga Tracker

O Kitsu reúne, ao mesmo tempo, funções de rede social e organizador de animes. Você pode criar o seu perfil, montar sua lista de favoritos e seguir amigos pela plataforma. Logo na tela inicial, há um feed de atualizações para quem quiser compartilhar textos e recomendações de episódios favoritos.

App separa os animes por plataformas de streaming (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo permite importar a sua lista do MyAnimeList ou do Anilist, outro popular site de organização de episódios. Existem três formas de avaliação dos episódios, que variam conforme a profundidade que o usuário pretende aplicar em cada análise. Os animes podem ser divididos entre finalizados, em progresso ou que ainda não foram iniciados.

A área da biblioteca do Kitsu é muito bem organizada, trazendo listas com as opções mais assistidas e diversos filtros de organização. São separados por temporadas, categorias e até mesmo por disponibilidade em diferentes serviços de streaming. O app não possui tradução para o português.

3. TV Time

O TV Time é um aplicativo destinado a organizar filmes e séries, mas possui um grande catálogo de animes. Por conta da quantidade de funções e da possibilidade de juntar outros conteúdos, também é uma opção que pode ser considerada na hora da escolha.

Concentre séries, filmes e animes no mesmo lugar (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A interface do app é dividida entre filmes e séries, nas quais o usuário pode utilizar a busca para encontrar os seus títulos favoritos. Cada anime possui uma página própria na plataforma contendo as principais informações, disponibilidade em streaming e avaliação média da comunidade de forma geral ou por episódios. Nessa tela, é possível adicionar à sua lista para monitorar o progresso.

A sua lista pode ser compartilhada e discutida com outros usuários da comunidade e o aplicativo envia notificações quando surgirem novos episódios. Na aba "Descobrir", são enviadas recomendações de títulos de acordo com as suas preferências. Ao contrário das opções mencionadas, o TV Time possui versão em português.

Você utiliza qual plataforma? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.